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Problema no motor FUSION lote 910
Esta reclamação é pública
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J. T.
Para: FORD
Sou proprietário de um automóvel FORD FUSION AWD 2017/2018, com apenas 30 mil km, e todas as revisões feitas na concessionária. O carro está em perfeito estado de conservação, sem nenhuma avaria. Ocorre que ele está na concessionária desde 08/03/2022, devido a um problema crônico de fabricação do motor (lote 910), de total conhecimento do fabricante, e até o momento não foi apresentada uma solução. Este problema de fabricação já causou danos a muitos proprietários de veículos Ford, e devido a ele o líquido de arrefecimento simplesmente desaparece e o motor superaquece até fundir. O vício oculto ocorre por conta de uma fissura que se abre no bloco do motor, permitindo que o líquido de arrefecimento vá para o interior do motor, gerando o mal funcionamento. É de conhecimento público que existe até mesmo um laudo da própria Ford admitindo o problema, concluindo que somente a troca de todo o conjunto do motor soluciona o vício. Como falei, meu carro está na concessionária Ford Center de Maringá-PR, e mesmo tendo passado pouco tempo da última revisão, a concessionária solicitou um check-up no valor de R$ 600,00 para averiguar o problema, quando constatou usando um boroscópio com câmera ( processo não invasivo, sem necessidade de abertura do motor ) que realmente o cilindro já estava contaminado com o líquido de arrefecimento que ali penetrou pela fissura. Contudo, mesmo com todas essas evidências a FORD, por meio do protocolo CAFUNI00046764, negou-se a efetuar a troca do motor gratuitamente, inclusive a mão de obra, tanto na concessionária quanto diretamente pelo próprio fabricante, tratando seus clientes com total displicência. O problema trata-se de VÍCIO OCULTO, como previsto no CDC, e por isso o prazo de garantia legal começa a ser contado a partir de quando o problema fica evidenciado, dentro da vida útil esperado do bem durável não importando se dentro ou fora da garantia contratual concedida pelo fabricante. A alegação da concessionária é de que o veículo está há 9 meses fora da garantia contratual, e mesmo com todas as revisões feitas na concessionária, a oficina da concessionária disse ser necessária a remoção e abertura do motor para uma análise, de forma totalmente invasiva e sem nenhuma necessidade, como aliás consta no BOLETIM TÉCNICO DE SERVICOS 20-2066 da própria FORD, a saber: Problema: Alguns veículos Edge 2015-2018 e Fusion/Escape/Kuga 2017-2019 equipados com motor 2.0L EcoBoost podem apresentar baixo nível de líquido de arrefecimento, fumaça branca pelo escape e/ou condição de funcionamento irregular com ou sem luz de advertência de mau funcionamento (MIL) acesa. Os seguintes códigos de falha (DTCs) P0300, P0301 ao P0304, P0316, P0217, P1285 e ou P1299 podem estar armazenados no módulo de controle do motor e transmissão (PCM). Isso pode acontecer por causa da intrusão do líquido de arrefecimento no cilindro. Para corrigir a condição, siga as etapas do procedimento de serviço para substituir o conjunto do motor completo Ação: Siga as etapas do procedimento de serviço para corrigir a condição em veículos que atendam a todos os seguintes critérios • Presença de líquido de arrefecimento nos cilindros do motor, fumaça de escape branca e/ou uma condição de funcionamento irregular com ou sem luz de advertência de mau funcionamento (MIL) acesa Para veículos Edge/Escape/Kuga, avance à Etapa 3. Para veículos Fusion, inspecione a etiqueta de informações do código do motor localizada na extremidade da tampa de válvulas (Figura 2). Consulte a Figura 1, item 1, sobre o número de peça do motor. Verifique se o número de peça base do motor corresponde à seguinte exigência: (1). Fusion – o número de peça base do motor é 910 Com o motor na temperatura de operação normal, pressurize o sistema de refrigeração a 138 kPa (20 psi) e o mantenha assim por 5 horas. Consulte o teste da pressão do líquido de arrefecimento no Manual da oficina (WSM), Seção 303-03A (2.0L EcoBoost) – Refrigeração do motor – Diagnóstico e teste. 4. A pressão no sistema do líquido de arrefecimento reduziu mais de 27,57 kPa (4 psi) após 5 horas? 11/03/2021 2014 Fusion https://www.fordtechservice.dealerconnection.com 5/8 (1). Sim – avance à Etapa 5. (2). Não – este artigo não se aplica. Consulte o Manual PC/ED, para obter um diagnóstico normal. 5. Remova as velas de ignição. Usando um boroscópio ou equivalente, inspecione e determine se há presença de líquido de arrefecimento nos cilindros. 6. O líquido de arrefecimento está presente em algum cilindro? (1). Sim – Efetue a substituição do motor completo. Consulte o WSM, Seção 303-01 (2.0L EcoBoost). • OBSERVAÇÃO: informe o cliente de que algum odor poderá estar presente depois que o reparo tiver sido concluído até que o líquido de arrefecimento residual se dissipe pelo escape. Como detalhado no boletim técnico não há necessidade alguma de abertura de motor e por isso neguei a permissão para tanto. Assim, por esta reclamação, solicito a troca imediata do motor, sem qualquer ônus para o consumidor, incluindo a mão de obra e a regularização da documentação no DETRAN, tudo às expensas da Ford, para assim evitar o ajuizamento da competente ação judicial. Fontes adicionais com mais detalhes sobre o problema crónico no lote 910 do fusion. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/donos-de-edge-e-fusion-sofrem-com-agua-no-motor-ford-sabia-do-problema/ https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/01/07/ford-fusion-donos-pagam-ate-r-32-mil-por-troca-de-motor-defeituoso.htm https://www.reclameaqui.com.br/ford/defeito-preexistente-nos-motores-fusion-serie-910-e-negativa-da-ford-em-rep_eK4KvkgWskWw-8X6/ https://autopapo.uol.com.br/noticia/video-motor-ford-2-0-ecoboost-fusion-problemas-irreparaveis/ Fontes adicionais sobre diretos do consumidor VICIO OCULTO. https://seudireito.proteste.org.br/vicio-oculto/#:~:text=C%C3%B3digo%20Civil%20Brasileiro.-,No%20art.,reclamar%20de%20um%20v%C3%ADcio%20oculto.