ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

G. L.

Para: Banco Inter

30/03/2022

Desde o último dia 22/03/2022 venho recebendo notificações no meu celular de compras efetuadas com meu cartão de crédito que não reconheço. Assim que percebi à fraude (intervalo de no máximo 10 min entre o recebimento das notificações e meu contato com a instituição financeira), entrei no app do BANCO INTER e fiz o bloqueio total dos cartões e imediatamente entrei em contato com o banco supracitado para informar o ocorrido, ou seja, com tempo hábil para que o banco cancelasse as transações, uma vez que a mesma ainda não tinha "subido" para fatura. Mas para minha surpresa, o banco não realizou imediatamente o cancelamento das compras pois a contestação teria que ser analisada por setor responsável e que eu precisaria aguardar por 3 dias úteis. Enfim, passaram-se os 3 dias úteis e não tive nenhum retorno do banco, entrei em contato novamente no dia 26/03/2022 e fui informado que as compras não seriam estornadas devido as mesmas terem sido efetuadas na modalidade "contactless" (Por aproximação) através do app Samsung Pay. Como seria possível se deixei claro que meu cartão não foi roubado, furtado, emprestado ou perdido e que não tenho e nunca fiz uso da carteira digital Samsung Pay??? Foram duas compras totalizando aproximadamente $2.500,00... Realizadas por volta das 23h do dia 22/03/2022 e para o mesmo estabelecimento. Total indício de fraude! Ponto importante: No contato via chat com o banco que fiz no dia 22/03/2022. Fui informado pelo atendente que era necessário realizar o bloqueio em atendimento e que o cartão seria bloqueado para compras online (uber, sites, ifood) e seria liberado para compras de forma presencial em todas as funções (Crédito, Débito, Crédito Debitado na Hora e Saques), Pix, TEDs e que transferências em geral na conta estariam liberadas, ou seja, desfizeram o bloqueio total do cartão que eu havia feito no app. O que me deixa mais assustado, é como podem ter liberado o acesso ao cartão de modo presencial se tinham ciência que as compras haviam sido feitas pela modalidade contactless??? Despreparo total. Segue a história triste... Devido ao despreparo da equipe de atendimento do BANCO INTER que fez o desbloqueio do meu cartão para compras físicas sem antes terem verificado que as mesmas haviam sido feitas de modo contactless, ontem à noite, dia 26/03/2022, fui surpreendido com novas notificações no meu celular informando compras efetuadas com o mesmo cartão. Desta vez foram 4 compras realizadas, mais uma vez, por volta das 23hs, totalizando aproximadamente $7.500,00 e todas para o mesmo estabelecimento. Totalizando, até o momento, um valor aproximado de $10.000,00 em compras que não foram feitas por mim. Imediatamente entrei no app do BANCO INTER e fiz o bloqueio dos cartões novamente... Tentei contato com a instituição financeira, via chat, e por telefone e não logrei êxito... Isso porque eles colocam em seu site que o atendimento é de 24hs, 7 dias por semana, ou seja, acabei ficando sem suporte por parte do banco. Retornei o contato hoje pela manhã (27/03/2022) e para minha surpresa, mesmo eles tendo todo meu histórico do ocorrido no início da semana, tiveram a coragem de repetir com todo protocolo: Bloqueio do cartão ( que eu já tinha feito via app), envio do caso para ser analisado pelo setor responsável e aguardar retorno em até 5 dias úteis. Chega a ser piada, mais uma vez eu fiz a comunicação em tempo hábil de ser cancelada, antes das compras subirem para a fatura e o banco não o fez. Enfim, fica claro que o sistema de contactless é falho e passível de fraude e o banco me deixou na mão quando eu mais precisei dele. Identifiquei as fraudes, fiz o bloqueio dos cartões e reportei o ocorrido imediatamente ao BANCO INTER. Eles se apegaram à cláusulas contratuais com relação ao serviço de contactless, mesmo eu afirmando que não tinha feito as compras e que meu cartão nunca foi perdido, emprestado, roubado e ou furtado e que eu não tinha cadastro na carteira virtual Samsung Pay. Me tiraram de golpista e mentiroso, uma vez que não acreditaram no meu relato mesmo com todas as evidências de ter ocorrido fraude. Fiz minha parte, tentei resolver de forma amigável com o BANCO INTER, sou cliente PF e PJ e não me sinto mais seguro para continuar como cliente do mesmo... Não recomendo a instituição bancária à ninguém... Estarei migrando para outro banco. Fiz registro de ocorrência na polícia, registrei uma reclamação no BACEN e agora vou correr atrás dos meus direitos na justiça. Banco Inter nunca mais. Um último detalhe, depois de todo estresse, tiveram a audácia de me oferecer seguro do cartão, mais uma prova que o próprio banco não confia e acredita nos seus serviços!

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 10000,00

Mensagens (1)

Banco Inter

Para: G. L.

07/04/2022

Prezado(a), boa noite! Em atendimento à manifestação recebida, encaminhamos resposta ao consumidor, com os questionamentos pertinentes, ao endereço eletrônico cadastrado em nossos sistemas, visando preservar as informações protegidas pelo sigilo bancário, bem como resguardar a intimidade e privacidade de nossos clientes. Atenciosamente, OUVIDORIA INTER S/A[s:bancointer.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D1U0000012x4Bandesid=0184y000019q4Ghandfrom=ext]