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Cobrança extra de taxa devolução

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. F.

Para: Mercado Livre

03/05/2022

"TIPO: venda DATA: 28/12/2020 VALOR: 130,00 VENDA NÚMERO: #4268134239 TIPO FRETE: por conta vendedor Na venda dia 28/12/2020 via MERCADO LIVRE, enviada, recebido dia 11/01/2021, dia 11/0412021 o comprador abriu reclamação sobre não funcionamento do produto, atendido a devolução dia 15/01/2021, foram cobrados R$ 52,90 pela devolução + R$ 77,80 pelo envio anterior ao destino do comprador no total de R$ 128,70, além do que foi pago pelo vendedor, já que conforme detalhes da venda o preço de envio foi de R$ 24,90 com desconto ofertado pelo MERCADO LIVRE sobre o valor original de R$ 77,80, lembrando sempre que se trata de ARREPENDIMENTO DE COMPRA, não importando o motivo do comprador, está dentro do prazo ou seja 7 dias para manifestação ao vendedor, o MERCADO LIVRO se dispôs a intermediar tal operação ficando a sua inteira responsabilidade os risco da operação no caso os custo com a DEVOLUÇÃO ou mesmo indenização caso haja danos ao produto enviado, no que após analise desta venda ficou constado clara cobrança indevida de devolução em direito adquerido do vendedor, então aberta reclamação e exigido o REEMBOLSO do valor indevido cobrado. "02/05/2022 CONTESTAÇÃO DE CUSTO DE DEVOLUÇÃO E REVISÃO DE REPUTAÇÃO O custo da devolução sobre a reclamação encerrada em meu desfavor, não condiz com a realidade da postagem feita durante a remessa de entrega em 11/01/2020 quando foram cobrados pelo Correios no balcão o valor de R$ 71,93 com peso de 2,22kg e volume inferior a 77 cm, portanto dentro do padrão de aceitação de encomendas da empresa contratada pelo MERCADO ENVIOS, mas ofertado o desconto no momento da venda de R$ 52,90 ficando o custo final de envio de R$ 24,90 conforme se ver no resumo da venda: Recebimento aprovado #12840408726 - 28 de Dezembro Produto R$ 130,00 Envio pelo Mercado Envios R$ 24,90 (valor cobrado) Tarifa de Display Netbook Itautec W7510 -R$ 14,30 Envio pelo Mercado Envios -R$ 77,80 (valor sem desconto) Total R$ 62,80 (VALOR A RECEBER PELA VENDA)" Na reclamação de encerrada em 15/01/2021 e quando então foi reenviado o produto, na ocasião do encerramento da reclamação pelo comprador, foram cobrados o valor de R$ 128,70 referente a postagem reversa* + custo do envio anterior, este agora se apresentando sem o desconto ofertado anteriormente passando R$ 24,90 para R$ 77,80 com destino igual e ao do envio durante a compra, com peso menor ou igual do pacote destinado ao comprador, de peso citado acima. O custo cobrado pela devolução da mercadoria, é indevido já que se trata de LOGÍSTICA REVERSA com valores já pago de R$ 24,90 pelo serviços do MERCADO ENVIOS responsável pela entrega e devolução, teve assim ao final da operação valor debitado em minha conta MERCADO PAGO, lembrando que deveria ser neste caso os seguintes valores: CUSTO DE ENVIO: 24,90 CUSTO DEVOLUÇÃO: 00,00 (LOGÍSTICA REVERSA) Diante dos fatos e por ser a logística reversa já prevista em contrato entre CORREIOS e MERCADO ENVIOS, por se tratar de taxa de tarifa paga pelo vendedor ser superior ao contrato durante a venda, quando me foram cobrados R$ 128,70 pela volta do pacote ou seja R$ 103,80 a mais, vimos aqui solicitar de conforme nosso direito que durante a revisão de valores, ficou constatado o preço pago a mais e quando nesta oportunidade exijo o REEMBOLSO de R$ 130,79 corrigidos pelo índice IGP-M de abril/2022 detalhado abaixo: CUSTO DE ENVIO: 24,90 CUSTO REVERSO: 128,70 CUSTO COBRADO A MAIS: 103,80 VALOR CORRIGIDO 103,80 EM ABRIL/2022: 130,79* *Dados básicos da correção pelo IGP-M (FGV) Dados informados Data inicial 01/2021 Data final 04/2022 Valor nominal R$ 103,80 ( REAL ) Dados calculados Índice de correção no período 1,26001490 Valor percentual correspondente 26,001490 % Valor corrigido na data final R$ 130,79 ( REAL ) Ainda a exclusão da anotação negativa sobre a venda, afetando assim a minha reputação por se tratar no caso de ARREPENDIMENTO DE COMPRA, conforme art. 49 do CDC e o termo DE USO DO SITE: "As demais reclamações não afetarão sua reputação, como embalagens violadas ou danificadas. Sua reputação também não será afetada quando um COMPRADOR SE ARREPENDER DA COMPRA...", cópia do contrato entre o MERCADO ENVIOS e CORREIOS para os serviços de ENTREGA/DEVOLUÇÃO das operações vendas no MERCADO LIVRE. Att, Francisco Franco São Luís 02/05/2022" 02/05/2022 recebi a resposta do MERCADO LIVRE que está em anexo, na mensagem padrão onde o representante tenta passar o um ar descontraído e amigável, o MERCADO LIVRE ignora o art. 49 do CDC, não explicou a cobrança e nem a possibilidade de REEMBOLSO, não anexou cópia de contrato com os Correios parceiro nas entregas do ramo logístico do MERCADO LIVRE chamado de MERCADO ENVIOS. Na mensagem é citado "...manteremos o impacto na sua reputação, porque vi que o comprador informa que o produto não funciona." O vendedor que usa os serviços de venda e transporte do MERCADO LIVRE e é previsto a logística reversa pela contratada, ignorada a todo modo pelo prestadora, que ao cobrar além do valor já contratado, o comprador estava no prazo de ARREPENDIMENTO e foi induzido pela plataforma a citar DEFEITO NO PRODUTO para assim o MERCADO LIVRE cobrar pela devolução que é de inteira responsabilidade e custo conforme contrato CORREIOS/MERCADO ENVIOS, o valor de R$ 128,70 que teve o custo envio de R$ 24,90 e já é prevista devolução com custo dos operadores por mim contratados: MERCADO LIVRE, MERCADO ENVIOS e sua contratada para a execução, os CORREIOS. Diante dos fatos e sem sombra de dúvidas deixam claramente que o MERCADO LIVRE cobrou pele reenvio o valor já pago do envio/devolução, ocasião que peço através desta plataforma junto ao MERCADO LIVRE a DEVOLUÇÃO da já cobrada e descontada da minha conta MERCADO PAGO o valor pago a mais de R$ 103,80, devidamente corrigidos conforme o calculo enviada na solicitação em 02/05/2022 de R$ 130,79. Att. Francisco Franco São Luís 03/05/2022

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 130,79

Mensagens (9)

Mercado Livre

Para: F. F.

04/05/2022

Sua solicitação (167891) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 4 de mai. de 2022 12:32 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Juridico 3 de mai. de 2022 10:31 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [0MLKEV-XZ7V]

F. F.

Para: Mercado Livre

04/05/2022

"A reclamação são em separados e tratados por nº de protocolos únicos, se há mais de uma reclamação com o mesmo tema "Cobrança extra de taxa devolução", não desqualifica ou invalida a outra, por favor responda a reclamação solicitado do protolo CPTBR01514668-13 da data de 03/05/2022 sobre a operação de venda nº #4268134239 de 28/12/2020 com REEMBOLSO de R$ 130,79 reivindicado, os valores serão dobrados caso não haja acordo do reembolso requerido passando de R$ 130,79 para R$ 261,78 em razão da cobrança e ser assim ditado no CDC, o pagamento será em dobro ao consumidor pela cobrança indevida."

F. F.

Para: Mercado Livre

08/05/2022

O tempo tá passando...", evite o agravamento da sua situação, responda rápido, os valores pretendidos no reembolso por direito podem ser acrescidos devido a gravidade da sua postura em não responder à reclamação, poderão ser revisados para mais de 100x o valor solicitado.

Mercado Livre

Para: F. F.

11/05/2022

Sua solicitação (167891) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 11 de mai. de 2022 12:39 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 4 de mai. de 2022 12:32 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Juridico 3 de mai. de 2022 10:31 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [0MLKEV-XZ7V]

F. F.

Para: Mercado Livre

11/05/2022

Na resposta, claramente o MERCADO LIVRE busca que a reclamação entre no loop eterno, repetindo que a mesma já foi atendida, mas lembrando mais uma vez, se trata de NOVA RECLAMAÇÃO com protocolo único, esta não foi respondia até a presente dia, cito 11/05/2022, darei um prazo para solução até o dia 12/05/2022., quando ao final será dada nova tratativa com valores bem maiores de REEMBOLSO e ação junto ao PROCON-SP.

F. F.

Para: Mercado Livre

15/05/2022

Após criteriosa analise e revisão da reclamação aberta neste site e Mercado Livre durante o pedido de reembolso dos valores devidos pela empresa e conferidos todos os passos que levaram a estado atual desta demanda hoje dia 15/05/2022, ficou por mim constatado a inexistência do protocolo de nº 172398257 citado nas respostas da empresa aqui neste ou outro canal, ficando assim comprovadamente que ela não só simulou um atendimento como ignora a todo momento a citada reclamação, não restando outra opção se não solicitação de ajuda junto ao site PROTESTE e após a prova da COBRANÇA INDEVIDA junto ao PROCON-SP que gerará uma demanda financeiro a anotação sobre o relacionamento da empresa junto ao público consumidor. No entanto tal gravidade poderá ser impedida de acontecer, bastando para isso o Mercado Livre faça ainda durante o dia de 16/05/2022 o REEMBOLSO solicitado nesta reclamação. Att, Francisco Franco São Luís 15/05/2022

Mercado Livre

Para: F. F.

16/05/2022

Sua solicitação (175041) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Joice Cassia Sinval (Mercado Livre) 13 de mai. de 2022 10:39 BRTOlá, Francisco! Bom dia. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Joice Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 11 de mai. de 2022 16:17 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [WGGWY9-8XK5]

Mercado Livre

Para: F. F.

16/05/2022

Sua solicitação (175041) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Joice Cassia Sinval (Mercado Livre) 13 de mai. de 2022 10:39 BRTOlá, Francisco! Bom dia. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Joice Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 11 de mai. de 2022 16:17 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [WGGWY9-8XK5]

Mercado Livre

Para: F. F.

17/05/2022

Sua solicitação (167891) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 17 de mai. de 2022 10:55 BRT Olá, Francisco. Como comentamos anteriormente, notamos que há um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Diego Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 11 de mai. de 2022 12:39 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 4 de mai. de 2022 12:32 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 172398257. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Juridico 3 de mai. de 2022 10:31 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [0MLKEV-XZ7V]