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- Título da reclamação pública
Recusa do cancelamento para renovação automática
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
L. P.
Para: Wise Up
Renovaram minha assinatura sem autorização e possuo ciência que essa prática é considerada abusiva pela CDC Segue orientação do PROCON: "O Código de Defesa do Consumidor considera tal prática como conduta abusiva, pois a inércia do consumidor NÃO PODE ser interpretada como consentimento para que a contratação seja continuada. Portanto a renovação automática de serviços é vista pelo Código de Defesa do Consumidor como pratica abusiva e fere de forma clara os princípios da transparência e boa-fé nas relações de consumo, assim como a função social do contrato, NÃO PODENDO nenhum consumidor ser prejudicado pela sua inércia se a continuidade da prestação de serviço não for a SUA vontade." Paguei certinho meus 12 meses de assinatura mesmo não utilizando regularmente a plataforma pois entendo que tinha me comprometido em 12 meses e iria cumprir, entretanto, no 13º mês percebi que estava recebendo cobrança indevida e entrei em contato imediato com o SAC onde fui informada desta renovação. Ademais, tentei o cancelamento 2 vezes avisando que não queria a continuidade da assinatura pois não teria condições de pagar e que o vendedor não havia me informado sobre renovação automática, a atendente me informou que só poderei cancelar no fim do próximo ciclo (depois de 12 meses) pois CDC só permite cancelamento dentro do prazo de 7 dias e eles não se responsabilizam pelo que o vendedor me passou, alegou também, por fim, que se eu não tivesse de acordo teria que reclamar com o próprio Código de Defesa do Consumidor. ISSO É UM ABUSURDO ! O Art. 6 do CDC fala claramente que a eu tenho DIREITO a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços oferecidos pelo fornecedor, bem como sobre os riscos que apresentem, ou seja, eu DEVERIA ser alertada sobre todos esse pontos na hora do cadastro. Se seus colaboradores na área comercial não possuem os treinamentos devidos para exercer a função em que são contratados, não é culpa minha, eles representam a Wise up. Fui informada pelo vendedor que a plataforma era similar a um programa de streaming conhecido (Netflix), onde eu estaria pagando e consumindo a assinatura de vocês durante 12 meses e que havia possibilidade de cancelamento caso fosse necessário e eu apenas concordei com esse período inicial, não me foi alertado sobre essa automatização e muito menos que eu não poderia cancelar caso acontecesse a renovação, portanto, conforme comentando acima e também citado no Art. 31 do CDC "A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras e precisas sobre suas características, qualidades, quantidade, preço, garantia, prazos de validade, entre outros dados." Se eu, consumidora, tenho várias facilidades para contratar seu serviço ou comprar algum produto, espero reciprocidade de tratamento pela empresa quando opto pelo cancelamento de contrato (QUE EU NEM CONCORDEI COM CONTINUAÇÃO). Enfatizo novamente que não tenho culpa se a informação não me foi passada. Certamente irei entrar com medidas judiciais. Eu não autorizei e estou muito decepcionada com a empresa, não esperava esse tipo de tratamento/conduta. Fica ai um alerta para todos. Infelizmente não recomendarei a Wise up, os cursos e a plataforma são ótimos mas o serviço e a conduta são péssimos !
Solução esperada
- Revisão de valores
- Danos morais/materiais
- Cancelamento do curso
Mensagens (6)
Wise Up
Para: L. P.
Olá Loren! Tudo bem? Iremos abrir uma exceção de tratativa por e-mail. Pela análise em sistema sua matrícula foi renovada automaticamente, mas verificamos um posicionamento com a empresa que se tornou positivo em realizar o cancelamento sem haver cobranças futuras, e somente os valores cobrados serão mantidos. Atenciosamente, Mário. Equipe, WOL. Em qua., 1 de jun. de 2022 às 08:27, escreveu:
L. P.
Para: Wise Up
Olá Mario ! Tudo bem sim, graças a Deus ! Entendo que já foi cancelado, certo ? Quando ao reembolso, como podemos estar resolvendo isso ?
Wise Up
Para: L. P.
Bom dia Loren! Nós realizamos todos os acordos de cancelamento por exceção, fora da regra comercial da empresa estabelecida nos termos de uso. Sendo assim, o reembolso não é vinculado a esse acordo, somente o cancelamento e a não cobrança de parcelas futuras. Irei encaminhar um comprovante de cancelamento e qualquer dúvida, estamos sempre à disposição! Atenciosamente, Mário. Equipe, WOL. Em seg., 6 de jun. de 2022 às 07:23, escreveu:
L. P.
Para: Wise Up
Bom dia Mario ! Desculpa pela demora. Tudo bem ? Entendo seu ponto, entretanto não me recordo nada do tipo, poderia me ajudar a entender? Reforço que fiz o cadastro com o vendedor via ligação e não fui informada desses pontos, apenas confiei na conduta dele como representante da Wise up e nas instruções/alertas que me foram passados. Fui atrás e realmente tem uma cláusula sobre isso nos termos de uso mas o mesmo foi atualizado mês passado, meu cadastro foi feito no inicio de 2021, logo, entendo que não seria válido para o caso. Poderia disponibilizar os termos de uso do ano de 2021 para que possamos entender melhor? Ademais, pode encaminhar o comprovante e demais documentações para o email "[email protected]" Grata !
L. P.
Para: Wise Up
Bom dia Mario! Alguma atualização nesse tema? Poderia me dar um prazo de retorno por favor?
Wise Up
Para: L. P.
Olá Loren! Tudo bem? Todas essas informações ficam disponíveis em sua plataforma, qualquer dúvida, nosso FAQ ou até nós ficamos disponíveis para lhe ajudar. Em relação ao estorno, como explicado anteriormente, a regra comercial exposta dentro dos termos de uso, disponíveis em sua plataforma, o cancelamento e estorno são feitos somente no período de 7 dias após a contratação ou renovação. Como o cancelamento se trata de uma exceção, disponibilizamos o cancelamento sem estorno e o desvinculo a empresa. Atenciosamente, Mário. Equipe, WOL. Em seg., 20 de jun. de 2022 às 07:16, escreveu: