ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. S.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

15/07/2022

Estou desde o dia 10/06/2022 tentando acessar o site sifesweb e já compareci diversas vezes na agencia da caixa de franco da rocha para regularizar o meu acesso ao site, pois sempre que acesso o site dá erro e não consegue exibir o meu contrato, aparentemente parece que o meu perfil no sifesweb foi cadastrado errado, não aparece opção de perfil de estudante. Já limpei histórico de navegação e cache, estou comparecendo quase que semanalmente na agência de franco da rocha e não foi encontrada uma solução para o meu caso. E agora, foi liberado o aditamento e não consigo fazê-lo. A caixa diz que não está conseguindo regularizar a minha situação. É o meu primeiro ano de fies. Preciso realizar o aditamento para não perder a minha rematricula na universidade.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (1)

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: J. S.

26/07/2022

E-mail classificado como EXTERNO.CONFIDENCIAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CENTRALIZADORA NACIONAL DE OUVIDORIA ST SBS Quadra 1, Bloco L, 11° Andar, Asa Sul 70070-110 - Brasília/DF Brasília, 26 de julho de 2022 Ao Jonathan Santana Santos Prezado Senhor, Em resposta à sua reclamação, referente à aditamento de renovação do Novo FIES, a Ouvidoria da CAIXA esclarece que: Verificamos que seu contrato Novo FIES nº 21.0907.187.0000081/42, foi firmado no primeiro semestre de 2022 e a fase de utilização do contrato prevê a utilização do financiamento até o semestre 02/2026. Em consulta ao SIFES, verificamos que o aditamento de renovação referente ao semestre 01/2022 possui situação de “Contratado”. Não consta processo de aditamento de renovação referente ao semestre 02/2022 iniciado pela CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES) da IES (Instituição de Ensino Superior), visto que o SIFES assinala a situação de “Não iniciado pela CPSA” em sistema. Os contratos de financiamento da modalidade Novo FIES concedidos a partir do primeiro semestre de 2018, independentemente da periodicidade do curso, deverão ser aditados semestralmente, por meio de sistema informatizado (:sifesweb.caixa.gov.br), mediante solicitação pela CPSA e confirmação eletrônica pelo estudante financiado, sob as modalidades: simplificado e não simplificado. Conforme comunicado pelo Agente Operador às IES e aos estudantes (disponibilizado no site da CAIXA e publicado no Diário Oficial da União) o período de aditamentos do semestre 02/2022 teve início em 25/07/2022 e término em 30/11/2022. Destacamos que somente após o iniciado o aditamento de um semestre pela CPSA da IES que é possível ao estudante realizar a validação daquele aditamento no SIFES. Portanto, orientamos que o senhor entre em contato com sua IES, para que a CPSA da mesma inicie os procedimentos do aditamento 02/2022 e que, a partir de então, seja possível ao senhor concluir seu aditamento no SIFES. Ressaltamos que, os contratos não aditados no prazo, são passíveis de suspensão tácita por iniciativa do Agente Operador, conforme dispõe a Portaria MEC n° 209, de 07 de março de 2018. Lembramos que, para efetuar o Aditamento de renovação o(a) estudante deverá estar adimplente com as parcelas de coparticipação. As parcelas de coparticipação demoram até cinco dias úteis para migrarem para o sistema depois de pagas, somente após a compensação do pagamento o estudante conseguirá realizar o aditamento desejado. Esclarecemos que a não realização do aditamento de renovação impede o repasse da parte financiada à IES bem como impede a atualização do valor de coparticipação (parte não financiada) com a nova semestralidade. Destacamos que de acordo com o artigo 108 da Portaria MEC nº 209, de 7 de março de 2018, é de inteira responsabilidade do Aluno e da IES observar os prazos para realização dos aditamentos do contrato Novo FIES. Em relação ao questionamento sobre seu perfil de acesso ao sistema, verificamos que o perfil vinculado ao cadastro do senhor se encontra como “Estudante”, portanto está adequado à realização dos procedimentos de aditamentos no SIFES. O fato de o senhor não conseguir realizar o aditamento, conforme mencionado acima, ocorreu porque o aditamento do semestre 02/2022 ainda não foi iniciado pela CPSA de IES. Considerando que o calendário de aditamentos 02/2022 somente foi aberto em 25/07/2022, a IES não teve meios de iniciar o aditamento no SIFES e, por consequência, o senhor não pôde validar as informações naquele sistema. Por fim, convidamos o senhor à leitura da “Cartilha alunos”, para informações acerca dos aditamentos do Novo FIES, disponível em: s:www.caixa.gov.brrogramas-sociais/fies/Paginas/default.aspx Responda nossa pesquisa de satisfação e ajude a melhorar nosso atendimento! A sua opinião é muito importante para nós. Em breve, enviaremos um SMS para que o senhor avalie a solução apresentada pela CAIXA. Posteriormente, enviaremos outra mensagem para que o senhor avalie o atendimento. É gratuito, rápido e seguro. Caso tenha algo novo a acrescentar ou tenha dúvida sobre esta resposta, pedimos a gentileza de responder este e-mail. Caso prefira também estamos à disposição pelo telefone 0800 725 7474 de segunda à sexta-feira das 9h às 18h, ou pelo site da CAIXA via s:www.caixa.gov.br/faleconosco/Paginas/default.aspx. Atenciosamente, OUVIDORIA DA CAIXA INFORMAÇaO CONFIDENCIAL: Esta mensagem, incluindo anexos, contém informações confidenciais. O uso, divulgação, distribuição e/ou cópia não autorizados são estritamente proibidos e sujeitos às penalidades legais cabíveis. Caso esta mensagem tenha sido encaminhada indevidamente para você ou se houver necessidade de esclarecimento adicional, favor contatar o remetente.