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- Título da reclamação pública
Frete Cobrado indevidamente
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
F. F.
Para: Mercado Livre
TIPO: venda DATA: 05/07/2022 VALOR: 87,00 VENDA NÚMERO: #23747643227 TIPO FRETE: por conta comprador Na venda dia 05/07/2022 via MERCADO LIVRE, comprador abriu reclamação alegando defeito, atendida, foram cobrados R$ 31,60 pela devolução, não causados por mim e quando provamos via documento: argumentos_reembolso_produto_ml_09-08-2022.pdf que o comprador fez reparos ou adaptações no produto não permitidos conforme cita o programa COMPRA GARANTIDA: "...O programa Compra Garantida não cobre: Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador. ..." Argumentos aceitos e feito a devolução do vlr da venda de 87,00 no dia 10/08/2022 em mensagem citada abaixo: "Olá, Francisco! Agradecemos por esperar! Analisamos o inconveniente que teve com a sua venda e disponibilizamos R$ 87,00 em sua conta do Mercado Pago correspondente a parte do produto que está com defeito. Você verá essa movimentação em sua conta como "Entrada de dinheiro extra". Sabemos que teve problemas com essa venda, mas acreditamos que suas próximas negociações serão bem sucedidas. Contamos com sua compreensão e desejamos boas vendas! No dia 11/08/2022 pedi o imediato reembolso do frete cobrado, não sendo minha culpa do mal funcionamento do produto e tendo sido enviado em excelente condições de uso: "11/08/2022 CONTESTAÇÃO DE CUSTO DE DEVOLUÇÃO Na intermediação n.o 5137118716, reembolsado o vlr de 87,00 da venda #23747643227, não foi devolvido o vlr da devolução, conforme encerramento da reclamação à nosso favor. Mediante provas, do caso, exigimos a devolução do vlr de 31,60 referente ao frete de devolução, não solicitado por nós, descontado indevidamente do saldo em conta. Att, Equipe LDS Placas pp/ Franco Netto São Luís, 12 de agosto de 2022" 14/08/2022 recebi a resposta do MERCADO LIVRE: "Olá, Francisco Franco. Desde o dia primeiro de maio de 2019, a etiqueta por devolução passou a ser cobrada do vendedor apenas em casos em que o comprador indique que está devolvendo o produto porque não está de acordo com o combinado. Qualquer dúvida, ficamos à disposição! Amanda Atenção ao Cliente" O MERCADO LIVRE ignora que o comprador não teve o beneficio do programa compra COMPRA GARANTIDA por ter burlado ou simulado defeito no produto recebido, quando no dia 18/07/2022 e nele diz no item 3- Resolução e efeitos da reclamação: "Se a reclamação tiver sido iniciada devido ao recebimento de um produto diferente, defeituoso ou incompleto e for resolvida em favor do Comprador, vamos reembolsar o valor do produto e os custos de envio ao Comprador, depois de verificar a devolução do produto ao Vendedor. Como o comprador teve o benfício da COMPRA GARANTIDA revogado em razão dos danos por ele causado ao produto conforme no mesmo item 3: "Para isso:O Comprador deverá devolver o produto nas mesmas condições em que foi recebido e ao domicílio indicado pelo Vendedor ou pelo Mercado Livre. Como ainda estava obrigado pelo aceite das condições do mesmo termo: O Vendedor deverá aceitar o cancelamento da compra ou a devolução do produto,assumindo o custo da devolução do produto e, se aplicável, do custo de envio original." No destague do item 3,verificado e não atendido pelo controle de qualidade do Mercado Livre, no momento que ficou constado os danos e houve o reembolso:"Quando o produto for devolvido, poderemos fazer um controle de qualidade. Se o resultado do controle não atender aos requisitos previstos nas políticas de devolução, enviaremos o produto de volta para o endereço em que o Comprador o recebeu. Esta entrega será feita por meio de um serviço de entregas e não terá cobertura da Compra Garantida." Ainda nos Termos e condições do Mercado Envios, e aceite por ambas as partes já que na devolução o comprador passou a ser fornecedor ou colabodor para o bom andamento do serviço, no item das PENALIDADES, no destaque: "Ao aceitar estes Termos e condições, o usuário concorda e aceita de forma integral o cumprimento das obrigações previstas neste instrumento. Sem prejuízo do disposto nestes Termos e condições, o descumprimento, pelo usuário, de quaisquer condições e/ou obrigações, em especial àquelas relativas ao fornecimento de informações inverídicas relacionadas aos produtos e/ou etiquetas, ensejará, a critério do Mercado Livre, a retenção de valores relativos aos prejuízos e/ou perdas apuradas pelo Mercado Envios e/ou Mercado Livre, através da conta gráfica do Mercado Pago do usuário, bem como a suspensão, inabilitação ou cancelamento de seu acesso à ferramenta Mercado Envios e do Mercado Livre. Os valores eventualmente retidos na conta gráfica no Mercado Pago do usuário em decorrência de práticas irregulares poderão ser utilizados, a título de compensação pelo EBAZAR, para o ressarcimento de eventuais custos adicionais relativos aos envios informados pelos Correios e danos causados a terceiros. O Mercado Envios poderá cancelar a etiqueta quando achar necessário. No mesmo destaque desse paragrafo deixou o Mercado Livre de ressarci os danos a terceiros no caso eu, vendedor,"Os valores eventualmente retidos na conta gráfica no Mercado Pago do usuário em decorrência de práticas irregulares poderão ser utilizados, a título de compensação pelo EBAZAR, para o ressarcimento de eventuais custos adicionais relativos aos envios informados pelos Correios e danos causados a terceiros. O Mercado Envios poderá cancelar a etiqueta quando achar necessário." Diante dos fatos e sem sombra de dúvidas deixam claramente que o Mercado Livre cobrou indevidamente pela devolução, o vlr de 31,60 pelo reenvio, de sua inteira responsabilidade junto com o comprador, peço através desta plataforma ao Mercado Livre a DEVOLUÇÃO, cobrada e descontada na conta MERCADO PAGO que deverão ser devolvidos em dobro conforme cita o CDC o seguinte vlr de 63,20, mais danos que julgo razoável em razão de erro grosseiro do seu sistema de vendas, o valor de 63,20, totalizando 126,80 (cento e vinte seis reais e oitenta centavos) o montante a ser pretérito nesta reclamação.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 126,80
- Danos morais/materiais
Mensagens (9)
Mercado Livre
Para: F. F.
Sua solicitação (248603) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Julia (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 15 de ago. de 2022 13:42 BRT Olá, Francisco. Sou Julia, serei a responsável pelo seu atendimento aqui no Mercado Livre para sanar todas suas dúvidas. Recebemos o seu pedido de ajuda via Proteste, referente ao frete cobrado. Informamos que não há necessidade da abertura de um novo protocolo, pois já estamos verificando o seu caso com prioridade. Encaminhamos para análise da nossa equipe especializada. Breve lhe daremos um retorno. Voce pode acompanhar sua solicitação na plataforma Proteste por meio dos protocolos (CPTBR01586153-09), visto que nosso protocolo interno é 199639856. Julia Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 14 de ago. de 2022 14:48 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [6L628Q-QLR2L]
F. F.
Para: Mercado Livre
Olá, sim no aguardo, mas devo lembra-los que esta reclamação está em outro patamar, é ação de reembolso e indenização, hoje 15/08/2022 o Mercado Pago enviou mensagem que fará o reembolso da taxa reenvio de 31,60, no caso como a ação é de 126,80 VSa deverá proceder e abater o valor quando for depositado em conta e dar seguimento e o saldo restante de 96,20 pagar em conta. Att, Franco Netto São Luís 15/08/2022
Mercado Livre
Para: F. F.
Sua solicitação (249856) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Carolline Souza Chagas (Mercado Livre) 16 de ago. de 2022 08:19 BRT --------------------------------------------------------------- Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já possui um atendimento sobre o mesmo tema por meio dos protocolos CPTBR01586153-09, visto que nosso protocolo interno é 199639856. Dessa forma, pedimos que aguarde nosso retorno aqui na plataforma, e em seu e-mail de acesso Mercado Livre e Mercado Pago. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através dos protocolos mencionados. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Carolline Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 15 de ago. de 2022 18:13 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [R5KX35-DZ9K5]
F. F.
Para: Mercado Livre
O protocolo interno é 199639856 foi na ocasião de solicitação de reembolso da taxa de retorno de 31,60 negada, razão da abertura do protocolo CPTBR01586153-09, que contempla não só o reembolso como a devolução em dobro e outras tratativas que deverão ser encaminhas a partir agora exclusivamente neste canal. Att, Franco Netto São Luís, 16 de agosto de 2022
Mercado Livre
Para: F. F.
Sua solicitação (248603) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Julia (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 19 de ago. de 2022 14:03 BRT ---------------------------------------------------------- Olá, Francisco. Agradecemos por aguardar nosso retorno. Após análise concluímos o seu atendimento, voce encontrará todos os detalhes no arquivo em anexo. Surgindo alguma dúvida, voce pode nos contatar respondendo diretamente por e-mail através do protocolo (CPTBR01586153-09), ou caso seja necessário entrar em contato por outros meios, como, por exemplo, nossas FAQs ou pelo chat do aplicativo citando o protocolo interno 199639856. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Julia Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Julia (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 15 de ago. de 2022 13:42 BRT Olá, Francisco. Sou Julia, serei a responsável pelo seu atendimento aqui no Mercado Livre para sanar todas suas dúvidas. Recebemos o seu pedido de ajuda via Proteste, referente ao frete cobrado. Informamos que não há necessidade da abertura de um novo protocolo, pois já estamos verificando o seu caso com prioridade. Encaminhamos para análise da nossa equipe especializada. Breve lhe daremos um retorno. Voce pode acompanhar sua solicitação na plataforma Proteste por meio dos protocolos (CPTBR01586153-09), visto que nosso protocolo interno é 199639856. Julia Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 14 de ago. de 2022 14:48 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [6L628Q-QLR2L]
F. F.
Para: Mercado Livre
A resposta dada no dia 19/08/2022 referente a reclamação aberta, não foi acatada, a analise mostra a cobrança indevida e permanece a exigência imediata do reembolso e em dobro, no total de R$ 63,20 e pelo danos o valor preterido de R$ 63,20 para R$ 500,00 devido a clara intensão de não devolver tal valor retirado ilegalmente da minha conta Mercado Pago, VSa. tem até o dia 08/09/2022 para fazê-lo antes da judicialização, vindo o Mercado Livre a ser encontrado em lei especifica, sujeito a multa de acordo com MP do consumo e além do reembolso e valor do dano, a não observância do prazo ou deixar de tomar conhecimento será de sua inteira responsabilidade, seja rápido antes do prazo mencionado
Mercado Livre
Para: F. F.
Sua solicitação (266352) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Geovanna (Mercado Livre) 6 de set. de 2022 08:10 BRT Olá, Francisco. Após análise, identificamos que já possui um atendimento sobre o mesmo tema por meio dos protocolos CPTBR01586153-09, visto que nosso protocolo interno é 199639856. Dessa forma, pedimos que aguarde nosso retorno aqui na plataforma, e em seu e-mail de acesso Mercado Livre e Mercado Pago. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através dos protocolos mencionados. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Geovanna Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 5 de set. de 2022 20:19 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [6LXXP4-W35QD]
F. F.
Para: Mercado Livre
Até a presente data não houve resposta da empresa, permanecendo assim aberta a reclamação, se trata de cobrança indevida de frete pelo Mercado Livre.
Mercado Livre
Para: F. F.
Sua solicitação (286858) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Jackeline Guimaraes Villalba (Mercado Livre) 5 de out. de 2022 14:18 BRT ---------------------------------------------------------- Olá, Francisco. Após análise concluímos o seu atendimento, voce encontrará todos os detalhes no arquivo em anexo. Surgindo alguma dúvida, voce pode nos contatar respondendo diretamente por e-mail através do protocolo CPTBR01586153-09, ou caso seja necessário entrar em contato por outros meios, como, por exemplo, nossas FAQs ou pelo chat do aplicativo citando o protocolo interno 199639856. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Jackeline Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 4 de out. de 2022 21:56 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [PMO057-L89ZK]