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Fui vitima do pix por estelionatários q se diziam ser da amazon,registrei boletim de ocorrência.

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. O.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

06/09/2022

Fui vitima do pix por estelionatários no dia 31/08/2022 as 13 hs por Thais Adriane oliveira Alves CPF:***244.548-** Banco inter Danielle de Jesus Barboza CPF***884.618-** Pablo Eduardo Henrique Basso CPF***651.608-** Banco inter. Ainda vou puxar os extratos bancários,segue aq o número do boletim de ocorrência:00277/2022.633674-8 Prejuizo de R$12 mil reais por pix.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1200,00
  • Reembolso

Mensagens (3)

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: L. O.

09/09/2022

E-mail classificado como EXTERNO.CONFIDENCIAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CENTRALIZADORA NACIONAL DE OUVIDORIA ST SBS Quadra 1, Bloco L, 11° Andar, Asa Sul 70070-110 - Brasília/DF Brasília, 9 de setembro de 2022 À LEIDIANE OLIVEIRA LEITE Prezada Senhora, Em resposta à sua reclamação, referente à PIX, a Ouvidoria da CAIXA esclarece que: Inicialmente lamentamos pela situação relatada, onde houve transferência de valores para terceiros via PIX. Informamos que esta situação relatada se trata de golpe, ou seja, a senhora foi vítima de um golpe praticado por terceiro. Destacamos que golpe é o ato de obter para si ou para o outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ou ardil, também conhecido como estelionato. O golpe é uma prática externa ao ambiente físico e de sistemas da CAIXA, motivo pelo qual não há responsabilidade da CAIXA sobre a ação do titular da conta neste tipo de ocorrência. Neste tipo de prática, a vítima é induzida à realizar a transação, não havendo qualquer irregularidade ou fraude eletrônica. Lembramos que a CAIXA disponibiliza em seu sítio na internet, diversas informações sobre segurança s:www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx as quais recomendamos a leitura. Diante do seu relato e considerando a legislação vigente, realizamos a Notificação de Infração via MED (Mecanismo Especial de Devolução) para as instituições financeiras que receberam os PIX de forma tempestiva. O BACEN disponibilizou às instituições financeiras o MED – Mecanismo Especial de Devolução para que possamos solicitar a devolução de transferência realizada via PIX. A Resolução Bacen 103/2021, vigente a partir de 16/11/2021, que regulamentou o MED – Mecanismo Especial de Devolução, funciona da seguinte forma: A instituição financeira, onde foi realizada a transferência instantânea via PIX, acolhe a reclamação de seu cliente e emite uma Notificação de Infração para instituição financeira que recebeu o PIX. A instituição que recebeu a transferência realiza uma análise e apresenta resposta se aceitou ou rejeitou a Notificação de Infração contra seu cliente. Se a instituição não aceitar a Notificação de Infração, o pedido é encerrado sem qualquer devolução. Se a instituição aceitar a Notificação de Infração, poderá ocorrer a devolução de valor se houver saldo na conta que recebeu o PIX. A devolução pode ser: • Integral (o valor integral do PIX realizado) • Parcial (existe algum saldo na conta para devolução, mas não o valor total do PIX realizado) • Rejeitada (não há saldo para devolução) Se houver valor a ser devolvido, será creditado na sua conta na CAIXA com a informação “DEVREC PIX”. Após o retorno da instituição quanto a existência ou não de valor a ser devolvido, o MED está encerrado e não acatará nova solicitação de devolução referente a transação já finalizada. Lembramos que a CAIXA disponibiliza em seu site na internet, uma página dedicada ao PIX, acesse: s:www.caixa.gov.brix/Paginas/default.aspx Para saber mais sobre PIX, sugerimos ainda o acesso à página do BACEN s:www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceiraix Diante de todo exposto, concluímos que não haverá restituição de valores pela CAIXA, mas sim pelas outras instituições financeiras, caso ainda haja valores a serem restituídos nas contas de destino. Orientamos que a senhora aguarde as respostas do MED por parte daqueles Bancos. Caso tenha algo novo a acrescentar ou tenha dúvida sobre esta resposta, pedimos a gentileza de responder este e-mail. Caso prefira também estamos à disposição pelo telefone 0800 725 7474 de segunda à sexta-feira das 9h às 18h, ou pelo site da CAIXA via s:www.caixa.gov.br/faleconosco/Paginas/default.aspx. Atenciosamente, OUVIDORIA DA CAIXA INFORMAÇaO CONFIDENCIAL: Esta mensagem, incluindo anexos, contém informações confidenciais. O uso, divulgação, distribuição e/ou cópia não autorizados são estritamente proibidos e sujeitos às penalidades legais cabíveis. Caso esta mensagem tenha sido encaminhada indevidamente para você ou se houver necessidade de esclarecimento adicional, favor contatar o remetente.

L. O.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

19/09/2022

Quanto tempo demora para saber a resposta do banco q recebeu o pix?

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: L. O.

20/09/2022

E-mail classificado como EXTERNO.CONFIDENCIAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CENTRALIZADORA NACIONAL DE OUVIDORIA ST SBS Quadra 1, Bloco L, 11° Andar, Asa Sul 70070-110 - Brasília/DF Brasília, 20 de setembro de 2022 À LEIDIANE OLIVEIRA LEITE Prezada Senhora, Em resposta ao seu questionamento, a Ouvidoria da CAIXA esclarece que: Conforme s:www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceiraix/FAQ_Participantes.pdf - a Instituição Financeira recebedora tem 7 dias corridos para analisar (aceitar ou rejeitar) a notificação de infração. - após a aceitação da notificação pelo participante recebedor, o participante pagador tem até 72 horas para solicitar a devolução. - ao receber a solicitação de devolução, o participante recebedor tem até 24 horas para efetivar a devolução. Salientamos que a devolução de valores, se houver, será efetuada pela Instituição Financeira recebedora dos valores, e não pela CAIXA. Caso haja devolução, o valor é creditado em sua conta com a informação “DEVREC PIX”. Caso tenha algo novo a acrescentar ou tenha dúvida sobre esta resposta, pedimos a gentileza de responder este e-mail. Caso prefira também estamos à disposição pelo telefone 0800 725 7474 de segunda à sexta-feira das 9h às 18h, ou pelo site da CAIXA via s:www.caixa.gov.br/faleconosco/Paginas/default.aspx. Atenciosamente, OUVIDORIA DA CAIXA INFORMAÇaO CONFIDENCIAL: Esta mensagem, incluindo anexos, contém informações confidenciais. O uso, divulgação, distribuição e/ou cópia não autorizados são estritamente proibidos e sujeitos às penalidades legais cabíveis. Caso esta mensagem tenha sido encaminhada indevidamente para você ou se houver necessidade de esclarecimento adicional, favor contatar o remetente.