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Estorno Negado - Fraude de Compra

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. S.

Para: Nubank

07/09/2022

No dia 05/09/2022 realizei a compra de um aparelho celular, o qual solicitei o pagamento via cartão de crédito com parcelamento em 10x. Ocorre que, após a compra, com o telefone em mãos, no momento da configuração descobri tratar-se um telefone roubado, foi realizada diversas tentativas de contato com o vendedor, sem sucesso (mensagens não foram respondidas e ligações negadas), até os acessórios que alegavam ser originais no anúncio, eram falsos. Constatado a fraude, foi realizado boletim de ocorrência nº 001-04812/2022 por golpe presencial e estelionato, com isto, entrei em contato com o banco (nubank não disponibiliza protocolos mas tenho todos os e-mails e chats salvos) abrindo contestação da compra por se tratar de fraude e com a máquina do cartão (Mercado Pago protocolo 203986925). Em contato com o banco, me foi informado que a compra ainda não havia sido aprovada pelo estabelecimento, e por ser vítima de fraude, com boletim de ocorrência em mãos e titular do cartão, solicitei o cancelamento da aprovação. TODOS os dados foram passados, boletim de ocorrência, prints de tentativa de contato ao estabelecimento, data, hora e valor da compra (que inclusive não foi parcelado como solicitei). No dia 07/09/2022, recebi um e-mail da nubank alegando que não me devolveriam o dinheiro por ter sido uma transação realizada por senha. De acordo com o código do consumidor eu tenho direito a reaver e cancelar a compra quando receber um produto que não corresponde ao anúncio (não comprei um aparelho roubado e com acessórios falsos). DIVERSAS vezes informei que se tratava de fraude, e nesses casos não cabe o contato com o estabelecimento e sim com a minha operadora diretamente. Fraudes como essa que possam comprometer o cartão de crédito são riscos que as administradoras de cartões preveem. Mesmo em casos em que o consumidor não tem um seguro, elas devem suspender imediatamente a cobrança contestada por ele como fraude. Saliento que estou ciente que após uma contestação de fraude após a solicitação da suspensão da compra, mas não foi atendido pela operadora e precisou pagar a fatura, pode ser ressarcido com o dobro do valor, segundo o parágrafo único do artigo 42 do CDC: Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1900,00

Mensagens (3)

Nubank

Para: J. S.

07/09/2022

- Não escreva abaixo desta linha - [s:nubank.zendesk.com/systemhotos/1500423391562/logo_nu_zendesk.png] Equipe Nubank (- 🇧🇷 -) 7 de set. de 2022 14:34 BRT Olá Juridico, tudo bem? Para te responder mais rapidamente, preparamos uma resposta automática que acreditamos que irá te ajudar. Se voce cancelou uma compra e/ou está com problemas para receber estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: * O processo de recebimento de estornos pode levar de 1 a 2 faturas para acontecer. Alguns estabelecimentos fazem o estorno em até 15 dias; * O seu estorno aparecerá dentro do seu resumo de faturas e não no histórico de compras; Caso ainda não tenha solicitado o cancelamento ou tenha algum problema com a compra, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento/vendedor para entender o que pode ter acontecido e solicitar uma solução para o seu caso. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis, é só responder este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que nos enviou e a enviamos para uma análise junto ao estabelecimento. Esse processo poderá levar até 100 dias para ser concluído, podendo demorar um pouco mais em caso de compras parceladas. Precisando de qualquer nova informação referente ao processo, entraremos em contato por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação direto no app, clicando em cima da transação. Esperamos ter conseguido te ajudar! Se era isso que voce estava procurando, não precisa responder essa mensagem. Caso contrário, é só nos responder por aqui. Como voce se sentiu após esse atendimento? [Encantado] [Satisfeito] [Cansado] [Chateado] [Mal Atendido] Equipe Nubank Tem alguma dúvida? A NuCommunity pode te ajudar. Visite também nosso Blog para dicas sobre finanças pessoais e tudo sobre as novidades do universo Nubank. [6LY8VM-X299D]

J. S.

Para: Nubank

07/09/2022

Aguardo reanálise do meu caso conforme solicitado por email e cancelamento da compra dada a situação descrita

Nubank

Para: J. S.

07/09/2022

- Não escreva abaixo desta linha - [s:nubank.zendesk.com/systemhotos/1500423391562/logo_nu_zendesk.png] Equipe Nubank (- 🇧🇷 -) 7 de set. de 2022 15:02 BRT Olá Juridico, tudo bem? Para te responder mais rapidamente, preparamos uma resposta automática que acreditamos que irá te ajudar. Se voce cancelou uma compra e/ou está com problemas para receber estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: * O processo de recebimento de estornos pode levar de 1 a 2 faturas para acontecer. Alguns estabelecimentos fazem o estorno em até 15 dias; * O seu estorno aparecerá dentro do seu resumo de faturas e não no histórico de compras; Caso ainda não tenha solicitado o cancelamento ou tenha algum problema com a compra, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento/vendedor para entender o que pode ter acontecido e solicitar uma solução para o seu caso. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis, é só responder este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que nos enviou e a enviamos para uma análise junto ao estabelecimento. Esse processo poderá levar até 100 dias para ser concluído, podendo demorar um pouco mais em caso de compras parceladas. Precisando de qualquer nova informação referente ao processo, entraremos em contato por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação direto no app, clicando em cima da transação. Esperamos ter conseguido te ajudar! Se era isso que voce estava procurando, não precisa responder essa mensagem. Caso contrário, é só nos responder por aqui. Como voce se sentiu após esse atendimento? [Encantado] [Satisfeito] [Cansado] [Chateado] [Mal Atendido] Equipe Nubank Tem alguma dúvida? A NuCommunity pode te ajudar. Visite também nosso Blog para dicas sobre finanças pessoais e tudo sobre as novidades do universo Nubank. [6LY8OK-P049D]