Voltar

Não foi oferecido o assento ao qual paguei

ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. D.

Para: Ibéria

27/11/2022

Olá, Em julho deste ano paguei por um assento com mais espaço no vôo entre Madri e São Paulo. Porém ao fazer o check-in descobri que o assento que me ofereceram, era um assento simples. Reclamei no balcão, porém me disseram que não havia mais disponibilidade. Fiz um vôo num assento simples e paguei por mais espaço. Já enviei várias reclamações porém a desculpa é que aviões mudam e que nada podem fazer. Insisti mais vezes e por último me enviaram um formulário para que eu pedisse o reembolso da passagem. O que não é o caso. Enviei o formulário porém salientando que não era a passagem mas sim o serviço. Ja fazem meses e não resolveram a situação.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 299,84
  • Danos morais/materiais

Mensagens (8)

Ajuda requerida 12 janeiro 2023

C. D.

Para: PROTESTE

12/01/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. D.

13/01/2023
Essa resposta é privada

C. D.

Para: PROTESTE

24/01/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. D.

25/01/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. D.

27/01/2023
Essa resposta é privada

Ibéria

Para: C. D.

30/01/2023

Bom dia, Eu entrei em contato com o callcenter hoje 30 de janeiro, no número especificado. Ao chegar no pressione 1 para passageiros a chamada sempre cai. Fiz essa operação 4 vezes.   Lembrando que esse processo de ligar ao callcenter, já fiz inúmeras vezes, e que quando respondem, pedem para eu preencher um formulário interno no website da Iberia, o que eu também fiz, tanto em portugues, como em ingles diretamente com a Iberia espanhola. Em portugues me responderam que nada podem fazer pois as aeronaves podem ser mudadas e os assentos serem diferentes e só isso, nenhum gesto de maiores detalhes. Em ingles pediram para que eu prenchesse um formulário com os dados do bilhete para que houvesse um retorno do bilhete, não era o caso pois eu reclamo pelo valor do serviço de melhor lugar no avião e não foi me oferecido o reembolso do mesmo.   Esse assunto de telefonar para callcenter é um processo de dar volta no mesmo lugar   No final não respondem a minha solicitação.   Imaginar que a viagem foi em julho e estamos em janeiro de 2023.   O assunto não foi resolvido.   Carlos Oliveira   Em sex., 27 de jan. de 2023 21:16, Proteste [email protected] escreveu:Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2023         Case Id 102.659.410-46 Ilmo. Sr. CARLOS CESAR DE OLIVEIRA                         Associado n°: 1.848.428-93   Assunto: Resposta de Intermediação - (GSS)   Prezado Sr. CARLOS, Informamos que a empresa IBERIA enviou uma resposta à demanda e a resposta da empresa encontra-se em anexo neste e-mail.   Em resposta, a Reclamada solicita que entre em contato com callcenter 11-39565999 com os dados dos bilhetes para que seja solicitado o reembolso.   Solicitamos que, ao receber este e-mail, o senhor verifique a resposta e nos informe se já realizou o contato informado. Havendo qualquer divergencia, pode nos contatar para verificarmos se é hipótese de desdobramento do seu caso.   A PROTESTE reafirma a satisfação em te-lo como associado. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente,   Serviço de Defesa do Consumidor. -----Mensagem original----- [email protected] Enviada em: sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 17:10 .br, CSL - Proveedores [email protected] Assunto: RE: CPTBR01662527-44 ContactID102659410-46/ContactID INTERVENÇaO - PROTESTE Boa tarde, Esse suporte é exclusivo para agencias de viagens. Sugerimos que entre em contato com callcenter 11-39565999 com os dados dos bilhetes para que seja solicitado o reembolso. Att.,     SOPORTE AGENCIAS BRASIL [email protected] www.iberiagencias.com   Horário de funcionamento De segunda a sexta das 09:00 as 17:00. Por questões de PCI   e segurança da informação,  não  enviar email com os dados do seu cartão de crédito,  entre em contato com o Soporte Agencias no telefone 55-11-3956-5999. De: [email protected] [email protected] neiro de 2023 14:50 SoporteAgenciasBRASIL [email protected] Assunto: CPTBR01662527-44 ContactID102659410-46/ContactID INTERVENÇaO - PROTESTE   PRECAUCIÓN: Este correo electrónico se originó desde fuera de la organización. No haga clic en los vínculos ni abra archivos adjuntos a menos que reconozca al remitente y sepa que el contenido es seguro. Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023.                                                                     Case ID:. 102.659.410-46 À IBERIA A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, inscrita no CNPJ/MF sob n° 04.591.034/0001-59, vem, em nome do Sr(a). CARLOS CESAR DE OLIVEIRA, nosso(a) associado(a) sob o n° 1.848.428-93 NOTIFICAR EXTRAJUDICIALMENTE a empresa, ora reclamada, nos termos abaixo, requerendo esclarecimentos necessários e providencias cabíveis a fim de resolver amigavelmente a questão apresentada. I - DOS FATOS NARRADOS: Relata o associado, em síntese, que em julho de 2022 pagou por um assento, no voo IB6827, para ter mais comodidade/espaço em seu voo de Madri para São Paulo, junto a IBÉRIA. No entanto, ao fazer o check-in foi colocado em assento simples. Em contestação diretamente no balcão, foi informado que não havia mais disponibilidade da cadeira. Como se ve, apesar de todas as tentativas de solucionar a questão amigável, o consumidor não obteve exito, pelo que não teve outra opção, senão recorrer a esta Associação de Consumidores. Diante do exposto, pugna o consumidor pela DEVOLUÇaO DO VALOR PAGO A MAIOR PELO ASSENTO, nos termos do artigo 35, III do CDC. II - DOS FUNDAMENTOS JURaDICOS: De fato, estamos diante de uma relação de consumo amparada pela legislação consumerista, nos termos do artigo 2° e 3° do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8.078/90. III - DO DIREITO: O Código de Defesa do Consumidor garante que TODA INFORMAÇaO VEICULADA POR QUALQUER FORMA OU MEIO DE COMUNICAÇaO COM RELAÇaO AO PRODUTO OU SERVIÇO OFERECIDO, OBRIGA AO FORNECEDOR QUE A FIZER VINCULAR O CONTRATO e ainda afirma que essa informação terá o mesmo grau de valoração quando expressa de forma verbal ou por escrito.Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado. Sendo assim, caso o fornecedor descumpra o que foi acordado no momento da compra, poderá alegar descumprimento de oferta conforme pode ser verificado pelo artigo abaixo citado. Este vai expressar alguns mecanismos reparatórios na tentativa de solucionar o inconveniente. Vejamos: Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos. Nesse ponto, dispõe o CDC que, em ocorrendo mudança na oferta, pode o consumidor exigir O CUMPRIMENTO FORÇADO DA OBRIGAÇaO ou A RESTITUIÇaO DA QUANTIA PAGA, além de eventuais perdas e danos. IV - DO PEDIDO: Diante do exposto, vem a PROTESTE REQUERER, em nome da parte consumidora: Esclarecimentos acerca dos fatos narrados; A DEVOLUÇaO DO VALOR PAGO A MAIOR PELO ASSENTO, nos termos dos artigos 30 e 35, do CDC. Tendo em vista a respeitável reputação de que goza a empresa requerida, reputa-se como certo o equívoco, de forma que a solução do inconveniente, provavelmente, se dará pelos meios mais fáceis e amigáveis possíveis. V - DA CONCLUSÃO: Assim sendo, e com respaldo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), solicitamos que V. Sas. entrem em contato de imediato com o consumidor, tomando as providencias cabíveis para a solução da questão reclamada. Os meios de contato com o (a) associado (a) CARLOS CESAR são: Telefone: (11)97212-1473 E-mail: [email protected] O que for acordado entre as partes, deverá ser comunicado por escrito, com cópia a PROTESTE, no e-mail: [email protected] Na falta de resposta ou de atendimento à presente solicitação, no prazo máximo de 10 (dez) dias a contar do recebimento desta, informamos que serão tomadas outras providencias, sem prejuízo de medidas judiciais, por parte do consumidor. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor.   Para participar de uma rápida pesquisa e contribuir para a melhoria de nossos serviços clique no link:   s:eu5se.voxco.com/SE/?st=63MueFIADdmZkKGdhKdQADRkBe3%2BjTr0OB1w%2BOtxSDk%3Durlimport=1questlist=categ;sessionidcateg=SAIsessionid=6054411       IBERIA.com Tu viaje de principio a fin Seguro que necesita imprimir?  Iberia con el Medio Ambiente IBERIA.com Your journey from start to finish Do you really need to print? Iberia with the Environment

PROTESTE

Para: C. D.

30/01/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. D.

30/01/2023
Essa resposta é privada