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demora na assistencia
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
J. a.
Para: KABUM
Realizei uma compra de uma Smar TV ( produto de open box), no dia 26/11 com previsão de entrega para o dia 05/12, a encomenda chegou em atraso ( no dia 07/12) no mesmo dia testei a tv e ela veio com defeito de software ( falha nas imagens, erro continuo de segurança, desligamento repentinop, impossibilidade de restaurar padrões de fabrica, e não detectava a antena) o único relato no anuncio era de pequena avarias na embalagem do produto. realizei no dia 08/12 um pedido de troca enviei fotos e vídeos, posteriormente foi me solicitado novamente fotos que foram enviadas, no dia 14/12 foi me informado que seria agendada uma data para a coleta do item em até 7 dias uteis, hoje(22/12) recebi um email com o aviso de que o produto poderia ser coletado até o dia 02/01 e que eu deveria aguardar a coleta até esse prazo !!! ou seja tenho uma TV embalada aqui a espera de uma solução. uma tv que comprei para o natal e que de fato não vou ter isso resolvido até uma data ideal visto que segundo o site e também os emails, após a coleta o produto deve chegar até o departamento técnico para ser analisado e eles talvez atenderem a minha solicitação. o CDC da um prazo de 30 dias para a resolução do problema oq ue por obvio não será seguido pela kabum. e seguirei sem saber o que fazer, pois todos os contatos da kabum ( que são feitos apenas por e-mail / tiket são genéricos e ninguém se da ao trabalho de analisar o caso de fato.
Solução esperada
- Troca
Mensagens (8)
KABUM
Para: J. a.
Prezado Consumidor, bom dia! Segue, em anexo, resposta à reclamação. Permanecemos à disposição. Atenciosamente, Letícia Negrucci Euphrosino Jurídico Kabum S/A [email protected] +5519 2113-8250 kabum.com.br Em qui., 22 de dez. de 2022 às 10:36, escreveu: AVISO LEGAL: As informações e arquivos anexos a este e-mail são confidenciais e destinados única e exclusivamente às pessoas ou entidades a quem se destinam, sendo proibido o envio destes a terceiros sem a autorização da empresa KABUM!. Caso tenha recebido este e-mail por equívoco, por favor, informe imediatamente o remetente e apague a mensagem, os documentos e arquivos anexos sem os ler, copiar, gravar,distribuir, divulgar e/ou fazer qualquer outro uso do conteúdo, sob pena de infração legal.
J. a.
Para: KABUM
Prezada Kabum, até o momento o item ainda se encontra a disposição para retirada, que segundo informação da transportadora responsável deve ocorrer na data de hoje. Vale ressaltar que em nenhum momento solicitei um produto lacrado como faz entender a nota enviada, mas sim o cumprimento correto da oferta hora apresentada. Pois o produto ofertado identificava que o mesmo possuía apenas marcas na embalagem e estava em perfeito estado de uso. Em seu próprio site é mencionado que os produtos são testados algo que com absoluta certeza não foi feito, pois a mesma ao ligar em poucos instantes já apresenta erro de segurança no software. Não há como dizer que o vicio de origem não poderia ter sido detectado, e que por obvio o produto se quer deveria ter sido ofertado! O fato do produto ser OPENBOX não anula o Código de Defesa do Consumidor, que deixa bem claro no artigo 18: Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. A demais não posso deixar de frisar a morosidade nos protocolos da empresa, veja que entre a compra e a entrega já houve um atraso, e entre o informe de produto com defeito de origem e a "possivel" resolução do caso serão mais de 30 dias, visto que com a coleta sendo realizada na data de hoje (30/12/2022), e a contar do tempo de transporte e analise do produto a chance de isso ocorrer até o dia 07/01 será praticamente nula! Aproveito e volto a salientar não quero um produto lacrado, e sim um produto que esteja de acordo com o que foi anunciado, "Produto em perfeito estado de uso e devidamente testado" vale apena também frisar falta de um canal de comunicação direto e efetivo! o único canal de reclamação disponível é por meio de "ticket" que por vezes fica dias sem resposta e quando a resposta chega é uma resposta genérica sem analise do caso em tela.
KABUM
Para: J. a.
Prezados, bom dia! Segue anexa a resposta à presente reclamação administrativa. No mais, permanecemos à disposição. Atenciosamente,Yonara Marchi Jurídico Contratual KABUM S/A [email protected] +5519 2113-8250 kabum.com.br ---------- Forwarded message --------- -- Atenciosamente, Luiz Fernando Jurídico Kabum S/A [email protected] +5519 2113-8250 kabum.com.br AVISO LEGAL: As informações e arquivos anexos a este e-mail são confidenciais e destinados única e exclusivamente às pessoas ou entidades a quem se destinam, sendo proibido o envio destes a terceiros sem a autorização da empresa KABUM!. Caso tenha recebido este e-mail por equívoco, por favor, informe imediatamente o remetente e apague a mensagem, os documentos e arquivos anexos sem os ler, copiar, gravar,distribuir, divulgar e/ou fazer qualquer outro uso do conteúdo, sob pena de infração legal. AVISO LEGAL: As informações e arquivos anexos a este e-mail são confidenciais e destinados única e exclusivamente às pessoas ou entidades a quem se destinam, sendo proibido o envio destes a terceiros sem a autorização da empresa KABUM!. Caso tenha recebido este e-mail por equívoco, por favor, informe imediatamente o remetente e apague a mensagem, os documentos e arquivos anexos sem os ler, copiar, gravar,distribuir, divulgar e/ou fazer qualquer outro uso do conteúdo, sob pena de infração legal.
J. a.
Para: KABUM
Prezada Equipe Kabum. Em vista a resposta enviada, volto a manifestar os pontos e desacordo. Em primeiro lugar, com relação aos prazos de coleta e retorno do produto a Kabum, resta salientar, que é de total responsabilidade da empresa vendedora não sendo possível terceirizar a responsabilidade, hora se a empresa detém contrato e protocolos ajustados com empresas terceirizadas, é de responsabilidade da Kabum e não do consumidor. Por conseguinte informo que relatei o caso no dia 08/12/2022 as 06:00 menos de 24 horas do recebimento efetivo do produto e que o relato do defeito existente foi diagnosticado com o simples ato de ligar o aparelho a tomada, portanto um vicio facilmente detectável por uma inspeção mínima do produto. Por se tratar de um produto “open Box” que a empresa em seu site menciona a seguinte frase “Encontre os melhores produtos reembalados ou seminovos, em perfeito funcionamento,” hora é nítido pelo vicio contido no produto e registrado em vídeo que foi enviado a kabum e anexado ao protocolo, que o produto se quer foi analisado antes de ser comercializado. Portanto a kabum forneceu sim um produto sabidamente improprio para uso. Com relação aos prazos resta salientar os dispostos no código de defesa do consumidor! Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. § 2° Obstam a decadência: I - a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca; II - (Vetado). III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento. § 3° Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. A demais o produto fora coletado no dia 30/12/2022, conforme fotos encaminhada em anexo de e-mail no mesmo dia. Em e-mail recebido no dia 02/01/2022 da Sra. Sandra Barbosa, foi me informado que o prazo para que o produto retornasse a Kabum seria de até 18 dias uteis, o que foi prontamente questionado pois é um prazo extremamente alongado para a prática. A mesma me respondeu que nada poderia fazer. Na data de hoje 06/01/2022 as 09:49hs recebi um email que o produto havia chegado a kabum, e na mesma data e hora um email que transcrevo abaixo. “ Oi! Passando para informar que o produto que apresentou problemas será revertido em forma de crédito em sua conta no KaBuM!. Fique ligado, que o crédito estará disponível em até 5 dias úteis. É só fazer o seu login em nosso site para conferir. Assim que ele for disponibilizado, basta efetuar um novo pedido, em qualquer produto que deseja, e o valor será abatido do preço total do pedido. Qualquer dúvida, estamos à disposição! ” Vejamos que rapidamente o produto foi recebido e analisado de que estava sim com o defeito hora mencionado, e nesse email me é informado e imposto que seria gerado um credito para que eu escolhesse outro produto a minha escolha. O CDC deixa claro em seu artigo 18 Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Resta salientar aqui que em nenhum momento houve minha manifestação de como o problema poderia ser resolvido, em todo momento as condutas foram simplesmente impostas pela Kabum, e apenas Informadas via e-mail, não houve nenhum contato em que fosse realizado um dialogo até pq em todos os informes por e-mail a kabum deixa claro que não devemos entrar em contato pelo Chat de atendimento. E no único contato que tive com o chat o mesmo me informou que não poderia fazer nada, que tudo deveria ser feito por meio de tiket. Novamente menciono aqui a total indisposição da kabum em resolver o problema, mas sim simplesmente impor sua “politica” se sobrepondo ao Código de direito do consumidor.
J. a.
Para: KABUM
Resta aqui fazer uma observação extra sobre o ocorrido, até a presente data o dinheiro não me foi devolvido e ele se encontra em "credito" na loja virtual no valor de R$1.823.99 e não o valor total da compra de R$1.882,66 a empresa alem de não devolver meu dinheiro de forma devida ainda embolso o valor do frete de R$58,67 o que esta em total desacordo com o CDC!
KABUM
Para: J. a.
Prezados, boa tarde! Segue anexa a resposta à presente reclamação. No mais, permanecemos à disposição. Atenciosamente,Yonara Marchi Jurídico Contratual KABUM S/A [email protected] +5519 2113-8250 kabum.com.br AVISO LEGAL: As informações e arquivos anexos a este e-mail são confidenciais e destinados única e exclusivamente às pessoas ou entidades a quem se destinam, sendo proibido o envio destes a terceiros sem a autorização da empresa KABUM!. Caso tenha recebido este e-mail por equívoco, por favor, informe imediatamente o remetente e apague a mensagem, os documentos e arquivos anexos sem os ler, copiar, gravar,distribuir, divulgar e/ou fazer qualquer outro uso do conteúdo, sob pena de infração legal.
J. a.
Para: KABUM
Prezada Kabum. Novamente volto a informar que em nenhum momento a politica da empresa pode se sobrepor ao código de defesa do consumidor! Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Além do mais, por mais que a empresa tenha tomado por sua inteira vontade disponibilizar um credito em loja ( algo que deve ser a critério do consumidos conforme expresso no artigo 18 do CDC) o valor se encontra incorreto pois foi descontado o valor do frete. pratica também vetada pelo CDC. E volto novamente a informar que o impasse não foi concluído, visto que a empresa simplesmente se nega a cumprir o que esta estipulado no CDC.
KABUM
Para: J. a.
Prezado Consumidor, Segue anexa a resposta à presente reclamação administrativa. No mais, permanecemos à disposição. Atenciosamente,Yonara Marchi Jurídico Contratual KABUM S/A [email protected] +5519 2113-8250 kabum.com.br AVISO LEGAL: As informações e arquivos anexos a este e-mail são confidenciais e destinados única e exclusivamente às pessoas ou entidades a quem se destinam, sendo proibido o envio destes a terceiros sem a autorização da empresa KABUM!. Caso tenha recebido este e-mail por equívoco, por favor, informe imediatamente o remetente e apague a mensagem, os documentos e arquivos anexos sem os ler, copiar, gravar,distribuir, divulgar e/ou fazer qualquer outro uso do conteúdo, sob pena de infração legal.