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Coleta, uso ou compartilhamento indevido ou não autorizado de dados pessoais ou financeiros
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. C.
Para: BANCO ITAU
O Banco ITAU UNIBANCO S.A. está comunicando MEUS DADOS com outros bancos de forma negativa, o meu CADASTRO e TODAS AS OPERAÇÕES de crédito estão sendo comunicadas com intuito de me prejudicar e dificultar o meu acesso a novo crédito no mercado financeiro perante outras instituições, já fiz uma renegociação de uma dívida cobrada com juros desde novembro/22 os pagamentos estão em dia, mesmo assim o banco não solicita a retirada de meu nome no SCR do Banco Central e tenho restrição interna no ITAU. Estou com dificuldades de conseguir novos créditos em qualquer outra instituição financeira ou qualquer outro Banco por este motivo, não tenho restrição no Serasa e SPC, mas estou com restrição cadastral perante esta instituição ao qual mantive relação de serviços bancários. A quebra de minha PRIVACIDADE está ocorrendo com a ampla divulgação de meus dados sobre as operações pagas em dia e pagas em atraso que efetuei com esta instituição para outros Bancos. A instituição está dificultando o meu acesso a novo crédito no mercado financeiro em outros bancos e financeiras, contrariando o disposto no artigo 43, 1, 2, 3, 4 e 5 do Código de Defesa do Consumidor e Garantidos Também pelo artigo 5, X e XLVII, b, da Constituição Federal, que versam respectivamente sobre a dignidade da pessoa Humana e da proibição de penas perpétuas. Conforme protocolo do Banco central número 2022/731585 eu já tentei resolver meu problema mas não foi resolvido, preciso que minha privacidade das operações pagas e as em atraso não sejam divulgados aos outros bancos através desta lista interna negativa. Se meu problema não for solucionado desta vez pretendo representar judicialmente contra a esta instituição financeira. Observação: Não estou pedindo para que o Banco consulte meu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito, eu sei que não estou inadimplente, desnecessário essa consulta, e também não estou solicitando número ou contato de nenhuma Securitizadora de crédito, MINHA SOLICITAÇÃO É PARA PARAREM DE COMUNICAR A RESTRIÇÃO CADASTRAL INTERNA que ultrapassa o máximo permitido por lei, e para que não seja mais divulgado meu nome e CPF para outros Bancos de forma negativa.
Solução esperada
- PARAREM DE COMUNICAR A RESTRIÇÃO CADASTRAL INTERNA com outras instituições financeiras
Mensagens (6)
BANCO ITAU
Para: M. C.
São Paulo, 6 de Janeiro de 2023. MARCOS CARNEIRO [email protected] Ao PROTESTE/RIO DE JANEIRO N.° da FQ 920580530 FA n° 1003220715570 Em atenção a seu relato, gostaríamos inicialmente de esclarecer que eventuais apontamentos restritivos são aqueles exclusivamente inseridos nos cadastros restritivos de proteção ao crédito ou ainda cadastros públicos, como o Sistema de Informações de Crédito-SCR e o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos-CCF, do Banco Central do Brasil. Eventual solicitação que envolva risco de crédito, estará sujeita às políticas internas de cada Instituição Financeira, que observará, além das informações públicas e as informações e histórico de reciprocidade, premissas que assegurem a concessão de crédito responsável e evitem a aquisição de produtos inadequados ou o superendividamento das pessoas. Assim, embora não tenhamos identificado em sua manifestação nenhuma especificação de solicitação de crédito junto ao Itaú, destacamos que nossas análises de crédito observam vários fatores, entre eles a renda, a capacidade financeira e o risco de crédito do cliente, que podem ser auferidas por meio de consultas aos bureaus de proteção ao crédito e aos cadastros oficiais do Banco Central do Brasil acima mencionados, bem como, por meio das informações de seu histórico de relacionamento conosco, restando claro que é liberalidade das instituições financeiras eventual concessão de crédito, e não uma obrigação. No que se refere à concessão de crédito ou critérios adotados por outras instituições, informamos que não temos atuação ou interferencia nas políticas que tais instituições adotam. Dessa forma sugerimos que voce procure os canais de atendimento da referida Instituição. Com relação ao SCR (Sistema Central de Informação de Crédito) esclarecemos que é constituído por informações remetidas ao Banco Central do Brasil (BACEN) sobre operações de crédito, nos termos da regulamentação. A sua finalidade é prover ao BACEN informações para monitoramento do crédito no sistema financeiro e fiscalização, além de viabilizar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras. Atualmente, são identificadas no SCR as dívidas, em dia ou em atraso, nos casos em que haja esse registro, também podem ser informados ao SCR os valores a se tornarem dívidas (créditos a liberar) e os limites de crédito. Ressaltamos que o SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas. O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente. Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede que o cliente pleiteie crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito. Oportuno reforçar, que o SCR é um cadastro de informações, que tem caráter apenas informativo e não restritivo, cuja gestão pertence ao Banco Central. Seu objetivo é fornecer ao Banco Central as informações sobre concessão de crédito no país, sendo que no relatório acessado constam informações gerais a respeito das operações. Localizamos os seguintes contratos: 42218 - 000002252115486 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO Efetivado em 04/11/2022 e em dia. Origem: 42218 - 000000808429419 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO Origem: 17088 - 000592384860000 ITAUCARD CLASSICO VAREJO 11232 - 000001800492504 LIS PF PRE APROVADO, quitado em 14/12/2022. Em caso de negociação/quitação de dívida, o SCR é atualizado a partir da data-base do mes do acordo efetivado ou da quitação realizada. Portanto, nos casos de negociação/quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mes seguinte ao pagamento, que não há mais pendencias a partir do mes do pagamento, ou seja, o cliente está em dia. Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, por se tratar de seu histórico financeiro. Ocorrendo a quitação de pendencias em atraso, as instituições financeiras tem até o 9° dia útil de cada mes para enviar as informações relativas ao final do mes anterior. Após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pelo Banco Central, sendo que os dados para consulta (consulta à própria informação) ficam disponíveis por 60 (sessenta) meses. Esclarecemos que conforme informado através do protocolo 2022731585 aberto junto ao Banco Central confirmamos que diante do exposto, que a base se encontra atualizada, conforme documento anexado. Agradecemos a oportunidade de resposta e esperamos ter auxiliado com os esclarecimentos prestados. Temos o compromisso com a satisfação dos nossos clientes e trabalhamos de forma contínua na análise das demandas para identificar oportunidades de melhorias em nossos processos, produtos e serviços. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agencia está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra ao site www.itau.com.br. "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution takes no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."
BANCO ITAU
Para: M. C.
São Paulo, 9 de Janeiro de 2023. MARCOS CARNEIRO [email protected] Ao PROTESTE N.º da FQ 920952407 FA n° 19258018885 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. Localizamos o seu contato por meio de nossos canais de atendimento, sendo prestados os esclarecimentos, que reproduzimos abaixo; Em atenção a seu relato, gostaríamos inicialmente de esclarecer que eventuais apontamentos restritivos são aqueles exclusivamente inseridos nos cadastros restritivos de proteção ao crédito ou ainda cadastros públicos, como o Sistema de Informações de Crédito-SCR e o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos-CCF, do Banco Central do Brasil. Eventual solicitação que envolva risco de crédito, estará sujeita às políticas internas de cada Instituição Financeira, que observará, além das informações públicas e as informações e histórico de reciprocidade, premissas que assegurem a concessão de crédito responsável e evitem a aquisição de produtos inadequados ou o superendividamento das pessoas. Assim, embora não tenhamos identificado em sua manifestação nenhuma especificação de solicitação de crédito junto ao Itaú, destacamos que nossas análises de crédito observam vários fatores, entre eles a renda, a capacidade financeira e o risco de crédito do cliente, que podem ser auferidas por meio de consultas aos bureaus de proteção ao crédito e aos cadastros oficiais do Banco Central do Brasil acima mencionados, bem como, por meio das informações de seu histórico de relacionamento conosco, restando claro que é liberalidade das instituições financeiras eventual concessão de crédito, e não uma obrigação. No que se refere à concessão de crédito ou critérios adotados por outras instituições, informamos que não temos atuação ou interferência nas políticas que tais instituições adotam. Dessa forma sugerimos que você procure os canais de atendimento da referida Instituição. Com relação ao SCR (Sistema Central de Informação de Crédito) esclarecemos que é constituído por informações remetidas ao Banco Central do Brasil (BACEN) sobre operações de crédito, nos termos da regulamentação. A sua finalidade é prover ao BACEN informações para monitoramento do crédito no sistema financeiro e fiscalização, além de viabilizar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras. Atualmente, são identificadas no SCR as dívidas, em dia ou em atraso, nos casos em que haja esse registro, também podem ser informados ao SCR os valores a se tornarem dívidas (créditos a liberar) e os limites de crédito. Ressaltamos que o SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas. O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente. Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede que o cliente pleiteie crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito. Oportuno reforçar, que o SCR é um cadastro de informações, que tem caráter apenas informativo e não restritivo, cuja gestão pertence ao Banco Central. Seu objetivo é fornecer ao Banco Central as informações sobre concessão de crédito no país, sendo que no relatório acessado constam informações gerais a respeito das operações. Localizamos os seguintes contratos: 42218 - 000002252115486 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO Efetivado em 04/11/2022 e em dia. Origem: 42218 - 000000808429419 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO Origem: 17088 - 000592384860000 ITAUCARD CLASSICO VAREJO 11232 - 000001800492504 LIS PF PRE APROVADO, quitado em 14/12/2022. Em caso de negociação/quitação de dívida, o SCR é atualizado a partir da data-base do mês do acordo efetivado ou da quitação realizada. Portanto, nos casos de negociação/quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento, ou seja, o cliente está em dia. Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, por se tratar de seu histórico financeiro. Ocorrendo a quitação de pendências em atraso, as instituições financeiras têm até o 9º dia útil de cada mês para enviar as informações relativas ao final do mês anterior. Após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pelo Banco Central, sendo que os dados para consulta (consulta à própria informação) ficam disponíveis por 60 (sessenta) meses. Esclarecemos que conforme informado através do protocolo 2022731585 aberto junto ao Banco Central confirmamos que diante do exposto, que a base se encontra atualizada. Agradecemos a oportunidade de resposta e esperamos ter auxiliado com os esclarecimentos prestados. Temos o compromisso com a satisfação dos nossos clientes e trabalhamos de forma contínua na análise das demandas para identificar oportunidades de melhorias em nossos processos, produtos e serviços. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agência está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra ao site www.itau.com.br. "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution takes no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."
M. C.
Para: BANCO ITAU
Minha solicitação não teve resposta condizente com a realidade desta reclamação, o banco de toda forma se esquivou do que foi realmente solicitado, não foi confirmado explicitamente a retirada pelo banco sobre a divulgação existente do meu CPF na lista negra para demais bancos, que está me dificultando a obtenção de novo crédito no mercado financeiro, contrariando ao que dispõe os artigos: artigo 43 parágrafo 1o ao 5o do Código de defesa do consumidor artigo 51, inciso IV e XV do Código de defesa do consumidor artigo 5o, X e XLVII, b, da Constituição Federal de 1988, que versam respectivamente sobre a dignidade da pessoa humana e da proibição de penas perpétuas. A resposta da ouvidoria do banco nesta reclamação reforça ainda mais que meu nome está sofrendo prejuízos, sendo mantido nesta lista interna do banco e sem garantias ou provas de que não estão sendo repassadas informações desabonadoras do meu cadastro e CPF a outras instituições de créditos, dificultando meu acesso a novos créditos em qualquer outro banco, inclusive no próprio Itaú que mantenho minha conta salário com status da conta Uniclass e é importante ressaltar que estarei avaliando se ainda é viável manter neste banco pois não me ajuda em absolutamente nada, minha conta está bloqueada para qualquer tipo de crédito até um simples cartão de crédito, estou tentando fazer um refinanciamento de meu próprio carro quitado para quitar definitivamente minha renegociação mas nem isso consigo em outros bancos devido essa restrição interna do Itaú. Portanto necessário aqui registrar meu interesse na representação judicial contra essa instituição pela falta de interesse de resolver essa abusividade e ilegalidade que a mim está sendo imposta.
BANCO ITAU
Para: M. C.
São Paulo, 17 de Janeiro de 2023. MARCOS CARNEIRO [email protected] Ao Rio de Janeiro - PROTESTE N.º da FQ 922768154 FA n° 19258018885 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. Em atenção a seu relato, gostaríamos de reforçar, conforme informado anteriormente, que eventuais apontamentos restritivos são aqueles exclusivamente inseridos nos cadastros restritivos de proteção ao crédito ou ainda cadastros públicos, como o Sistema de Informações de Crédito-SCR e o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos-CCF, do Banco Central do Brasil. Eventual solicitação que envolva risco de crédito, estará sujeita às políticas internas de cada Instituição Financeira, que observará, além das informações públicas e as informações e histórico de reciprocidade, premissas que assegurem a concessão de crédito responsável e evitem a aquisição de produtos inadequados ou o superendividamento das pessoas. Assim, embora não tenhamos identificado em sua manifestação nenhuma especificação de solicitação de crédito junto ao Itaú, destacamos que nossas análises de crédito observam vários fatores, entre eles a renda, a capacidade financeira e o risco de crédito do cliente, que podem ser auferidas por meio de consultas aos bureaus de proteção ao crédito e aos cadastros oficiais do Banco Central do Brasil acima mencionados, bem como, por meio das informações de seu histórico de relacionamento conosco, restando claro que é liberalidade das instituições financeiras eventual concessão de crédito, e não uma obrigação. No que se refere à concessão de crédito ou critérios adotados por outras instituições, informamos que não temos atuação ou interferência nas políticas que tais instituições adotam. Dessa forma sugerimos que você procure os canais de atendimento da referida Instituição. Com relação ao SCR (Sistema Central de Informação de Crédito) esclarecemos que é constituído por informações remetidas ao Banco Central do Brasil (BACEN) sobre operações de crédito, nos termos da regulamentação. A sua finalidade é prover ao BACEN informações para monitoramento do crédito no sistema financeiro e fiscalização, além de viabilizar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras. Atualmente, são identificadas no SCR as dívidas, em dia ou em atraso, nos casos em que haja esse registro, também podem ser informados ao SCR os valores a se tornarem dívidas (créditos a liberar) e os limites de crédito. Localizamos os seguintes contratos: 42218 - 000002252115486 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO, efetivado em 04/11/2022 e em dia. Origem: 42218 - 000000808429419 SOB MEDIDA CART COMPOSICAO Origem: 17088 - 000592384860000 ITAUCARD CLASSICO VAREJO 11232 - 000001800492504 LIS PF PRE APROVADO, em dia. Em caso de negociação/quitação de dívida, o SCR é atualizado a partir da data-base do mês do acordo efetivado ou da quitação realizada. Portanto, nos casos de negociação/quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento, ou seja, o cliente está em dia. Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, por se tratar de seu histórico financeiro. Ocorrendo a quitação de pendências em atraso, as instituições financeiras têm até o 9º dia útil de cada mês para enviar as informações relativas ao final do mês anterior. Após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pelo Banco Central, sendo que os dados para consulta de devedores individuais (consulta à própria informação) ficam disponíveis por 60 (sessenta) meses. Diante do exposto, confirmamos que a base encontra-se atualizada. Agradecemos a oportunidade de resposta e esperamos ter auxiliado com os esclarecimentos prestados. Temos o compromisso com a satisfação dos nossos clientes e trabalhamos de forma contínua na análise das demandas para identificar oportunidades de melhorias em nossos processos, produtos e serviços. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agência está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra ao site www.itau.com.br. "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution takes no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."
M. C.
Para: BANCO ITAU
Minha solicitação não teve resposta condizente com a realidade desta reclamação, o banco de toda forma se esquivou do que foi realmente solicitado, não foi confirmado explicitamente a retirada pelo banco sobre a divulgação existente do meu CPF na lista negra para demais bancos, que está me dificultando a obtenção de novo crédito no mercado financeiro, contrariando ao que dispõe os artigos: artigo 43 parágrafo 1o ao 5o do Código de defesa do consumidor artigo 51, inciso IV e XV do Código de defesa do consumidor artigo 5o, X e XLVII, b, da Constituição Federal de 1988, que versam respectivamente sobre a dignidade da pessoa humana e da proibição de penas perpétuas. A resposta da ouvidoria do banco nesta reclamação reforça ainda mais que meu nome está sofrendo prejuízos, sendo mantido nesta lista interna do banco e sem garantias ou provas de que não estão sendo repassadas informações desabonadoras do meu cadastro e CPF a outras instituições de créditos, dificultando meu acesso a novos créditos em qualquer outro banco, inclusive no próprio Itaú que mantenho minha conta salário com status da conta Uniclass e é importante ressaltar que estarei avaliando se ainda é viável manter neste banco pois não me ajuda em absolutamente nada, vocês informam que não há nenhuma solicitação de crédito de minha parte no banco Itau, claro que não pois minha conta está bloqueada para qualquer tipo de crédito até um simples cartão de crédito, estou tentando fazer um refinanciamento de meu próprio carro quitado para quitar definitivamente minha renegociação mas nem isso consigo em outros bancos devido essa restrição interna do Itaú. Portanto necessário aqui registrar meu interesse na representação judicial contra essa instituição pela falta de interesse de resolver essa abusividade e ilegalidade que a mim está sendo imposta.
BANCO ITAU
Para: M. C.
São Paulo, 26 de Janeiro de 2023. MARCOS CARNEIRO [email protected] Ao PROTESTE/RIO DE JANEIRO N.° da FQ 923578780 FA n° 168659354 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. Com relação ao SCR esclarecemos que é constituído por informações remetidas ao Banco Central do Brasil (BACEN) sobre operações de crédito, nos termos da regulamentação. A sua finalidade é prover ao BACEN informações para monitoramento do crédito no sistema financeiro e fiscalização, além de viabilizar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras. Em atenção a seu relato, gostaríamos de esclarecer que eventuais apontamentos restritivos são aqueles exclusivamente inseridos nos cadastros restritivos de proteção ao crédito. Ressaltamos que o SCR é um cadastro de informações, que tem caráter apenas informativo e não restritivo, cuja gestão pertence ao Banco Central. Seu objetivo é fornecer ao Banco Central as informações sobre concessão de crédito no país, sendo que no relatório acessado constam informações gerais a respeito das operações.. Neste sentido, por se tratar do seu histórico financeiro, esta informação permanecerá na base O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente. Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede que o cliente pleiteie crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito Eventual solicitação que envolva risco de crédito, estará sujeita às políticas internas de cada Instituição Financeira, que observará, além das informações públicas e as informações e histórico de reciprocidade, premissas que assegurem a concessão de crédito responsável e evitem a aquisição de produtos inadequados ou o superendividamento das pessoas. Assim, embora não tenhamos identificado em sua manifestação nenhuma especificação de solicitação de crédito junto ao Itaú, destacamos que nossas análises de crédito observam vários fatores, entre eles a renda, a capacidade financeira e o risco de crédito do cliente, que podem ser auferidas por meio de consultas aos bureaus de proteção ao crédito e aos cadastros oficiais do Banco Central do Brasil acima mencionados, bem como, por meio das informações de seu histórico de relacionamento conosco, restando claro que é liberalidade das instituições financeiras eventual concessão de crédito, e não uma obrigação Em relação a eventuais negativas realizadas por outros bancos, informamos que não temos condições de apresentar informações sobre análise de crédito, tendo em vista que cada qual detém parâmetros internos específicos de análises. Agradecemos a oportunidade de resposta e esperamos ter auxiliado com os esclarecimentos prestados. Temos o compromisso com a satisfação dos nossos clientes e trabalhamos de forma contínua na análise das demandas para identificar oportunidades de melhorias em nossos processos, produtos e serviços. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agencia está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra ao site www.itau.com.br. "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution takes no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."