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Péssima qualidade na pintura do hb20 2020 - a tinta do meu carro está descascando facilmente

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

S. S.

Para: Hyundai Motor Brasil

06/01/2023

Boa tarde! Compartilho que em novembro de 2020 comprei um HYUNDAI/ HB20 1.6M VISION ANO DE FABRICAÇÃO 2020/ANO MODELO 2021. A compra foi realizado em Marabá-PA, mais precisamente na HMB PRIVILLEGE, que por sinal, sempre me atenderam muito bem. Apesar de ter gostado muito do veículo que adquiri, principalmente da mecânica, desempenho e conforto, um fator está me deixando fortemente frustrado; a pintura do carro é extremamente frágil. Poucos meses após a aquisição, percebi que no para-choque dianteiro e principalmente no capô havia várias partes em que a pintura estava danificada, aparentemente são ralados ocasionados por pequenos fragmentos de areia ou pedra que naturalmente se chocam com o carro quando cruzamos por, ou conduzimos atrás de outros veículos. O que me chama a atenção é que em outros automóveis que eu já possui esse fato nunca ocorreu. Alguém poderia questionar que isso é devido ao uso, mas eu refutaria facilmente afirmando que o meu carro não transita por estradas não pavimentadas, e que o problema teve início poucos meses após a compra. O carro é bem cuidado; agora que eu rodei 26000 km nele, e os problemas continuam aparecendo. Em uma das revisões que eu fiz, um funcionário da concessionaria me afirmou que outros clientes então com esse problema também, e que por coincidência ou não, praticamente todos os veículos (HB20) do mesmo ano que o meu apresentam semelhantes incômodos. Estava pensando em trocar meu veículo por outro hb20, dessa vez seria um sedan, mas diante da frustração que tenho enfrentado, temo passar pela mesma agrura com o novo carro. Solicito ajuda da Hyundai para que isso seja resolvido sem o desgaste jurídico.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (4)

Hyundai Motor Brasil

Para: S. S.

16/01/2023

Curitiba, 16 de janeiro de 2023. Ao sr. Saymon Santos. Ref.: Notificação extrajudicial HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMÓVEIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 10.394.422/0001-42, com sede na Avenida Hyundai, 777, Bairro Água Santa, Piracicaba - SP, por seu procurador legal, ao final assinado, vem, respeitosamente, CONTRANOTIFICAR Vossa Senhoria, pelo que faz nos seguintes termos. Síntese dos fatos. Alega o Notificante ser proprietário de um veículo Hyundai HB20, adquirido em novembro de 2020. Segundo relato, estaria satisfeito com o automóvel; contudo, a pintura deste seria 'extremamente frágil'. Narra que, poucos meses após a aquisição, teria verificado danos na pintura ('ralados'), no para-choque dianteiro e no capô, os quais seriam causados por fragmentos de pedra e areia, ainda que o veículo não transitasse em estradas não pavimentadas e ter apenas 26.000 km rodados. Aduz, ainda, que teria sido informado, em uma das revisões, que tal tipo de reclamação seria comum em veículos HB20. Diante de tais fatos, formalizou a presente Notificação Extrajudicial, requerendo o reparo do veículo em garantia. Da impossibilidade da Montadora de obtenção de maiores esclarecimentos sobre o caso - Informações disponibilizadas na Reclamação insuficientes No presente caso, ainda que o Notificante tenha relatado o modelo do veículo adquirido e os problemas apresentados, é imprescindível a disponibilização de informações mais específicas para o levantamento de todas as informações necessários para o fornecimento dos devidos esclarecimentos ao consumidor. Isso, porque, apenas através das informações constantes na Notificação, não é possível identificar o veículo do consumidor. Desta maneira, requer-se seja o consumidor notificado para apresentar maiores elementos para elucidação dos fatos, tais como: CPF; informações do veículo (placa e chassi) e; histórico de ligações para a concessionária. Da mesma forma, requer-se novo prazo para manifestação desta Montadora, após a disponibilização dos dados solicitados supra, para que se possa prestar maiores esclarecimentos. 3. Esclarecimentos Ainda assim, mesmo sem a possibilidade de localizar o caso do Notificante, em decorrencia da falta de informações necessárias para tal, conforme explicitado supra, esta Montadora, ora Notificada, vem prestar esclarecimentos sobre os sintomas relatados pelo consumidor em sua Notificação, na qual alega descontentamento com supostos danos suportados na pintura de seu veículo. Através do relato do próprio consumidor, é possível perceber que os danos na pintura, caso de fato existentes, são decorrentes de agente externo, isto é, da ação do meio ambiente ou atos da natureza. Reafirmando a alta qualidade dos seus produtos e reiterando seu compromisso em superar as expectativas de seus consumidores, a HMB proporciona 05 (cinco) anos de garantia de seus veículos. Entretanto, para que seja viável assegurar a garantia ao consumidor, exige-se o cumprimento do plano de manutenção periódica na rede de concessionárias Hyundai Motor Brasil e às demais condições previstas no Manual de Garantia. Todo adquirente, ao retirar seu veículo Hyundai, recebe o Manual de Garantia do veículo, onde constam todas as informações sobre a cobertura da garantia do automóvel. No referido Manual, existe um tópico específico que trata de causas de exclusão da garantia. Nesse caso, assim estão previstos os itens e serviços não cobertos pela garantia: (Manual de Garantia, p. 15) Veja-se, portanto, que não está coberta pela garantia do veículo a realização de reparos e ajustes decorrentes de agente externo, ou seja, no caso, da ação de intempéries naturais como contato com poeira ou areia ao dirigir, além de danos à pintura causados por batidas de pedras. Ressalte-se que o caso não se trata de qualquer vício de fabricação, sendo que a causa do problema é alheia ao controle da Reclamada. Nessa senda, no que tange à ausencia de responsabilidade da Fabricante na hipótese de surgimento de vícios decorrentes de agente externo, vejamos o entendimento sedimento em nossa jurisprudencia pátria: APELAÇaO CaVEL. AÇaO DE INDENIZAÇaO POR DANOS MORAIS. DEMANDA AJUIZADA CONTRA A FABRICANTE E CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA SOB ALEGAÇaO DE DEFEITO DE FÁBRICA DO VEaCULO DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA. PROVA PERICIAL. DESCARACTERIZAÇaO DO DEFEITO FABRIL. DANO OCORRIDO POR AGENTE EXTERNO NÃO COBERTO PELA GARANTIA DADA PELO FABRICANTE. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DAS ACIONADAS AFASTADA, INTELIGÊNCIA DO ART. 12, § 3° DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. SUCUMBÊNCIA. SUSPENSÃO DA EXECUÇaO. AUTOR BENEFICIÁRIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO DE APELAÇaO IMPROVIDO. Sendo assim, em se tratando de dano causado pela ação de agente externo, não há, portanto, hipótese de cobertura da garantia fornecida pela Fabricante. Afirmação em sentido contrário por parte do Reclamante precisaria ser comprovada através de prova técnica pericial, o que não é admitido no âmbito extrajudicial. Vale dizer, é imprescindível a realização de tal prova técnica, sob pena de se violar o direito de defesa da Montadora Reclamada. Portanto, sendo o problema relatado pelo Reclamante decorrente de agente externo, não há que se falar em reparo do produto sem ônus ao consumidor, tampouco em qualquer responsabilidade desta Montadora pelos fatos aqui discutidos. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas nos canais de atendimento da Hyundai Motor Brasil - através do site s:www.hyundai.com.br/sobre-a-hyundai/corporativo/contato e SAC - 0800-770-3355 Atenciosamente, Priscila Kei Sato OAB/SP 128.500 Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments.

S. S.

Para: Hyundai Motor Brasil

28/01/2023

A pergunta que fica, todo esse argumento jurídico é uma maneira de dizer que não irão resolver meu problema? É interessante refletir sobre como a montadora trata seus clientes, mesmo aqueles que seguem à risca as orientações da empresa, como por exemplo, fazer todas as revisões previstas na concessionária em que o veículo foi adquirido ( e isso tenho feito), mas na hora de dar o subsídio necessário ao consumidor, usam todo esse arcabouço jurídico, aparentemente para nos desestimular e assim abandonar aquilo que pretendemos resolver de maneira pacífica. Nem ao menos me chamaram pra levar o veículo até a concessionária autorizada para que o mesmo pudesse ser vistoriado ou periciado, e já dizem que não há como resolver? Espero que esse posicionamento seja repensado para que assim, possamos resolver esse entrevero, pois do contrário, procurarei todos os meios possíveis para que isso aconteça, inclusiva dando publicidade em caso em todos os meios de informações possíveis. Isso inclui divulgar essa desrespeitosa resposta que me enviaram.

S. S.

Para: Hyundai Motor Brasil

29/01/2023

Há um discurso de que o problema por mim relatado se encontra diretamente ligado aos fatores externos como intempéries causadas pelas ações da natureza, mas como se pode afirmar isso com tanta veemência se nem periciaram o automóvel? Interessante mencionar é que o próprio funcionário da autorizada em que comprei o veículo me informou que não são poucos os casos de reclamações de clientes que estão enfrentando essa mesma situação por mim relatada, inclusive me afirmou que a Hyundai é ciente disso. Se há oferta de garantia de 05 anos para problemas dos quais nenhuma montadora se encontra imune, essa garantia precisa ser estendida ao consumidor havendo a necessidade justificada, do contrário não passará de engodo para atrair a clientela. Certo de que a Hyundai irá rever o seu posicionamento anterior, disponibilizo aqui alguns dados do veículo para que se possa dar procedimento ao que eu mais espero, resolução do caso. CHASSI: 9BHCP51DAMP116445/ foi comprado na HYUNDAI PRIVILLEGE DE MARABÁ-PARÁ. Todas as revisões foram feitas até o presente momento na concessionária autorizada. Para contatos comigo: (94) 91635260.

S. S.

Para: Hyundai Motor Brasil

29/01/2023

Aqui estou anexando mais alguns documentos do veículo do meu HB20 1.6 VISION