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Razor atrasa envio 2 vezes e se recusa a me ressarcir em menos de 90 dias

Razor do Brasil LTDA
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. E.

Para: Razor do Brasil LTDA

27/01/2023

Eu rcomprei uma workstation junto à Razor do Brasil LTDA (pedido 31920) em 28/11/2022. Não houve assinatura de contrato, a negociação foi realizada por WhatsApp, recebi a proposta comercial 40127 por e-mail e paguei por PIX em 28/11/22. O computador deveria ter sido despachado em 28/12/2022. Em 27/12/2022 eu tentei acompanhar o status pelo site, mas não consegui. Ao logar na minha conta, recebo a mensagem de que não há pedidos. Entrei em contato por WhatsApp e recebi a informação que o pedido estava atrasado devido à falta de componentes, com previsão de entrega dos mesmos apenas em 16/1/2023. Reclamei que não recebi nenhuma informação sobre isso e o atendente me respondeu que a Razor não teve tempo de informar os clientes. Continuo aguardando e os problemas se repetem. Em 17/1/2023 eu contatei novamente a empresa via WhatsApp. Dessa vez, me informaram que ainda não haviam recebido os componentes para montagem do computador e que a nova previsão de recebimento dos componentes era 15/2/2023, 50 dias após a data informada para envio do mesmo no ato da compra. Após 2 atrasos, considerando o péssimo atendimento da empresa, decidi cancelar a compra. Manifestei meu desejo de cancelar a compra por WhatsApp e me pediram para fazer a solicitação por e-mail, o que fiz no mesmo dia. Após meu primeiro e-mail em 17/1, ocorreu uma intensa troca de e-mails, com alguns destaques: 1) a Razor deu a entender que não tinha culpa no atraso e que eu não poderia reclamar do mesmo, já que ela coloca um aviso na proposta de venda (mas atrasos sempre podem ocorrer por qualquer motivo, a responsabilidade de gerenciar cadeia de suprimentos e linha de montagem é do vendedor e o comprador não é obrigado a suportar atrasos) 2) em certo momento, citaram jurisprudência para tentar me convencer que eu não teria direito à proteção do Código de Defesa do Consumidor, acreditando que eu usaria o computador para alguma atividade profissional (o que não é o caso) 3) se recusam a me ressarcir imediatamente, afirmando que a política da empresa é de ressarcir valores A PARTIR DE 90 DIAS do cancelamento (mas essa política, como qualquer outra, é apenas procedimento interno da empresa, não tendo valor legal nem podendo afrontar leis brasileiras e pode ser ajustada ou admitir exceções) 4) apesar da compra ter sido realizada sem assinatura de contrato, efetivada após pagamento por PIX em 28/11/2022 com base em proposta comercial enviada por e-mail, insistem que eu assine um protocolo de cancelamento concordando em ser ressarcido apenas em 31/5/2023, INACREDITÁVEIS 184 DIAS APÓS O PAGAMENTO (e 128 dias após emitirem o protocolo de cancelamento 325/2023), feito antecipadamente em boa fé (mas eu me recuso a assinar esse protocolo concordando com esse prazo para ressarcimento) No momento, a situação é: a Razor não consegue cumprir seu compromisso de venda e me entregar o computador que comprei; eu perdi a confiança no vendedor e quero cancelar a comprar e ser ressarcido imediatamente; a Razor age como se eles não fossem responsáveis pelo atraso e eu não tivesse direitos, se recusando a me ressarcir antes de 31/5/2023.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 8437,55
  • Danos morais/materiais
  • Reconhecimento de que a política de ressarcimento da companhia é abusiva, revisão dessa política e um pedido de desculpas