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Fatura saiu de R$ 70 para R$ 400,00 e a Naturgy alega normalidade

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

c. p.

Para: Naturgy (CEG)

08/03/2023

Em 21/09/2023, foi feito a autovistoria do gás. Tivemos restrição e, após reparo, no dia 10/11/2022, recebemos o LAUDO DE CONFORMIDADE (sem vazamento). A empresa Amilgás (que fez autovistoria) entrou em contato direto com a NATURGY para trocar o medidor, pois alegaram ser antigo. Após isso, minha conta saiu de uma média de R$ 76,19 para uma média de R$ 327,48. Só que eu NÃO tenho aquecedor. Somos 3 pessoas, sendo 2 pessoas fica o dia inteiro na rua e chega em casa quase meia noite (posso comprovar) e, quando cozinhamos, é AS VEZES no final de semana. Reforçando: não tenho aquecedor. o Gás atende apenas o fogão que funciona as vezes. Antigamente a gente pagava entre R$ 40 ou 50, e depois mudou para R$ 60 e 70. Entendi que é o aumento comum de preço, mas do nada, teve esse aumento de quase 200%. Como atrasamos o pagamento do final do ano, eu só vi isso agora, quando peguei para pagar tudo de uma vez e levei esse susto. Ligamos para a naturgy, abrir contestação e ambos me alegaram que é comum e que está tudo certo. No dia 09/02, LIGAMOS NOVAMENTE PARA A NATURGY e forçamos que eles viessem no prédio para ver se tinha algo errado. Pois tínhamos o laudo de conformidade recém-emitido pela AMILGÁS e foi CONSTATADO ESCAPAMENTO NO MEDIDOR DO APARTAMENTO 702. A própria NATURGY trocou a borracha de vedação e foi feito o reaperto de conexão. Tenho o papel de atendimento. Só que, como meu marido é sindico do prédio, a gente SEMPRE estava acionando a NATURGY para sanar esse cheiro de gás e eles analisavam e detectava de outros apartamento e nunca o nosso. Ou seja, eles sempre estiveram aqui no prédio, e deixava essa falha. Apenas no mês de fevereiro, porque insistimos muito, que eles foram ver e detectaram o vazamento. Sendo que não é do ramal interno mas sim da própria naturgy, tanto que foi corrigido por eles. Eles fecharam o vazamento e ai começou minha luta de rever as faturas. No dia 27/02, foram cortar o gás devido não pagamento. paguei essa fatura de dezembro, apenas para não cortar o gás, mas ainda assim indignada porque era uma fatura de R$ 319,42. Gostaria de uma solução, pois não faz sentido uma conta ter aumento de mais de 200%. Peço conferir as médias até chegar esse aumento grosseiro de uma média de R$ 76,19 para uma média de R$ 327,48, de uma só vez! Abrir OUVIDORIA, e no dia 06/03 o técnico foi no local, fes teste de jato de 1 boca de fogão e ele FALOU que a vazão estava desregulado. Só que, da ouvidoria, recebi email falando que está tudo OK e que eu tinha que economizar o gás. MINHA CONSTESTAÇÃO: Temos o protocolo 2-4171364413, onde o técnico foi ontem, dia 06/03 e quero contestar a resposta recebida POIS TEM O VÍDEO QUE O TÉCNICO FEZ O TESTE DE JATO e constatou que ao abrir apenas 1 boca do fogão, o consumo está subindo muito mais do que alguns restaurantes que tem medidor grande (palavra do técnico). Ele constatou que o MEDIDOR ESTÁ DESREGULADO, porque a vazão de liberação do gás é exagerada. Ele disse que ele poderia ajustar o medidor, mas precisava de aval da empresa, e como não teve, ele informou que iria registrar o ocorrido. Existe o vídeo e 4 testemunhas sobre o ocorrido. Peço reabrir o chamado e enviar outro técnico. Terei que acionar a Agenersa. Pois só tem 01 fogão, NÃO TEM AQUECEDOR e o gás saiu de média de R$ 76,19 para uma média de R$ 327,48, de um mês para o outro. No dia 07/03, sem avisar e sem me esperar chegar até lá, ele entrou no prédio e tirou foto do medidor para ter uma "prova" Só que a PROVA é quando ligo o gás do fogão. MINHA CONSTESTAÇÃO: Atendimento Naturgy - 4287482 Não aceito a resolutiva, porque no dia 06/03 o técnico, ao fazer o TESTE DE JATO COM 1 BOCA DE FOGÃO, detectou a desrregulagem da vazão do gás, ao verificar o medidor. Temos testemunha (Rodrigo Coelho Souto) que VIU e ouviu da boca do técnico. ONTEM, sem a nossa presença, vocês agiram de MÁ FÉ em ir até o local sem avisar que iriam (como foi feito da outra vez) e entrou no prédio (inclusive o porteiro recebeu uma advertência do síndico, pois nossa orientação era não deixar ninguém entrar sem nossa presença) e tiraram FOTO de um medidor PARADO para ser uma "prova", que não faz sentido algum. A foto tem que ser feita novamente com o teste da vazão em AÇÃO. Já fiz várias pesquisas de consumo com vizinhos e amigos e o máximo é 170 (com aquecedor e fogão) Nós não temos aquecedor, nós NÃO usamos fogão, pois trabalhamos de 8h até 00:00 Todos os dias e vocês NÃO podem falar que "observem suas rotinas para não haver desperdício de consumo do gás." Nossa rotina é NÃO USAR GÁS POIS TRABALHAMOS e trabalhamos MUITO. Quero reaver o processo de vistoria de vocês, com A NOSSA PRESENÇA, fazendo o teste de vazão e NÃO APENAS TIRAR FOTO DE MEDIDOR. Estou contratando 03 empresas com RESPONSABILDIADE TÉCNICA E ART, EMISSÃO DE LAUDO e, se precisar, contratarei 10 empresas. 01 fogão, que não é usado, que TEM O RELATÓRIO DE CONFORMIDADE COM EMPRESA CREDENCIADA PELA NATURGY, que não tem aquecedor, NÃO PODE TER UM CONSUMO SAINDO DE R$ 70,00 PARA R$ 400,00, de um mês para outro. Outra coisa: quem fez o "Teste de Estanqueidade: Pressão Normal" ????? Se ontem vocês voltaram lá, de má fé, para apenas tirar foto. E no dia anterior, não foi feito teste porque eu estava lá e ouvi o técnico falar que a VAZÃO ESTAVA DESREGULADA, quando ligamos apenas 1 boca do fogão. Ele mesmo se assustou. E o LAUDO DE VOCÊS ESTÁ ERRADO, pois fala que tenho "AQUECEDOR PERMANENTE ACESO" lá tem listado como "1"... EU NÃO TENHO AQUECEDOR, ou seja, tenho outra prova que vocês estão agindo de má fé. Fico no aguardo de novo agendamento, mas de qualquer forma, contratarei 03 empresas com RESPONSABILIDADE TÉCNICA e as mesmas emitiram o LAUDO TÉCNICO.

Solução esperada

  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais
  • Reparo