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Negativa de Crédito Consignado sem Explicação do Motivo
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
S. S.
Para: Bradesco
Sou correntista do BANCO BRADESCO - AGÊNCIA 0369-7 (SANTO AMARO DA IMPERATRIZ – SC) - CONTA CORRENTE PRIME Nº 17.926-4 Sou correntista do Banco Bradesco desde o ano de 2002. Possuía cartões de crédito, aliás, sempre ofertados de maneira ostensiva, chegando a possuir três em concomitância. Havia limites de cheque especial, bem como uma série de ofertas de outros créditos que não fazia uso por não necessitas, à época. Quando necessitei construir minha residência própria, devido a uma série de empecilhos criados pelo Banco Público de referência para esta modalidade, a saber, a Caixa Econômica Federal, optei por pleitear o empréstimo pelo Banco Bradesco, ainda que a juros um pouco maiores. Tal decisão partiu da proximidade com a Gerência e pelo relacionamento que já contava com oito anos de parceria. Sendo assim, em 08/10/2010, firmei contrato de financiamento com o Banco Bradesco. Inclusive meu imóvel se encontra com cédula hipotecária como garantia do empréstimo, que se encontra absolutamente em dia, já com quase doze anos de pagamentos. Há cerca de nove anos atrás, passei por situação financeira complicada, o que me levou a atrasar algumas daquelas prestações, ao mesmo tempo em que não consegui adimplir os cartões de crédito que possuía e utilizar o limite de cheque especial por um bom período no máximo possível. Em um esforço pessoal enorme, com o auxílio de alguns familiares e da gerência da época, firmamos um acordo no qual eu paguei mais de 80% de todo o débito a vista, ficando uma parcela de pouco menos de mil reais por mês durante um ano, com pequena taxa de juros, para dar integral quitação ao débito havido perante ao banco. Todas as parcelas foram pagas, esgotando-se por completo as dívidas para com a instituição financeira. Em tal acordo com o Banco, resolvemos de comum acordo, cancelar os cartões e zerar o limite da conta corrente, apesar de manter a condição Prime da mesma. E nenhum problema a mais surgiu desde então. Lá se vão oito anos de relacionamento cordial e de respeito. Ocorre, que além da conta pessoa física, sou um dos responsáveis legais da conta pessoa jurídica que nossa empresa mantém junto ao Banco. E a cada troca de gerente, quer seja o de contas pessoas físicas, pessoas jurídicas ou gerente geral, recebíamos a visita no novo staff em nossa empresa. A partir de tais visitas, sempre estendíamos a conversa sobre nosso relacionamento pessoal com o Banco Bradesco. Serviços, cartões, empréstimos eram oferecidos nessa visitas e curiosamente nunca havia um retorno sobre as ofertas, ainda que para algumas eu houvesse dado o aval. Isto sempre falando no relacionamento pessoa física-Bradesco. Diante de tantas ofertas dos gerentes, quer de cartão de crédito, quer de antecipação de restituição do Imposto de Renda, quer de linhas de crédito, quer de quaisquer outros serviços bancários para minha conta pessoa física, e sem sequer darem um retorno sobre a efetivação ou os motivos de eventuais recusas, acabei desistindo de efetuar novas tentativas. A situação já estava desgastante, vexatória, causando prejuízos de ordem moral e psíquica. Há três anos atrás, justamente por negativas de crédito sem motivação, transferi minha conta salário para outra instituição bancária, mas mantive minha conta pessoal no Banco Bradesco, até mesmo porque meu financiamento imobiliário junto ao Banco Bradesco, é debitado de minha conta corrente. Na última semana de fevereiro de 2023, identifiquei a necessidade de levantar um capital para dar uma folga nas contas que estão em um patamar elevado em virtude de gastos extras com saúde e educação de familiares. Coincidentemente, como um dos responsáveis financeiros da empresa, autorizei um empréstimo consignado junto ao Bradesco em um valor muito mais elevado do que aquele que pretendia levantar (mais do que o dobro) para funcionário meu familiar que esta com o nome negativado há algum tempo. Como já se havia passado três anos da última tentativa imotivadamente frustrada junto ao Banco Bradesco, ato contínuo à autorização que havia feito do empréstimo consignado privado acima mencionado, solicitei um empréstimo nesta modalidade junto à Gerente da Conta Corrente Prime desta Agência. Seis dias após trabalhar na aprovação de uma taxa de juros que me fizesse concentrar os consignados no Bradesco, finalmente referida Gerente obteve êxito e me informou disso, conforme conversa registrado em aplicativo de mensagens. Animado com a possibilidade, aguardei a tão esperada aprovação, já que, além de estar há anos com o nome limpo e sem restrições, registrar uma taxa de escore de 966 em 1000 pontos possíveis, o responsável pelo pagamento das parcelas, seria nossa empresa, ainda que o destinatário do empréstimo seja a pessoa física. Entretanto, no dia seguinte, para meu enorme dissabor, frustração e repetição da situação vexatória sem motivação, a Gerente de Contas informou que o empréstimo não foi aprovado. Perguntei para ela o que foi que motivou a negativa. Apesar dos esforços dela, nenhum superior na cadeia de aprovações explicou, insistindo ser desnecessário motivar, já que a concessão do crédito seria uma liberalidade do Banco. Expliquei que sou advogado por formação, e que entendia perfeitamente que a Instituição Bancária não é obrigada a conceder empréstimos para correntistas ou não correntistas, mas também é um direito expresso do consumidor desta relação de consumo, saber qual o motivo da negativa. A Gerente informou que nem ela, nem o Gerente Geral da Agência conseguiriam me dar essa resposta, pois não foram informados pelos canais competentes de aprovação sobre qual seria a fundamentação. Informei então que iria formalizar um pedido de explicações e perguntei como formalizar. A resposta foi negativa. Quero que o Banco explique porque nega crédito a correntista especial em modalidade que a empresa contratante é responsável pelo pagamento das parcelas de cliente sem restrições e com escore próximo a 1000.
Solução esperada
- Danos morais/materiais
- Ao menos a explicação oficial do porque da negativa de crédito em qualquer modalidade, mais especificamente sobre o empréstimo consignado privado, já que nossa empresa já tem contrato com o Banco nessa modalidade.
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S. S.
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Bradesco
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