Voltar

HP NÃO É EMPRESA DE TECNOLOGIA. PRODUZ APENAS PÉSSIMAS EXPERIÊNCIAS, PLÁSTICO DESCARTÁVEL E POLUENTE

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. R.

Para: HP - HEWLETT-PACKARD

13/04/2023

No ano de 1998 conheci as impressoras HP como sendo as melhores do mercado. Trabalhei em gráficas e agências de propaganda e sempre as utilizávamos mesmo com alguns problemas de ressecamento de tinta nos cabeçotes para pequenos serviços dada a confiabilidade diante das concorrentes. Quando em 2005 surgiu a possibilidade de poder adquirir um computador, optei por um desktop da marca, mais barato diante das opções do mercado. E funcionou por exatos 13 meses dando erro irreparável no hd, na placa e perdendo TODAS as memórias e dados guardados. Mesmo diante da falta de suporte, continuei a acreditar na marca e adquiri anos depois uma impressora laser color a4 2025n para pequenos serviços. Ela durou 11 páginas do primeiro serviço de cartões de visita até deixar de funcionar. O suporte solicitou que eu enviasse a mesma pelo correio que iriam investigar se seria realmente o caso de garantia ou se teria sido mau uso. Como eu contestaria se teria sido ou não mau uso se a impressora seria levada para outro estado por serviço terceirizado? Se alegassem mau uso, não receberia de volta a carcaça e os tonners e ainda ficaria com o prejuízo do envio. Nunca enviei. Precisei concluir os serviços em terceirizados o que no final gerou prejuízo maior ainda. Anos se passaram e trabalhei em bureaus de impressão digital com as plotters de projeto da série 500 e as top de linha Látex e sempre problemas similares ocorreram com cabeçotes projetados para quebrar com situações corriqueiras em impressão como raspagem em mídias ou limpezas. Anos se passaram e experiências muito positivas com equipamentos EPSON adquiridos pela empresa no mesmo período me afastaram da minha tradicional ( e diga-se de passagem ingênua) preferência pela HP. Até que durante a pandemia e devido ao aumento dos insumos originais da concorrência, me permiti a aquisição de uma impressora deskjet 2376 para uso doméstico de meus filhos. Ela esgotou os cabeçotes de fábrica com uma sequencia de alinhamentos e limpezas e imprimiu apenas 16 páginas de textos e e imagens que não ocupavam sequer 1/5 de 3 páginas. Procurando em fóruns a minha decepção foi comprovada por diversos relatos de comportamentos iguais em aparelhos de outras pessoas. Não acreditei que seria possível que uma empresa que, por décadas, difunde a informação de estar na vanguarda em qualidade, tecnologia e preocupação com sustentabilidade procederia de maneira criminosa gerando em seus escritórios de projetos e tecnologia, milhões de produtos simplesmente descartáveis. Precisava enfrentar a realidade e assim comprei novos cartuchos e instalei. A impressora entrou num loop sem fim de travamento de carrinho de impressão, erros inexistentes de falta de papel e sensores de portas abertas, solicitando limpeza de cabeçotes e alinhamento que terminaram por consumir o segundo kit de impressão sem produzir uma única impressão de página de teste. Busquei o suporte e a mensagem antes de qualquer coisa foi a de que o equipamento não estaria mais coberto pela garantia, que teria sido encerrada a 12 meses. O suporte é incapaz de identificar o erro da impressora mas consegue antes de tudo dizer que você não tem juridicamente direito ao suporte. Isso mesmo! Não há como não supor que os equipamentos que a empresa produz são claramente projetados para quebrar com ou sem uso e independente da garantia. Faço o presente registro para que os consumidores saibam que a HP pode ser muitas coisas mas diante de tudo que já vivi envolvendo a marca garanto que nenhum cidadão quer adquirir um equipamento produzido por essa estrutura marketeira projetada apenas para gerar descartáveis como qualquer fábrica de copos descartáveis e utensílios de plástico. Queremos adquirir um equipamento que nos sirva, somos seres humanos correto? Produzimos e consumimos ferramentas, equipamentos e coisas que nos sirvam, facilitem nossas vidas, o que evidentemente não é intuito da HP. Sugiro qualquer outra marca seja ela Samsung, Epson, Canon, Brother, Lexmark, Kyocera, Océ, Konica Minolta ou Xerox. Já trabalhei com todas e em suas séries profissionais ou home use e QUALQUER uma dessas empresas fabrica equipamentos realmente utilizáveis, algumas inclusive fabricam produtos extremamente duráveis, diria quase eternos. Não opte pela HP, seja pela promessa de qualidade (mediana e sem durabilidade) ou de assistência técnica ( só cobre 12 meses, depois disso nem peças de reposição serão fornecidas pela HP) ou mesmo pelo suposto suporte (se seu equipamento estiver conectado, o suporte não identifica qualquer erro, apenas que você terá ou não direito a garantia.) Se o seu critério para compra for preço, opte por uma Epson de ecotank ou por uma similar Canon, Samsung, etc. Espero apenas que minha péssima experiência com a HP sirva de orientação para consumidores desavisados e torço para que outros relatos similares apareçam para que, diante disso, a marca REVEJA sua ultrapassada forma de se relacionar com o mundo e com as pessoas.

Solução esperada

  • Troca