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Sinistro não informado em seminovo adquirido na Localiza Seminovos

Localiza Seminovos
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

S. C.

Para: Localiza Seminovos

07/05/2023

Em 28/04/23 realizei a compra de um Peugeot 208 Allure efetuando o pagamento da quantia de R$ 77.500,00 por meio de 1mil via pix na reserva, 50mil via pix da entrada e 26,5mil em 10x no cartão. A compra foi realizada na loja Localiza Seminovos da Av. Fernando Costa, 900 (Mogi das Cruzes/SP). Envolta no entusiasmo, fiquei com o carro, com o contrato de compra e venda, uma chave, o manual e o CLRV provisório, tendo sido informada que o restante dos documentos seria fornecido em alguns dias, após finalização dos demais trâmites. No mesmo dia, em posse do carro e pensando apenas em resolver riscos de unha na maçaneta, fui à um funileiro conhecido. Este me alertou sobre alterações incompatíveis com uso rotineiro do bem, orientando a conversar com o vendedor. Em contato via whatsapp, o vendedor orientou a realização de laudo cautelar antes que eu fizesse alguma alegação. Fiz o laudo em 29/04 que identificou consertos de funilaria e pintura além do histórico de roubo e furto. No mesmo dia, retornei à loja da compra. Conversei com o vendedor e o gerente, indicando que (1) poderia ficar com o item desde que fosse retornado o valor correspondente à desvalorização devido ao histórico de roubo/furto, ou (2) aceitaria uma troca com item de mesmas características e valor ou (3) concordaria com o cancelamento da compra. O gerente falou que a Localiza não trabalha com itens com esse tipo de histórico e que repassaria a informação aos superiores, dando retorno de parecer em até 03/05. Sem o contato prometido, retornei à loja em 03/05. Lá, fui informada pelo gerente que o carro veio de São Paulo e "qual carro em SP nunca foi roubado?" mas que como a estrutura e mecânica estavam em condições de uso, minha preocupação era infundada. Foi dito também que, como a Localiza zela pelo seu nome e qualidade, seria estudada a possibilidade de troca por um item equivalente e que eu deveria esperar 20 dias. Foi enfatizado que qualquer hipótese de cancelamento da venda e retorno de valores era inviável, e que se eu quisesse um carro com preço acima do valor combinado deveria acontecer um novo acerto da minha parte. Conversei com o meu marido e ele pediu o contato do vendedor para conversar com o gerente. Meu marido esclareceu que escolhemos a Localiza Seminovos por acreditar que uma empresa experiente e com tanta participação no mercado, além de aparentemente tão preocupada com processos de qualidade, seria o melhor lugar para se adquirir um seminovo nas melhores condições. Relatou a ele sobre nossas melhores expectativas quanto à compra do novo bem e nossa desilusão com seu histórico recém descoberto. Lembrou-o sobre alguns pontos do código de defesa do consumidor que “eventualmente” haviam sido “ofuscados” como o direito à informação do histórico do carro antes de acertado o pagamento (o que caracteriza vício oculto) e como esse dado gera uma importante desvalorização na revenda do carro (aproximadamente 30%). Referiu que, baseado nisso, havia sim o meu direito ao cancelamento da venda ou troca por item equivalente de mesmas características e valor. Meu marido foi informado pelo gerente, de forma descortês, de que o cancelamento da venda jamais seria realizado e que eu deveria esperar por um item de troca que seria providenciado. Pouco tempo depois, foi-me encaminhado fotos de um novo carro. Analisei as fotos no dia 04/05 e não pude deixar de fazer uma nova pesquisa. Descobri que o item ofertado estava em anúncio sob o preço de 76.999,00. Indiquei isso em novo contato com o vendedor e o mesmo referiu que não havia outra opção. Sabendo que a diferença não seria devolvida e na tentativa de um melhor acordo, liguei para o setor de pós venda em 05/05, visto que o carro já foi adquirido. Fui informada que qualquer tratativa do gênero deveria ser feita com o gerente da loja de compra visto que é o único com quem posso negociar, não havendo outro setor de auxílio. Fui novamente tentar conversar com o gerente da loja em 06/05 para pedir o cancelamento da compra, mas ele não estava no local. Acabei por conversar novamente com o vendedor que, apesar de amigável e de ter ciência do meu desejo de cancelamento de compra, ressaltou que eu preciso me decidir logo porque o prazo para a finalização dos documentos está vencendo... Considerando enfim: 1) Que o carro comprado tem histórico de roubo/furto (o que não foi informado antes da compra! Que eu provavelmente não saberia caso não tivesse pagado um laudo externo... E que aparentemente não deveria estar entre as opções de venda da Localiza Seminovos...) e não pode ser negociado (ou seja, não havendo hipótese de ser devolvido o valor referente à desvalorização dele); 2) Que foi ofertado um item para troca com valor inferior ao que já foi pago sem me dar a possibilidade de receber a diferença (valor esse que já pagaria uma parcela do seguro); 3) A inabilidade de comunicação do gerente, que também se mostra indócil quando lembrado da existência dos direitos do consumidor; 4) A pouca acessibilidade à algum meio de atendimento interno para tratativa desse tipo de evento (eu não consegui achar o contato do SAC/ouvidoria); 5) Que eu já saí do entusiasmo para a decepção e tudo o que eu quero é resolver isso da forma mais tranquila possível, mas não tenho conseguido; Registro publicamente aqui meu pedido à Localiza Seminovos para que proceda o cancelamento da compra e devolução do valor pago.

Solução esperada

  • Cancelamento da compra e devolução do dinheiro pago.