ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

a. s.

Para: Airbnb

30/05/2023

Realizei uma reserva através da plataforma Airbnb, de Berlim para o Rio de Janeiro no dia 4 de março de 2023, com entrada para 04 de maio e saída 04 de junho de 2023, apto situado na Av. Pepê 600 Edifício Barra Leme apto 312 ,anfitrião Sérgio , pagando o valor de € 1,825.68 EUR (10.800,00 reais), na modalidade de cartão de crédito. Ao chegar no apto constatei que o local mostrou-se um ambiente com condições inabitáveis, todo sujo, banheiro mofado com limo, cabelos e paredes descascando e o chão do box não tinha azulejo e sim uma borracha preta ,o que me causou repulsa, nunca em minhas estadias ocorreu tamanho desleixo por parte de um anfitrião, chuveiro do banheiro enferrujado ,enfim um verdadeiro show de horror, bem como uma ligação suspeita de um ar condicionado split que me gerou insegurança. tornando minha estadia no local insustentável. Não estou aqui questionando nem os utensílios domésticos em péssimo estado, pia da cozinha com limo e ferrugem .Eu e meu marido, não tivemos condições de usar o box do banheiro, tivemos que tomar banho na casa de uma amiga, o que causou extremo constrangimento. Cheguei ao apto por volta das 23h do dia 04 de maio e não havia sinal de wifi disponível, pois o anfitrião não disponibilizou a senha naquele momento, assim que consegui um sim card com internet me comuniquei em menos de 12 horas da minha chegada com a plataforma responsável pela reserva e detalhei através de fotos e filmagens toda a minha insatisfação com o ocorrido, pois as fotos que costavam no anúncio quando realizei o pagamento não condizem com a realidade encontrada. Cabe ressaltar que foram diversas tentativas de receber suporte da plataforma, através de telefonemas e e email-s ,( tenho todas as gravações, prints e email-s enviados ),para que a estadia fosse cancelada, pois eu não teria condições de permanecer em um ambiente inseguro e insalubre, para passar um período de descanso , porém a resposta recebida das atendentes era sempre que o turno delas estava terminando e que o questionamento seria repassado para outro funcionário. O anfitrião por sua vez se mostrou uma pessoa sem o mínimo bom senso, visando somente receber o valor acordado e informando que ele era um superhost na plataforma e que todas as minhas insatisfações eram uma questão de “gosto” , porém em uma breve pesquisa constatei que em outros locais fora da plataforma sua avaliação é péssima, conforme os links https://maps.app.goo.gl/sLBDReFU3hAWjHEy5?g_st=ic,https://maps.app.goo.gl/MxfcRb4rdswVfQGa6?g_st=ic,https://maps.app.goo.gl/XmuCRHKpH3vGh6nH8?g_st=ic,https://maps.app.goo.gl/tGg83Ycnn74Cm8Qv9?g_st=ic,https://maps.app.goo.gl/1khexN9pE4FFrdYQ7?g_st=iw . Ressalto ainda que a empresa Airbnb é citada em inúmeros plataformas como Reclame Aqui e consumidor.gov.br , pois apagam avaliação negativa para beneficiar o anfitrião, o que leva o hóspede a cair numa fraude como foi o nosso caso,pois eu certamente jamais alugaria um local com estes aspectos para minha estadia e pagando um valor premium . Em uma breve pesquisa constatei também inúmeros casos de processos judiciais no site www.jusbrasil.com.br contra a empresa Airbnb, constatando assim a reincidência desta empresa em lesar o consumidor. Após 5 dias de total descaso da empresa Airbnb e inúmeras tentativas de nossa parte de solucionar o impasse , obtivemos mensagem de um agente dizendo que nada estava coberto e a empresa Airbnb ofereceria reembolso de 10% da primeira noite, o que corresponde a 6 euros, sendo que o valor pago foi de 1825 euros, ou que o proprietário poderia oferecer um reembolso por ele mesmo, mas que a plataforma não teria mais nada a fazer. O proprietário ofereceu 777 euros de reembolso, mesmo tendo sido reportado a ele desde o primeiro dia da nossa chegada toda nossa frustração com as condições insalubres e inseguras do apartamento. Mesmo que o Airbnb não seja o real locador do imóvel destinado ao usuário de sua plataforma, é esta a empresa que o locatário, que, nesta performance de negócio é considerado consumidor, busca para garantir sua hospedagem conforme o local contratado, suas especificidades, o preço ajustado, bem como é a própria empresa que garante que o locatário-consumidor não está ingressando em uma fraude, não cabe ao locatário-consumidor arcar com os ônus de uma hospedagem frustrada. Após todo este imbróglio, que me gerou extremo stress ,pois tive que dispensar meu tempo de descanso e desmarcar compromissos profissionais e de saúde já agendados, tentando resolver algo que não criei , tivemos que arcar com ônus de outro aluguel para que possamos ter dias de descanso e compromissos profissionais agendados e com prazos ,que me exigem serenidade . Nas fotos e nos vídeos será possível observar que a acomodação não se encontra nas condições de limpeza e organização esperadas, em situação de questionável habitabilidade, quanto mais para dias de férias, tendo em vista que tive minhas expectativas frustradas de permanecer em imóvel, limpo, organizado e seguro para usufruir de dias de descanso. Nos termos do art. 14 do cdc, a responsabilidade do fornecedor de serviços é objetiva, respondendo pelos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa . A responsabilização solidária é um dos pilares mais fortes do cdc estatuído no art. 7º da referida lei . Desse modo, “a responsabilidade das plataformas digitais de serviços de hospedagem é objetiva e solidária, porquanto como fornecedoras integram a cadeia de consumo, auferindo vantagem econômica pelos negócios realizados entre consumidor e terceiros. Concordo em pagar pelos dias que fui obrigada a estar neste local insalubre e inseguro, pois o apto que aluguei após sermos vítima desta fraude , só estava disponível com entrada para dia 08/05/2023 após as 14h .

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 8000,00
  • Danos morais/materiais

Mensagens (3)

Airbnb

Para: a. s.

30/05/2023

*** AUTOMATIC RESPONSE RESPOSTA AUTOMÁTICA *** Hi! Thank you for reaching out. For assistance, please contact our support at www.airbnb.com.br/help or through the hotlines 0800-047-5060(21) 3958-5800. Kind regards, Airbnb Team -=-=-=-=-=-=-=-=- Olá! Obrigado por entrar em contato. Para atendimento, favor entrar em contato através dos canais www.airbnb.com.br/help ou pelos telefones 0800-047-5060(21) 3958-5800. Cordialmente, Time Airbnb

a. s.

Para: Airbnb

09/06/2023

Sua mensagem automatica nao resolve em nada o caso.

Airbnb

Para: a. s.

09/06/2023

*** AUTOMATIC RESPONSE RESPOSTA AUTOMÁTICA *** Hi! Thank you for reaching out. For assistance, please contact our support at www.airbnb.com.br/help or through the hotlines 0800-047-5060(21) 3958-5800. Kind regards, Airbnb Team -=-=-=-=-=-=-=-=- Olá! Obrigado por entrar em contato. Para atendimento, favor entrar em contato através dos canais www.airbnb.com.br/help ou pelos telefones 0800-047-5060(21) 3958-5800. Cordialmente, Time Airbnb