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- Título da reclamação pública
Veículo locado com defeito e locadora se recusa substituir o mesmo.
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
C. D.
Para: Unidas Rent a Car
Loquei o veículo na modalidade UBER DRIVE para poder trabalhar por aplicativo. A locação foi no dia 07/06/23 as 15:30. Foi pago o valor de R$ 3.243,60 pelo período de 30 dias. Acontece que no mesmo dia em que loquei o veículo o mesmo apresentou problemas elétrico que é a não sinalização de mudança de direção à direita (Tal problema pode ocasionar acidentes de trânsito, além de ser passível de aplicação de multa, ou seja, impossível a utilização do veículo, ainda mais por se tratar se uma locação voltada para o uso em aplicativo de transporte). Pois bem, na quarta feira mesmo tentei entrarem contato com o SAC da Unidas o que não foi possível devido horário de atendimento do mesmo que vai até as 18 horas, no dia seguinte quinta feira também no consegui pelo fato de ser feriado e não haver expediente no atendimento ao cliente. Fui a contra gosto até a loja tanto na quarta quanto na quinta mas a loja estava fechada pelos motivos que já informei acima. Na sexta feira fui até a loja na esperança de substituir veículo mas me negaram dizendo que não havia outro da mesma categoria para substituirem e me orientaram a ligar no SAC para informou problema e agendar uma avaliação do veículo em oficina. O SAC só conseguiu agendar a avaliação para o dia 12/06/23 as 08 horas da manhã. Procedi então conforme eles haviam orientador e levei o veículo para avaliação. Por volta das 11 horas o responsável técnico da oficina me informou que realmente há um problema elétrico no veículo, que tal problema oscila, e que seria necessário no mínimo 2 dias para poderem avaliar de forma correta para poder identificar a causa do problema. Imediatamente entrei em contato com o SAC da Unidas e solicitei a substituição do veículo pois é inadimissivel que eu ficasse mais 2 días sem poder utilizar o veículo da forma como contratei, ou seja, em pleno funcionamento, com todos os equipamentos necessário para uma condução segura e dentro das leis de trânsito. A atendente me informou que iria abrir o protocolo de substituição do veículo e que em um prazo de 2 a 4 horas a equipe responsável entraria em contato comigo, questionei ainda se deveria deixar o veículo na oficina, ou leva-lo de volta a loja e recebi a confirmação de que poderia devolvê-lo a loja e assim o fiz. Chegando na loja informei o acontecido e me perguntaram se eu poderia aguardar até às 15 horas pois seria o horário que teria um veículo disponível, aceitei a condição e fiquei por mais de uma hora esperando, até que o mesmo atendente que me solicitou aguardar, me respondeu que a substituição não havia sido autorizada e que eu deveria retornar com o veículo até a oficina e que haviam me dado a resposta no meu email. No email foi alegado que não havia veículos disponíveis para substituição e que segundo o parágrafo 6.1 do contrato eu deveria retornar com o veículo para a oficina. Eu de imediato não aceitei pois a obrigação da Unidas é a de me oferecer um veículo em condições de utilização conforme especifiquei acima e na impossibilidade disso que o mesmo fosse substituído, mas o atendente disse que não poderia fazer a substituição e então eu solicitei o cancelamento do contrato que foi feito mas que eles disseram que não será reembolsado por se tratar da primeira locação, me apresentando um cláusula de um contrato que sequer tive acesso. Mantive a solicitação de cancelamento e entrei em contato novamente com o SAC que mais uma vez disse que não será reembolsado o valor do contrato. É um absurdo essa situação. A empresa me ofereceu um veículo com defeito, estou a 6 dias sem poder utilizar o mesmo, sem poder trabalhar e quando cancelo o contrato eles querem ficar com o valor da locação que não foi devidamente entregue? Não pode haver uma cláusula abusiva dessas que simplesmente transfere todo ônus de um problema para o consumidor. A Unidas é responsável por consertar o veículo e não eu. Eu quero apenas trabalhar e foi para isso que contratei a locação.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 3243,60
- Troca
- Solicito que o veículo seja substituído ou que o valor total da locação seja reembolsado.
Mensagens (2)
Unidas Rent a Car
Para: C. D.
@, boa tarde! Esperamos que estejam bem! and128522; Pedimos desculpas pela morosidade. Devido à alta demanda, os e-mails estão sendo respondidos de acordo com a nossa fila de atendimento. Verificamos que o Sr. Claudio registrou os protocolos M2306-4650, M2306-4650, no qual, as tratativas foram direcionadas para o e-mail cadastrado. Segue anexo. Ressaltamos que manteremos as tratativas analisadas por nossos departamentos responsáveis. Certos de sua compreensão. Estamos à disposição. Atenciosamente, Beatriz Tomba Analista Administrativo JR - SAC 0800 771 5158 unidas.com.br Canal Confidencial Unidas: canalconfidencial.com.br/unidas AVISO DE CONFIDENCIALIDADE E CONTEÚDO: Este correio eletrônico e quaisquer arquivos a ele anexados são confidenciais e reservados, achando-se legalmente protegidos e devendo ser descartados na hipótese de recebimento indevido. CONFIDENTIAL AND DISCLAIMER NOTICES: This electronic message and any files attached are confidential, privileged and legally protected, and must be discarded in case of undue receipt.
C. D.
Para: Unidas Rent a Car
A Unidas já foi condenada por utilizar uma cláusula contratual abusiva, desproporcional e que fere os direitos do consumidor. Mesmo assim, prefere manter essa cobrança absurda. Tenho um processo aberto no Procon Goiás número FA 52001001230036856 onde espero resolver a situação de forma amigável, mas, caso a Unidas não reconheça que não ofertou o serviço a que se propôs e não obstante não se prontificou a resolver o problema com a substituição do veículo defeituoso, pelo contrário, agiu de forma a me submeter a riscos de acidente, onerosidade e gastos o que culminou com a minha solicitação de cancelamento do contrato por quebra de oferta, irei proceder com ação no Juizado especial cível com processo idêntico ao processo: PJe: 0710234-24.2020.8.07.0003 onde a mesma foi condenada pela utilização da mesma cláusula abusiva. Segue trecho da sentença " Ao analisar o caso, o magistrado observou que a presença de cláusula, em contrato de adesão, que tire do consumidor a opção de reembolso de quantia já paga deve ser declarada nula para que seja restabelecido o equilíbrio contratual. “A cláusula contratual com previsão de retenção do valor mensal pago com antecedência, em caso de devolução antecipada do veículo, mostra-se flagrantemente abusiva e, portanto, nula de pleno direito”, explicou. O juiz lembrou que o autor permaneceu com o carro por apenas oito dias em razão da pandemia da Covid-19. Para o magistrado, não há justificativa para o estabelecimento de desvantagem excessiva ao consumidor, principalmente quando a devolução do veículo permite nova locação a outro cliente. “Logo, indevida a retenção do valor total pago pelo autor a título de locação mensal do automóvel, já que não houve a prestação total dos serviços, tendo o autor utilizado apenas 8 (oito) diárias do total de 30 (trinta) originalmente contratadas”, concluiu. Dessa forma, a Unidas foi condenada a restituir ao autor a quantia de R$ 1.040,00, referente as 22 diárias pagas e não utilizadas".