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Demora para reparo de veículo (FUJAM DE COOPERATIVAS!PAGUE MAIS CARO, MAS PAGUEM UM SEGURO DA SUSEP.

ALAMO PROTEÇÃO VEICULAR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

W. V.

Para: ALAMO PROTEÇÃO VEICULAR

08/07/2023

Contratei a cooperativa ALAMO proteção veicular para proteger meu carro: um Honda Civic EXR 15/16 2.0 Aut 4p.Flex, placa WV9E27. O contrato cobre roubo, furto, danos a mim e a terceiros, incluindo materiais. No dia 13 de maio fui assaltado no RJ e meu carro foi levado. Fiz BO onde aleguei meus bens roubados, dentre eles, meu carro protegido. Acionei a ALAMO e no dia 14 de maio, meu carro foi recuperado depenado. No dia 12 de junho, foram autorizados os reparos do meu carro que está na oficina desde 30 de maio e sem condições de uso: além de depenarem o carro, os bandidos bateram a frente, arranharam a lataria, o teto e o párachoque. Contudo, até o dia de hoje (08 de julho) meu carro está parado na oficina e pelos e-mails repetidos que a ALAMO me enviou (em anexo), só pintaram o carro. Desde o dia 12 de junho, as peças de reposição ainda não foram instaladas, estou sem carro ,custeando condução e não há previsão de devolução, o que fere o código de defesa do consumidor: Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994) - XII - deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação ou deixar a fixação de seu termo inicial a seu exclusivo critério. (Incluído pela Lei n 9.008, de 21.3.1995). Aparentemente agem de propósito, pois alegam que "Em relação ao prazo para reparos, informamos que conforme o regulamento do associado entregue ao senhor no ato da sua adesão ao Sistema de Proteção Veícular, o item de número 13.6 informa que o prazo máximo aceitável para que a oficina finalize os reparos será de 90 (noventa) dias" . Só que o prestador se serviço não pode deixar de estipular um prazo para o cumprimento da sua obrigação ou deixar essa delimitação do prazo a sua vontade própria. Isso deve ser combinado entre as duas partes e deve ser oferecido e cumprido. O prestador de serviço deve informar por escrito o prazo para execução do serviço ou entrega do produto, a inexecução desse procedimento é considerado uma prática abusiva. E é isso o que está acontecendo: estão abusando com o prazo para me devolver meu veículo pronto! Simplesmente fazem eu "engolir" o que está escrito numa cartilha que nunca assinei em forma de contrato. Paguei o serviço de reparação do meu carro no dia 12 de junho e até hoje, meu carro encontra-se somente pintado, ao que me dizem. E sem nenhuma definição de devolução do meu carro. Estou desde o dia 13 de maio com o meu carro indisponível. Isso tem diversos nomes, menos proteção. Se eu tivesse pago os serviços de recuperação do meu carro diretamente como particular, meu carro já estaria de volta, porém, como dependo da empresa ALAMO, até hoje, desde o dia 13 de maio, não sei o que é ter meu carro.Pelo tempo que estou custeando a condução, porque dependo do meu carro para trabalhar, seria melhor eu ter contratado um seguro ou até mesmo custeado os reparos por conta própria, porque o valor que estou gastando com condução é praticamente o que gastaria com os reparos do meu veículo no particular para ter meu carro em mãos novamente. A empresa Magic Car (empresa que a ALAMO designou para recuperar meu veículo) ,no dia 12 de junho por meio de seu representante, me deu um prazo de até 20 dias úteis para devolver meu veículo, depois de receber da ALAMO, autorização para os reparos e eu pagar minha taxa de participação no conserto do meu veículo. Hoje, dia 08 de julho, o representante por mensagem de whatsapp me dá mais um prazo de 25 a 30 dias úteis para me entregar o veículo pronto. Até quando vai ser assim? Esgota o prazo e ele me concede mais 30 dias úteis. Está um descaso cíclico: acaba o prazo ,me dá mais prazo e os reparos nunca se concluem. ISSO É UM ABUSO E UM DESCASO. É tão incoerente que nem concessão de carro reserva por mais de 30 dias, a ALAMO oferece. Ora, se a cartilha que chamam de estatuto, rege um prazo de até 90 dias para devolução do veículo, por que não oferecem prazo maior para uso de um carro reserva, se já sabem que não tem a capacidade de devolver o veículo do associado em até 30 dias? O representante da MAGIC CAR alega que tem muitos carros na fila, ora, se tem muito serviço, pra que assume a responsabilidade de reparar o meu carro sem ter capacidade para tal? Este representante me pediu link para compra de partes que foram retiradas do meu veículo: como rodas e kit multimídia. O link para aquisição das rodas originais foram passadas por mim no dia 9 de junho e até hoje, dia 8 de julho, a empresa sequer providenciou os materiais. E no dia de ontem, 7 de julho, depois de eu haver ligado para a MAGIC CAR para saber a respeito do meu carro, o mesmo representante me pediu novamente o link das rodas, porque alegou ter perdido as conversas no whatsapp. Se eu não ligo, nem vou atrás, meu carro e meu caso parecem que ficam esquecidos.Gostaria de receber meu veículo totalmente recuperado até o dia 14 de julho (30 dias após o pagamento da minha taxa de participação para reparação do veículo no valor de R$ 4889,00).

Solução esperada

  • Reparo