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Cobranças INDEVIDAS

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. F.

Para: Banco Renner

01/08/2023

Gostaria de solicitar que PAREM de me ligar em meu endereço de serviço para cobranças de dividas referentes ao MeuCartão Renner, estou sendo exposto ao RIDICULO, passando vergonha e sendo constrangido, além de quebrarem meu sigilo informando isto a qualquer um que atenda o telefone, sem contar que atrapalham meu expediente, colocando meu emprego em risco! Estão me ligando no meu serviço (24)2106-1837 e não aceito isso, pois é ilegal! Sei que estou inadimplente e vou correr atrás de resolver meus débitos, mas isso não lhe dão o direito de fazerem isso! VocÊs possuem meus contatos e endereços! Meu telefone é (24)99222-4884 (WHATSAPP) meu email [email protected] e meu ENDEREÇO também! Mesmo que o fornecedor tenha direito de cobrar as dívidas existentes, ele deve observar os limites legais. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ele não pode ser exposto ao ridículo, constrangido ou ameaçado. O simples fato de estar com uma dívida já não é uma situação considerada ideal ou confortável para o consumidor. Porém, quando terceiros ficam sabendo disso devido às ligações de cobrança, a situação é agravada e se torna muito constrangedora, justificando o pagamento de indenizações. Por isso mesmo, a empresa não pode ligar para o trabalho do consumidor, nem para parentes ou outras pessoas que tenham sido indicadas como referência e contatos ao fazer o cadastro do cliente. Em relação ao emprego, essa prática pode prejudicar o trabalhador devido à necessidade de ele deixar o seu posto de trabalho para atender ao telefone ou, até mesmo, pelo excesso de ligações feitas pelo credor. Sobre o assunto, também vale destacar que o artigo 71 determina que é infração usar a cobrança de forma que interfira no trabalho, descanso ou lazer do consumidor. A pena para quem adotar essa prática é de detenção de 3 meses a um ano, e multa.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Reparo