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Itau não tem mecanisco antifraude - Cai em um golpe

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

c. l.

Para: BANCO ITAU

25/08/2023

Levei um golpe, fui contactado pelo WhatsApp onde seria instruído no Telegram para fazer algumas tarefas e ter um reembolso em valores no Pix.. recebi alguns pagamentos , porém teve algumas tarefas em q eu deveria depositar um valor para receber o reembolso com uma porcentagem a mais, fiz um Pix de R$550,00 para Kendo meios de pagamento CNPJ :48.472.928/0001-03 e mais R$1200,00 para Cash pay no valor de 1200 reais CNPJ: 48.689.840/0001-30, totalizando R$1750,00, não recebi o reembolso com o valor indicado . Segundo a lei do consumidor descrita a baixo, a empresa - Banco Itau, deve ter um mecanismo anti-fraude onde deve avisar seu cliente uma possível fraude, como já aconteceu comigo em uma transferencia pix pelo picpay, onde o picapay não deixou eu fazer a transferencia por suspeita. Tenho um protocolo de estorno aberto no Itau sob número 278610 / GTR que até agora não resolveram nada. Citação do artigo do CDC: Por determinação do Código de Defesa o banco tem o dever de garantir a seguraça das transações que são realizadas nas contas dos seus clientes, pois a segurança é direito básico do consumidor (art. 6º, I, CDC). E, por isso, o CDC prevê o dever de reparação, por parte do fornecedor (no caso, o banco), de danos causados pela falha no seu dever de segurança (art. 14. § 1º, CDC). do Consumidor - CDC (Lei nº 8.078/90), Por meio da Resolução BCB nº 1, de 12 de agosto de 2020, a qual institui o arranjo de pagamentos PIX e aprovou o seu regulamento, o Banco Central do Brasil atribuiu o dever expresso de as instituições financeiras promoverem medidas de segurança para evitar a prática de fraudes e outros crimes no PIX. Isto é, os bancos têm a obrigação de criar mecanismos de inteligência capazes de identificar a ocorrência de fraudes, e, assim, tomar medidas de segurança para bloquear as tentativas de golpe. Conforme a mesma resolução, a autorização de uma transação no sistema PIX somente deve ser dada pela instituição financeira depois que ela, dentre outras providências, "realizar as devidas verificações de segurança". É o que o Banco Central chama de motor antifraude. No caso da instituição Banco Itau não existe esse motor antifraude. Exijo o estorno imediato do valor que perdi, caso contrário tomarei medidas cabiveis juridicamente, pois estou amparado pela lei.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1750,00