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- Título da reclamação pública
PARCELAMENTO AUTOMÁTICO SEM AUTORIZAÇÃO OU SOLICITAÇÃO
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
N. M.
Para: Nubank
Nos meses de maio e junho atrasei por alguns dias o pagamento das faturas do cartão de crédito, mas coloquei todos os pagamentos em dia. No mês de julho todos os pagamentos haviam sido realizados e só restaram dívidas referentes a parcelas futuras. Agora no final de agosto liguei para saber por que meus limites não haviam sido liberados, e tomei conhecimento que fizeram sem minha autorização, conhecimento ou solicitação um parcelamento automático que ocorreu no dia 21 de junho às 23.59. Liguei exigindo o cancelamento do parcelamento das faturas e a atendente deu uma desculpa dizendo que estavam seguindo a resolução do Banco central, o que é uma mentira. Eles estão distorcendo a resolução que diz que em caso de atrasos prolongados o cartão ou banco deve oferecer ao cliente opções de pagamento. O que tenho para pagar de faturas futuras que não venceram é um total de Rs. 1.024,00 (este valor no parcelamento automático pulou para Rs. 3.245,00). Eu não solicitei este parcelamento e de acordo com o direito do consumidor exijo que o NUKANK cancele este parcelamento automático. Fizeram tudo pelas costas sem informar, solicitar e sem a minha autorização. Além disso, utilizaram o valor das últimas faturas que paguei e lançaram como se fosse o pagamento da 1º e 2º parcelas do deste parcelamento automático. Esta foi uma jogada para suja para transformar uma dívida de Rs. 1.024,00 que ainda vai vencer em Rs. 3. 245,00. Eu exijo o cancelamento deste parcelamento automático. O parcelamento automático da fatura é ilegal porque fere o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o Código, é obrigação das instituições financeiras informar clara e adequadamente sobre todas as condições de crédito, incluindo taxas de juros, encargos e forma de pagamento.
Solução esperada
- Revisão de valores
Mensagens (6)
Nubank
Para: N. M.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 29 de ago. de 2023, 12:16 BRT Olá, Juridico, Estamos com um volume alto de contatos nesse momento e pode ser que demore um pouco mais do que a gente gostaria para te atender, mas a maioria dos clientes tem sua dúvida respondida com essa mensagem: Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. **Importante**: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou se o estorno já foi confirmado, mas ainda não aparece no seu aplicativo do Nubank, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, entraremos em contato com voce por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Caso ainda precise de ajuda, basta responder a este e-mail que alguém do nosso time irá te auxiliar. Como voce se sentiu após esse atendimento?      Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -. [PKJ91X-4NXVL]
N. M.
Para: Nubank
Não se trata de compra não reconhecida, e sim do PARCELAMENTO AUTOMÁTICO que vocês fizeram sem a minha autorização, conhecimento e nem solicitação.
Nubank
Para: N. M.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 29 de ago. de 2023, 14:58 BRT Olá, Juridico, Estamos com um volume alto de contatos nesse momento e pode ser que demore um pouco mais do que a gente gostaria para te atender, mas a maioria dos clientes tem sua dúvida respondida com essa mensagem: Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. **Importante**: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou se o estorno já foi confirmado, mas ainda não aparece no seu aplicativo do Nubank, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, entraremos em contato com voce por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Caso ainda precise de ajuda, basta responder a este e-mail que alguém do nosso time irá te auxiliar. Como voce se sentiu após esse atendimento?      Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -. [PK0V5Y-DGR9N]
Nubank
Para: N. M.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 3 de set. de 2023, 17:52 BRT Olá, Juridico, Estamos com um volume alto de contatos nesse momento e pode ser que demore um pouco mais do que a gente gostaria para te atender, mas a maioria dos clientes tem sua dúvida respondida com essa mensagem: Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. **Importante**: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou se o estorno já foi confirmado, mas ainda não aparece no seu aplicativo do Nubank, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, entraremos em contato com voce por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Caso ainda precise de ajuda, basta responder a este e-mail que alguém do nosso time irá te auxiliar. Como voce se sentiu após esse atendimento?      Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -. [ZKEKR7-DKKZW]
N. M.
Para: Nubank
Eu estou aguardando uma solução e até agora não houve solução.
Nubank
Para: N. M.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 3 de set. de 2023, 17:54 BRT Olá, Juridico, Estamos com um volume alto de contatos nesse momento e pode ser que demore um pouco mais do que a gente gostaria para te atender, mas a maioria dos clientes tem sua dúvida respondida com essa mensagem: Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. **Importante**: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor. Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou se o estorno já foi confirmado, mas ainda não aparece no seu aplicativo do Nubank, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. Além disso, quando iniciamos a contestação de uma compra, coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, entraremos em contato com voce por e-mail. Já em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Caso ainda precise de ajuda, basta responder a este e-mail que alguém do nosso time irá te auxiliar. Como voce se sentiu após esse atendimento?      Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -. [0141KK-3L6MK]