Voltar

Negativa de Cirurgia Bariátrica

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. S.

Para: SulAmérica Saúde

08/09/2023

Sou assegurada pelo plano sulamerica através da minha empresa. Desde o inicio do ano tomei a decisão de me submeter a cirurgia bariátrica considerando as inúmeras tentativas frustradas para perder peso no período de 05 anos. Realizei todos os exames, fiz terapia com psicólogo, passei na nutricionista, pneumologista, endocrinologista e com o cirurgião. Ou seja, entreguei todos os laudos e segui exatamente o processo conforme solicitado. No dia 04/09/2023 o hospital encaminhou meus documentos para análise e no dia 08/09/2023, após consultar o aplicativo para verificação do processo, a SulAmérica deu sinal negativo para minha cirurgia. Liguei na mesma hora para SulAmérica e a mesma informou que a minha solicitação não atendia as diretrizes exigidas pela ANS. Eu peso 98,4 kilos. Meu IMC 35,3 (Obesidade Grau II) e tenho diversas comorbidades evidenciadas nos laudos e exames realizados. Ressalto que foram anexados os laudos da psicóloga, pneumologista, nutricionista e Endocrinologista, informo que minha diabetes, pressão alta, crises de ansiedade e depressão não podem esperar. Espero que a Sulamérica reveja o meu caso pois sei que estou dentro dos critérios e necessito de uma resposta, para que não tenhamos que resolver judicialmente, já fiz também uma reclamação junto ANS. Solução esperada Pedido de reanálise e liberação do procedimento cirúrgico.

Solução esperada

  • Solução esperada Pedido de reanálise e liberação do procedimento cirúrgico.

Mensagens (2)

SulAmérica Saúde

Para: L. S.

15/09/2023

Prezados, boa tarde! Anexa resposta da reclamação apresentada. Atenciosamente, OUVIDORIA - SUL AMÉRICA   ref:_00Di0fRst._5003r1bmWHJ:ref

L. S.

Para: SulAmérica Saúde

16/09/2023

No dia 11/09/2023, a ouvidoria da Sulamérica entrou em contato comigo e solicitou um relatório médico da médica que faz meu acompanhamento médico, assim, no dia 11/09/2023, enviei o relatório médico da médica endocrinologista que me acompanha e que fez a indicação para a realização da cirurgia bariátrica. Ontem, dia 15/09/2023, a SulAmérica me informou através de e-mail enviado pela ouvidoria que a cirurgia bariátrica foi negada pela 2ª vez. Continuarei aqui no aguardo de um retorno positivo, pois não há motivo de uma negativa por parte da SulAmérica, pois me enquadro nos padrões exigidos pela ANS e assim realizar a minha cirurgia. Tenho comorbidades listadas pela ANS, meu IMC também está no que é exigido, e tudo isso foi comprovado a SulAmérica através de exames e laudos médicos enviados. Sou uma pessoa doente por conta da obesidade, demorei muito para tomar essa decisão tão importante e agora quando resolvi me submeter o plano de saúde nega. É frustante e desesperador. Mais uma vez reitero que o meu médico é um médico muito conhecido e ele não iria recomendar a cirurgia para uma paciente que não precisasse, ele não iria se prejudicar por uma paciente. Infelizmente por conta de toda essa celeuma causado pela SulAmérica venho passando muito mal com crises de ansiedade e agravamento da depressão. Espero que se resolva, pois irei até o fim e se necessário recorrerei aos meios legais. Espero que a equipe médica da SulAmérica veja o mal que está fazendo e faça o que é certo.