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Vítima de Golpe no site Viajanet

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

V. M.

Para: Viajanet

17/01/2024

Recebi um e-mail relatando reserva no hotel Pestana, localizado no Rio de janeiro, do dia 25 ao dia 29 de janeiro. O cartão utilizado foi um Mastercard final 3118. Não reconheço este número como o do meu cartão, até porque não possuo cartão de crédito em meu nome. Preciso identificar os seis primeiros números do cartão para entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Sou vítima de Golpe e a empresa precisar resolver o problema. Entendo que a empresa possui responsabilidade solidária com o golpista caso não me forneça os dados que solicito.

Solução esperada

  • Informações a respeito da compra para identificação do golpista e registro de ocorrência junto à policia.

Mensagens (6)

Viajanet

Para: V. M.

19/01/2024

Bom dia Victor; Informo que foi enviado para análise do departamento responsável de risco, em breve retornaremos com um posicionamento. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Forwarded message ---------

V. M.

Para: Viajanet

23/01/2024

Continuo aguardando. Como demoram tanto pra mandarem os números do cartão usado para que eu identifique o golpista? Estou indo com a policia no hotel

Viajanet

Para: V. M.

30/01/2024

Bom dia Victor; Não podemos conceder a numeração do cartão, mas verificamos que o cartão utilizado está em sua titularidade. Já enviamos para nosso departamento de risco analisar a fraude informada e estamos aguardando posicionamento dos mesmos, peço que aguarde. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Forwarded message --------- Política de privacidade SINGLEMESSAGE_END - ---------- Forwarded message --------- De: [email protected]> Date: ter., 23 de jan. de 2024 às 11:29 Subject: Reclamação - Vítima de Golpe no site Viajanet - (CPTBR01954353-94) To: [email protected]> SINGLEMESSAGE_START Você recebeu uma resposta de Victor Melo A reclamação foi enviada por meio do nosso canal “Reclame”, que permite aos consumidores enviar suas reclamações diretamente às empresas para solucionar problemas de consumo. Informamos que esta reclamação: - Não foi analisada pela PROTESTE. Seu conteúdo é da autoria e responsabilidade do(a) consumidor(a). - É atualmente pública e está visível para todos os consumidores. Para vê-la, clique aqui. - Reclamações podem se tornar públicas ou privadas, a qualquer momento, pelo consumidor. Como responder a reclamação? Para enviar a sua resposta, basta responder a este e-mail, sem alterar o assunto, por favor. Atenção: Sua resposta pode se tornar pública pelo consumidor que escreveu a reclamação.. Por isso, não divulgue dados pessoais do consumidor ou de terceiros na resposta. Dúvidas sobre o canal Reclame? refToken: a46075cb-7d08-4e4e-8313-1fae80f53f3c Reclamação de Victor Melo: Vítima de Golpe no site Viajanet Data 23-01-24 14:29:20 De Victor Melo Para Viajanet Mensagem Continuo aguardando. Como demoram tanto pra mandarem os números do cartão usado para que eu identifique o golpista? Estou indo com a policia no hotel Anexos Não há arquivos anexados Nome do cliente Victor Melo Número de referência CPF: 14793541712 Descrição da reclamação Recebi um e-mail relatando reserva no hotel Pestana, localizado no Rio de janeiro, do dia 25 ao dia 29 de janeiro. O cartão utilizado foi um Mastercard final 3118. Não reconheço este número como o do meu cartão, até porque não possuo cartão de crédito em meu nome. Preciso identificar os seis primeiros números do cartão para entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Sou vítima de Golpe e a empresa precisar resolver o problema. Entendo que a empresa possui responsabilidade solidária com o golpista caso não me forneça os dados que solicito. Solução desejada Informações a respeito da compra para identificação do golpista e registro de ocorrência junto à policia. Documentos anexados voucher_hotel_D-202401171731-5f905487-8ce4-45fc-a2c4-da7bf5efdd51.pdfImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.27_e307b4fc.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.16_9952079f.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.06_86172b3d.jpg Atenciosamente, Termos e condições   |   Política de privacidade SINGLEMESSAGE_END

V. M.

Para: Viajanet

30/01/2024

Mas eu preciso saber que cartão é esse, o banco, e qual agência para registrar um boletim de ocorrência, por favor informem esses dados

Viajanet

Para: V. M.

06/02/2024

Bom dia Victor; Segue cartão utilizado na compra em sua titularidade: Cartão MasterCard 51226721-XXXXXX-3118. Atenciosamente, Equipe Decolar. ----------- Forwarded message --------- Política de privacidade SINGLEMESSAGE_END ---------- Forwarded message --------- De: [email protected]> Date: ter., 30 de jan. de 2024 às 12:43 Subject: Reclamação - Vítima de Golpe no site Viajanet - (CPTBR01954353-94) To: [email protected]> SINGLEMESSAGE_START Você recebeu uma resposta de Victor Melo A reclamação foi enviada por meio do nosso canal “Reclame”, que permite aos consumidores enviar suas reclamações diretamente às empresas para solucionar problemas de consumo. Informamos que esta reclamação: - Não foi analisada pela PROTESTE. Seu conteúdo é da autoria e responsabilidade do(a) consumidor(a). - É atualmente pública e está visível para todos os consumidores. Para vê-la, clique aqui. - Reclamações podem se tornar públicas ou privadas, a qualquer momento, pelo consumidor. Como responder a reclamação? Para enviar a sua resposta, basta responder a este e-mail, sem alterar o assunto, por favor. Atenção: Sua resposta pode se tornar pública pelo consumidor que escreveu a reclamação.. Por isso, não divulgue dados pessoais do consumidor ou de terceiros na resposta. Dúvidas sobre o canal Reclame? refToken: a46075cb-7d08-4e4e-8313-1fae80f53f3c Reclamação de Victor Melo: Vítima de Golpe no site Viajanet Data 30-01-24 15:43:19 De Victor Melo Para Viajanet Mensagem Mas eu preciso saber que cartão é esse, o banco, e qual agência para registrar um boletim de ocorrência, por favor informem esses dados Anexos Não há arquivos anexados Nome do cliente Victor Melo Número de referência CPF: 14793541712 Descrição da reclamação Recebi um e-mail relatando reserva no hotel Pestana, localizado no Rio de janeiro, do dia 25 ao dia 29 de janeiro. O cartão utilizado foi um Mastercard final 3118. Não reconheço este número como o do meu cartão, até porque não possuo cartão de crédito em meu nome. Preciso identificar os seis primeiros números do cartão para entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Sou vítima de Golpe e a empresa precisar resolver o problema. Entendo que a empresa possui responsabilidade solidária com o golpista caso não me forneça os dados que solicito. Solução desejada Informações a respeito da compra para identificação do golpista e registro de ocorrência junto à policia. Documentos anexados voucher_hotel_D-202401171731-5f905487-8ce4-45fc-a2c4-da7bf5efdd51.pdfImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.27_e307b4fc.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.16_9952079f.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.06_86172b3d.jpg Atenciosamente, Termos e condições   |   Política de privacidade SINGLEMESSAGE_END

Viajanet

Para: V. M.

26/02/2024

Bom dia Victor; Inicialmente, cumpre destacar que, a DECOLAR adota as boas práticas globais de ciber segurança, possuindo ferramentas aptas para proteger os dados pessoais de seus consumidores de terceiros mal-intencionados ou sem autorização, bem como para prevenir contra acesso, alteração, divulgação ou destruição não-autorizada dos dados. Essas medidas incluem análises internas das práticas de coleta, armazenamento e processamento de dados. Ou seja, se o cliente inserir informações pessoais ou sobre a reserva, o Reclame Aqui edita a reclamação ocultando essas informações para sua segurança. Além de resguardar os dados pessoais dos titulares de acordo com os padrões e procedimentos de segurança e confidencialidade vigentes no Brasil, a DECOLAR não transmite, divulga ou compartilha os dados pessoais coletados a terceiros exceto aqueles descritos em sua Política de e e com finalidade específica.   No presente caso, é importante ressaltar, que o acesso ao cadastro dentro da plataforma da decolar.com, é realizado mediante o fornecimento do e-mail e senha que são sigilosos e intransferíveis, portanto, somente o titular é quem dispõe de tais informações. Não é improvável que o e-mail e a senha de acesso cadastrados pela consumidor, seja o mesmo utilizados em uma série de outros cadastros realizados no ambiente online, por isso, não se pode descartar a hipótese de que o comprometimento das credenciais de acesso do consumidor tenha partido por meio de qualquer outra plataforma que a consumidor mantenha as mesmas informações.     Nesse sentido, diante da dinâmica dos fatos, é possível que o acesso à conta da consumidor tenha ocorrido por terceiro não autorizado, não podendo ser atribuída qualquer responsabilidade para a DECOLAR. Destaca-se que, tão logo foi informada acerca do ocorrido, a DECOLAR adotou as medidas cabíveis tendo em vista que tanto a consumidor quanto a DECOLAR foram vítimas do ocorrido. Ademais, ressaltamos que já tomamos as devidas providencias em relação à reserva emitida e orientamos que realize a troca de senha do seu acesso a conta Decolar com uma senha segura não utilizada em nenhum outro site. Por fim, lamentamos o ocorrido e ficamos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ---------- e e com finalidade específica.   No presente caso, é importante ressaltar, que o acesso ao cadastro dentro da plataforma da decolar.com, é realizado mediante o fornecimento do e-mail e senha que são sigilosos e intransferíveis, portanto, somente o titular é quem dispõe de tais informações. Não é improvável que o e-mail e a senha de acesso cadastrados pela consumidor, seja o mesmo utilizados em uma série de outros cadastros realizados no ambiente online, por isso, não se pode descartar a hipótese de que o comprometimento das credenciais de acesso do consumidor tenha partido por meio de qualquer outra plataforma que a consumidor mantenha as mesmas informações.     Nesse sentido, diante da dinâmica dos fatos, é possível que o acesso à conta da consumidor tenha ocorrido por terceiro não autorizado, não podendo ser atribuída qualquer responsabilidade para a DECOLAR. Destaca-se que, tão logo foi informada acerca do ocorrido, a DECOLAR adotou as medidas cabíveis tendo em vista que tanto a consumidor quanto a DECOLAR foram vítimas do ocorrido. Ademais, ressaltamos que já tomamos as devidas providencias em relação à reserva emitida e orientamos que realize a troca de senha do seu acesso a conta Decolar com uma senha segura não utilizada em nenhum outro site. Por fim, lamentamos o ocorrido e ficamos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ---------- eb 06, 2024 11:41 am Subject: Fwd: Reclamação - Vítima de Golpe no site Viajanet - (CPTBR01954353-94) Segue cartão utilizado na compra em sua titularidade: Cartão MasterCard 51226721-XXXXXX-3118. Atenciosamente, Equipe Decolar. ----------- Forwarded message ---------Date: ter., 30 de jan. de 2024 às 12:43 Subject: Reclamação - Vítima de Golpe no site Viajanet - (CPTBR01954353-94) To: [email protected] ---------- Forwarded message ---------Date: ter., 30 de jan. de 2024 às 12:43 Subject: Reclamação -  Vítima de Golpe no site Viajanet - (CPTBR01954353-94) To: [email protected] Voce recebeu uma resposta de Victor Melo A reclamação foi enviada por meio do nosso canal 'Reclame', que permite aos consumidores enviar suas reclamações diretamente às empresas para solucionar problemas de consumo. Informamos que esta reclamação: - Não foi analisada pela PROTESTE. Seu conteúdo é da autoria e responsabilidade do(a) consumidor(a). - É atualmente pública e está visível para todos os consumidores. Para ve-la, clique aqui. - Reclamações podem se tornar públicas ou privadas, a qualquer momento, pelo consumidor. Como responder a reclamação? Para enviar a sua resposta, basta responder a este e-mail, sem alterar o assunto, por favor. Atenção: Sua resposta pode se tornar pública pelo consumidor que escreveu a reclamação.. Por isso, não divulgue dados pessoais do consumidor ou de terceiros na resposta. Dúvidas sobre o canal Reclame? refToken: a46075cb-7d08-4e4e-8313-1fae80f53f3c Reclamação de Victor Melo: Vítima de Golpe no site Viajanet Data 30-01-24 15:43:19 De Victor Melo Para Viajanet Mensagem Mas eu preciso saber que cartão é esse, o banco, e qual agencia para registrar um boletim de ocorrencia, por favor informem esses dados Anexos Não há arquivos anexados Nome do cliente Victor Melo Número de referencia CPF: 14793541712 Descrição da reclamação Recebi um e-mail relatando reserva no hotel Pestana, localizado no Rio de janeiro, do dia 25 ao dia 29 de janeiro. O cartão utilizado foi um Mastercard final 3118. Não reconheço este número como o do meu cartão, até porque não possuo cartão de crédito em meu nome. Preciso identificar os seis primeiros números do cartão para entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Sou vítima de Golpe e a empresa precisar resolver o problema. Entendo que a empresa possui responsabilidade solidária com o golpista caso não me forneça os dados que solicito. Solução desejada Informações a respeito da compra para identificação do golpista e registro de ocorrencia junto à policia. Documentos anexados voucher_hotel_D-202401171731-5f905487-8ce4-45fc-a2c4-da7bf5efdd51.pdfImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.27_e307b4fc.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.16_9952079f.jpgImagem do WhatsApp de 2024-01-17 à(s) 15.33.06_86172b3d.jpg Atenciosamente, Termos e condições