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Seguro prestamista

BANCO BANRISUL 11598-BR
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

K. S.

Para: BANCO BANRISUL

23/02/2024

Sou servidora pública do estado, tenho empréstimo consignado descontado em folha e quando foi embutido seguro prestamista do empréstimo 2021 apólice 770096593503 (Valor R$40,72) e empréstimo 2023 seguro prestamista apólice 770104831141 (valor de R$9,03), fui informado pelo Banco que esse seguro é devido ao desconto na taxa de juros e que eu posso cancelar, mas não posso reaver o valor, pois que eu usei o seguro. Entendo que esse seguro é vantajoso somente para o Banco, pois em momento algum eu utilizei. Pesquisando alguns julgados, li que essa prática é muito comum pelos Bancos, porém PROIBIDA e o consumidor não deve ser obrigado. Venho por meio desta solicitar o cancelamento do Seguro de Proteção Financeira e Credito do Banrisul Seguro Prestamista, bem como a restituição dos valores pagos na minha conta corrente todos os meses Agência 0597 conta corrente 3521204101 . Anteriormente a essa reclamação entrei em contato com SAC Banrisul e Ouvidoria.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1119,45

Mensagens (1)

BANCO BANRISUL

Para: K. S.

27/02/2024

Prezada Kelly, Em atenção ao seu registro, salientamos que os produtos e serviços constantes em nosso portfólio são adquiridos somente com a concordância expressa de nossos clientes, mediante sua assinatura em termo específico para a contratação, onde constam as cláusulas e condições contratuais. O Seguro Prestamista é um seguro de vida que, diferente dos seguros de vida tradicionais, tem a particularidade de ser utilizado exclusivamente para garantir, securitariamente, parte ou a totalidade de operações de crédito e/ou mercantis em situações adversas. É um mitigador de risco bastante utilizado pelo mercado e, nesse sentido, foi criado pelas seguradoras para facilitar o acesso ao crédito financeiro e comercial. No Banrisul, sua contratação se dá mediante negociação e livre aceitação do cliente após oferta por parte do empregado do Banco. O cliente possui o direito de realizar o cancelamento das propostas a qualquer tempo. No entanto, quando da contratação do Seguro, o cliente formaliza a compra do produto através de adesão à proposta específica para tal fim, conforme previsto pela legislação. Portanto, para o cancelamento do seguro, deverá seguir procedimento semelhante à contratação, isto é, o cliente deverá formalizar sua vontade de cancelar o seguro por meio de pedido de cancelamento em formulário específico, disponível junto à agência bancária. Em consonância também à previsão contratual: Tendo o cliente optado pela contratação de seguro prestamista, o(a) EMITENTE fica cientificado de que, em caso de cancelamento do seguro, poderá ser solicitada pelo BANRISUL a readequação da presente operação de crédito, através de refinanciamento na mesma linha de crédito, considerando que o seguro prestamista se constitui em mitigador de risco; Não tendo sido aceita a readequação da operação, conforme previsto na alínea acima, poderá o BANRISUL, a seu exclusivo critério e independentemente de nova notificação, declarar o vencimento antecipado desta operação de crédito. Especificamente sobre o Seguro Prestamista (Proteção Financeira Crédito Banrisul), esclarecemos que é um seguro simplificado, fácil e econômico, que possibilita a liquidação de operações de crédito em caso de sinistro. No momento da contratação das linhas de crédito Banrisul, o cliente opta por esta modalidade de seguro, deixando assim a sua família protegida e assegurada, em caso de morte por qualquer causa, funcionando como garantia acessória ao crédito. Com relação aos valores já pagos, informamos não ser possível a devolução, uma vez que o cliente encontra-se coberto pelas garantias seguradas desde o início da vigência da apólice até o efetivo cancelamento. Somente pode haver devolução pro rata para propostas de Prestamista Pagamento Único, a qual pode ser solicitada pelo cliente quando há liquidação antecipada da operação segurada ou pedido de cancelamento da proposta, antes do final de vigência. Em tal hipótese, o cliente deve formalizar o pedido de estorno pro rata, em carta enviada à seguradora via malote, juntamente com o extrato de liquidação da operação, quando da operação liquidada, ou juntamente com o pedido de cancelamento do Seguro, quando ainda ativo. Salientamos que o pedido deve conter a identificação do cliente, os dados da proposta, ser datado e assinado pelo segurado. Informações e esclarecimentos adicionais, bem como consulta dos dados atualizados de seus produtos como capital, coberturas, número da sorte e beneficiários indicados podem ser obtidos através da Central de Relacionamento da Rio Grande Seguros no fone 0800 281 3005. No mais, ressalta-se que nenhuma operação é condicionada à aquisição de seguro prestamista. Sendo que qualquer cliente pode contratar operação com taxa normal (inclusive, nos canais de autoatendimento, a exemplo do APP Banrisul Digital) E SEM NENHUM TIPO DE SEGURO. Note-se que não há nenhuma relação de contratação de seguro com a concessão ou deferimento de crédito. As linhas de crédito do Banrisul estão disponíveis com condições normais nos diversos canais de atendimento, inclusive, no APP e diretamente na agência. No mais, fazemos votos de mantermos essa relação duradoura e perene, ratificando que permanecemos à disposição. Atenciosamente, [1653678752936] Cintya Bischoff, CPA-20 Gerente Geral Agência CAERGS - 0597 5132849200 E-mail: [email protected] ANTES DE IMPRIMIR este documento pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.