- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Fui enganado pelo vendedor e preciso de ajuda. Alerta de fraude.
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. W.
Para: Mercado Livre
Fui enganado e preciso de ajuda. Alerta de fraude. Dia 24/02/2024 fiz uma compra de um notebook no valor de R$ 2.830. Após a aprovação do pagamento o vendedor me enviou mensagem via chat do Mercado Livre pedindo meu Whatsapp. Via whatsapp o vendedor com a foto da logo do ML me induziu ao erro, disse que para o produto chegar mais rápido eu teria que abrir uma reclamação de "Não posso esperar a entrega" e em seguida encerrar a reclamação. Após isso o vendedor sumiu e não respondeu mais, tenho print das conversas se for necessário. Vocês podem verificar que o vendedor solicitou meu Whatsapp via chat do ML. Pesquisei na internet e vi que isso é um golpe comum, o vendedor pede pra fazer isso e espera 28 dias para receber o valor sem ter enviado o produto. Eu não sabia dessa falha no sistema em que ao encerrar a reclamação o comprador perde o dinheiro mesmo se o vendedor não enviar o produto. Comprei via frete expresso pois preciso do notebook para trabalhar e estudar. Por favor, preciso que a compra seja cancelada, o vendedor não irá enviar o produto. Ontem eu entrei em contato com o Mercado Livre expliquei toda a situação, e o atendente disse que infelizmente não podia fazer nada e eu iria perder o valor por ter descumprido as regras. Após isso entrei em contato com a admistradora do cartão de crédito e relatei novamente todo o ocorrido e a mesma abriu uma disputa. O Mercado Livre deveria ser mais humano em casos de fraude, é crime induzir o consumidor ao erro de acordo com o art. 7, VII, da lei 7.137/90. O vendedor não tem qualificação, não enviou e nem irá enviar o produto, apenas está esperando o prazo encerrar. Por favor, a fraude está muito clara, cancelem a compra antes que o valor seja liberado para ninguém ser lesado, assim eu peço para retirarem a disputa do cartão. Compro pelo Mercado Livre a muitos anos e nunca tive problemas.
Solução esperada
- Cancelamento da compra
Mensagens (5)
Mercado Livre
Para: M. W.
Recebemos a sua reclamação e endereçamos ao nosso time de atendimento para que possam dar andamento por meio dos nossos canais oficiais. Pedimos que aguarde nossa resposta que será fornecida no seu email cadastrado. Atenciosamente, Equipe Mercado LivreMercado Pago
M. W.
Para: Mercado Livre
Recebi via e-mail a seguinte resposta sobre meu caso: Olá, Matheus. Analisamos seu cadastro e notamos alguns dados inconsistentes nas reclamações que realizou. Isso não afetará a sua conta neste momento, mas tenha em mente que caso suas próximas reclamações descumpram as Cláusulas 4 e 5 dos nossos Termos e Condições do programa de Compra Garantida, poderemos suspender sua conta. Veja estas dicas para ter uma melhor experiência de compra na plataforma: Caso seu produto conste como entregue, mas você ainda não o tenha recebido, verifique se um familiar, vizinho ou porteiro o recebeu. E se sua entrega tiver palavra chave, lembre-se de não compartilhá-la com ninguém até ter certeza de que recebeu sua compra; Certifique-se de que ao abrir uma reclamação, é super importante que você envie em anexo as evidências (fotos e vídeos) do que aconteceu para que nossa equipe consiga lhe ajudar; Após a compra, você pode solucionar suas dúvidas diretamente com o vendedor acessando o Mercado Livre > “Minhas Compras” > Selecione o produto > “Mensagens com o vendedor”. Realize reclamações apenas quando tiver um inconveniente e precisar de nossa ajuda. Este e-mail não é programado para receber mensagens, caso tenha dúvidas de como comprar, vender ou sobre a usabilidade do site, poderá entrar em contato conosco através do Portal de Ajuda. Atenciosamente, Prevenção e Segurança Mercado Livre | Mercado Pago Não entendi muito bem, estão me acusando que eu cometi fraude? Aguardo uma resposta e a solução do meu problema
Mercado Livre
Para: M. W.
Recebemos a sua reclamação e endereçamos ao nosso time de atendimento para que possam dar andamento por meio dos nossos canais oficiais. Pedimos que aguarde nossa resposta que será fornecida no seu email cadastrado. Atenciosamente, Equipe Mercado LivreMercado Pago
M. W.
Para: Mercado Livre
Por gentileza, preciso saber se vou ser cobrado POR UMA COMPRA QUE NÃO VAI SER ENTREGUE, o que vai totalmente contra as normas de proteção e defesa do consumidor. O Mercado Livre está se eximindo de simplesmente cancelar a compra. Quero deixar tudo registrado, para se necessário reaver o valor na justiça, estou me sentindo totalmente humilhado e desamparado. Recebi a seguinte resposta via email: Consulta 302963407 criado em 01-03-2024 Contato do Mercado Livre Olá, Matheus Schaefer. Obrigado por nos aguardar. Realizamos análise do seu caso e não será possível seguir com o cancelamento da transação. Analisamos que informou seu número de contato pelo campo de mensageria e também seguiu o contato fora da plataforma prática que não recomendamos. Vale ressaltar que as ações realizadas na plataforma precisam seguir exatamente o que está acontecendo com o produto, como abriu e encerrou a mediação não é possível atuarmos na compra efetuada. Realizamos ações no perfil do vendedor que não realizará mais vendas na plataforma após identificarmos irregularidades na compra que nos informou. Nós do Mercado Livre, prezando pela melhor experiência dos nossos usuários, acompanhamos constantemente a nossa plataforma para garantir um ambiente seguro onde os usuários possam realizar as suas transações com tranquilidade. Caso tenha dúvidas sobre como comprar, vender ou sobre usabilidades do site, poderá entrar em contato conosco através do Portal de Ajuda. Agradecemos pela sua compreensão. Atenciosamente, Lucas
Mercado Livre
Para: M. W.
Recebemos a sua reclamação e endereçamos ao nosso time de atendimento para que possam dar andamento por meio dos nossos canais oficiais. Pedimos que aguarde nossa resposta que será fornecida no seu email cadastrado. Atenciosamente, Equipe Mercado LivreMercado Pago