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NÃO DERAM BAIXA NO GRAVAME 60 DIAS APÓS QUITAÇÃO DO CONTRATO

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. S.

Para: BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

01/03/2024

Há dois meses fiz a quitação total do contrato de financiamento que tinha com o Bradesco. Meu veículo continua com "alienação fiduciária" porque até hoje eles não deram baixa no gravame. Em 16/02 fiz contato com a Central - protocolo de solicitação de baixa de gravame 567684 - Raíssa Santos, e me foi dito que o assunto seria solucionado até 21/02. Fiz reclamação semelhante a esta no RECLAME AQUI e recebi uma mensagem "padrão" da Ouvidoria Bradesco no dia 19/02 dizendo que analisariam a situação. O que há de tão "espetaculoso" para analisar numa situação dessas? Eles não mantêm registros das ocorrências? Na tentativa de ajudá-los, através de resposta à mensagem privada, eu informei a Ouvidoria de que o gravame havia sido transferido da Bahia para São Paulo em maio de 2022. Aliás, fui ao Detran/SP (Poupatempo Atibaia) e verifiquei que consta como data de início do financiamento 31/05/2022 - mas A DATA DO TÉRMINO ESTÁ EM ABERTO. Até agora, NADA! Gostaria de ressaltar que, desde os contatos iniciais para transferência do gravame em 2022, todos as tratativas com o atendimento do Bradesco Financiamentos foram como dores de parto - parto de fórceps! À época (2022) só com a intervenção da Ouvidoria. Hoje, parece que nem a Ouvidoria tem condições de resolver o assunto. É absolutamente lamentável - e inaceitável - que uma cliente que sempre honrou o pagamento de seu compromisso com o Bradesco tenha que passar por tal desgaste expondo a própria vida em público a fim de garantir algo que é seu por direito: o comprovante de quitação do contrato e a baixa do gravame. Simples assim. Hoje, 01/03, recebi nova mensagem privada da Ouvidoria Bradesco com o mesmo teor: "Estamos analisando e entraremos em contato". Já virou DESCASO COM O CONSUMIDOR. Tão logo retorne a São Paulo, entrarei em contato direto com os órgãos de Defesa do Consumidor a fim de tratar de medidas cabíveis em virtude do desgaste e transtorno emocional que tal situação RIDÍCULA está me causando.

Solução esperada

  • Solução para o caso

Mensagens (3)

BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

Para: M. S.

22/03/2024

CONFIDENCIAL Prezado (a) Senhor (a), Segue anexa a resposta ao processo em referencia. Atenciosamente, Banco Bradesco S.A. 4960/Departamento de Ouvidoria AVISO LEGAL ...Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se voce não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso voce tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação. LEGAL ADVICE ...This message is exclusively destined for the people to whom it is directed, and it can bear private and/or legally exceptional information. If you are not addressee of this message, since now you are advised to not release, copy, distribute, check or, otherwise, use the information contained in this message, because it is illegal. If you received this message by mistake, we ask you to return this email, making possible, as soon as possible, the elimination of its contents of your database, registrations or controls system. The message that bears any mandatory links, issued by someone who has no representation powers, shall be null or void.

M. S.

Para: BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

22/03/2024

Bom Jesus dos Perdões, SP, 22 de março de 2024. Prezado Dr. Maallem. Agradeço por sua missiva datada de hoje que, com todo o respeito, digo que contém informações tão desencontradas quanto o conteúdo das várias mensagens que recebi de [email protected] ou de manifestaçã[email protected] ou, ainda, da própria Ouvidoria 2ª. Instância. Não irei citá-los todos porque seria por demais enfadonhos. Porém, e a bem da verdade, solicito a sua atenção e paciência na leitura do que passo a reportar. Em primeiro lugar, desde a minha primeira solicitação para a transferência do gravame da Bahia (BA) para São Paulo (SP) sempre houve lentidão, demora e desinformação por parte do atendimento do SAC do Bradesco Financiamentos. Comecei as tratativas em março/22 e somente logrei resultado em 31 de maio daquele ano, com a devida intervenção da Ouvidoria. Em segundo lugar, ao final de 2023 quando resolvi fazer a antecipação da quitação do contrato de financiamento, novamente só consegui resultado após reclamações feitas no Reclame Aqui e Proteste (para quem V.Sa. enviou carta replicando meus comentários). À época, me foi dito que a baixa do gravame se daria após cinco dias úteis. Considerando-se a demora, imagino que a pessoa se referisse a dias de duração extraterrestre, éon, ou coisa que o valha. Em terceiro lugar, agora já em fevereiro de 2024, verifiquei no site do Detran SP que o CRV ainda constava com a horrenda alienação fiduciária. Foi, então, que começou o meu pesadelo com o atendimento dessa instituição. Agora, as considerações acerca de sua missiva. Onde V.Sa. menciona “verificamos que não foi baixado devido não constar emissão de documento no sistema SNG (sistema nacional de gravame) e devido a isso o sistema de baixa de gravame ficou bloqueado”, cabe a pergunta: quem é o responsável por informar o SNG (que é da B3, que disse não ter nada a ver com o assunto)? Ora, uma vez que a responsabilidade por dar baixa no gravame é do banco/financeira, a dedução lógica - a priori - é que o erro partiu da sua instituição. A fim de não prolongar esta carta, e uma vez que eu tenho tudo devidamente documentado – leia-se: as respostas descabidas e desencontradas enviadas pelos setores acima mencionados - quero ressaltar as respostas recebidas dessa Ouvidoria. Por e-mail em 22/03 através de Lohayne Santos (4960/Ouvidoria), recebi esta “pérola”: “o gravame não foi baixado devido constar protocolo em aberto no Detran, visto que, você deve ter dado entrada na transferência antes da conclusão da baixa.” (Grifo meu). Pergunto: quanto tempo eu deveria esperar já que o prazo para a emissão do novo CRV era de trinta dias após a transferência da UF de BA para SP? Conforme e-mail recebido de "[email protected]" de 31/05/22 e 03/06/22 comprovando que a transferência de UF de BA para SP havia sido "realizada com sucesso, será necessário comparecer ao Detran dentro do período de 30 dias para emitir o CRV/DUT. " (sic). Fui ao Detran, conforme agendamento, em 16/06 e o novo CRV foi emitido com data de 21/06/22. Portanto, dentro do prazo. Segue o CRV em anexo. Outra “pérola” ouvida por telefone na data de hoje, às 16h47: Larissa Juliana, da Ouvidoria, informou que o Bradesco não faria mais nada já que a falha era do Detran, e que eu deveria ir ao Detran para confirmar isso. Caso não fosse falha do Detran, este deveria enviar notificação por escrito. Ela não me deu número de protocolo. Percebeu o desencontro de informações dadas por pessoas supostamente de um mesmo setor, e num único dia? Então, caro doutor, se V.Sa. estivesse calçando os meus calçados, o que faria após tantos meses de espera, desatenção e descaso? Sim, pois não adianta escrever que os meus “apontamentos foram acolhidos com a devida atenção” uma vez que, efetivamente, não houve solução alguma para o caso. Todavia, em respeito à sobriedade de sua missiva, bem como o seu caráter jurídico, se assim posso expressar, e na expectativa de que V.Sa. seja algo mais que um mero burocrata, irei aguardar o desenrolar do fatos nos próximos vinte dias contados a partir de hoje. Por fim, agradeçam a Deus – ou a quem quiserem – o fato de eu ser uma pessoa muito paciente, embora persistente, distinta e não gostar de “barracos”. Caso contrário, essa história já teria ido parar nos grotescos programas televisivos que adoram esse tipo de quid pro quo. Na certeza de que V.Sa. é um homem douto, creio que deva entender perfeitamente bem o sentido de “contra fatos, não há argumentos”. Tenho todos os fatos documentados. Atenciosamente. Maria Rocha.

M. S.

Para: BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

28/03/2024

Transcrevo abaixo mensagem recebida hoje do Detran/Poupatempo a respeito da baixa do gravame. MARIA ROCHA SILVA, Recentemente você abriu a manifestação 240327-003222. Sua solicitação foi finalizada. Poupatempo (28/03/2024 07:48) Maria Rocha Silva; CPF 00364255838; RENAULT/KWID ZEN 10MT ; Placa PLP5J50; Renavam 01188285618; AUTOMOVEL; Comb ALCO/GASOL ; Categoria PARTICULAR; Municipio BOM JESUS DOS PERDOES; Licenciado ano 2023; em 22/11/2023; (9 p licenc 2024). Informamos após consultas em nosso sistema, que consta intenção de gravame no seu veículo. Neste caso, não é possível somente licenciá-lo, será necessário incluir a intenção de gravame no veículo por meio de nova emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV). ---------------- Creio que está havendo confusão no entendimento do assunto. Veja, abaixo, a mensagem de vocês: "Porém conforme já informado, no Detran existe um protocolo de serviço que foi aberto em algum momento e não foi encerrado e este impede sistemicamente de ser dado baixa no gravame, uma vez que precisa ser encerrado. Por este motivo é necessário solicitar ao Detran que pesquise protocolos em aberto para o veículo e encerre. Caso contrario o Banco nunca conseguirá baixar o gravame." Atenciosamente Geanine Delfino Atenciosamente, Bradesco Financiamentos ------------- Seus departamentos de Ouvidoria e [email protected] continuam insistindo em que há protocolo pendente - em aberto - no Detran. LEIAM A MENSAGEM DO DETRAN/POUPATEMPO.