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Suspensão de atendimento

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. R.

Para: Unimed Rio

04/03/2024

Meu plano de saúde era da Golden Cross. Migrou para Unimed Rio há alguns anos. Até então estava tudo ok, porém recentemente comecei a receber negação de atendimento (consultas e exames) aqui em Porto Alegre sob a alegação de que a Unimed Rio não está cumprindo com as suas obrigações. Hoje recebi um comunicado da Unimed Porto Alegre informando a Suspensão de Atendimentos de clientes da Unimed Rio. Ocorre que sigo pagando meu plano todos os meses e agora não estou conseguindo atendimento. Solicito informações sobre como proceder. Devo parar de pagar o plano? Como proceder diante da negativa de atendimento por parte da Unimed Porto Alegre e alguns médicos e consultórios?

Solução esperada

  • Informações e orientação sobre como proceder

Mensagens (3)

Unimed Rio

Para: F. R.

14/03/2024

Prezados, boa tarde. Diante da notificação recebida referente ao beneficiário FABIO PALOSKI RODRIGUES, viemos informar que o plano do beneficiário, se encontra ativo, sem nenhuma interrupção. Ratificamos que as Unimeds são cooperativas com administrações independentes, que se correlacionam através do intercâmbio para prestarem atendimento médico-hospitalar aos clientes que estiverem fora da área de ação da sua Unimed de origem. Com isso, a Unimed Rio não possui autonomia diante a conduta dos prestadores/médicos das outras Unimeds, e entendendo a importância da reclamação, encaminhamos à Unimed responsável pelo atendimento. A Unimed Executora do atendimento foi notificada sobre o ocorrido para conhecimento e providência junto aos prestadores, buscando assegurar o atendimento. Caso persista a dificuldade de atendimento na rede credenciada, orientamos a abertura de Garantia de Atendimento através do Contact Center conforme determina a Resolução Normativa 566 da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Caso o beneficiário possua alguma dificuldade em agendamento de atendimento, que entre em contato com a Unimed Rio através de nossa Central de atendimentos para providenciarmos a marcação na especialidade ou agendamento de exame e procedimentos mediante a apresentação do pedido médico.No mais, estamos à disposição. Atenciosamente, Núcleo de Mediação e Conciliação Jurídico Regulatório Área de Regulação www.proteste.org.br/reclameolitica-de-privacidade" id="OWA79370c07-f523-8bb0-a233-b440d7383874" class="OWAAutoLink" data-auth="NotApplicable" data-loopstyle="linkonly" style="color: rgb(255, 255, 255);"Política de privacidade Caso tenha recebido essa mensagem fora do expediente, não é necessária ação imediata. Destine seu tempo livre ao seu lazer e às pessoas que você ama. Em situações de urgência, haverá solicitação expressa. Somos a 10ª melhor empresa do Rio para trabalhar. Respeito ao colaborador é um valor para nós, inclusive na gestão dos e-mails corporativos. Esta mensagem é confidencial e destinada exclusivamente a seus destinatários. Seu sigilo é protegido por lei. Caso tenha sido recebida por equívoco, a divulgação, retenção, disseminação, distribuição ou cópia são proibidas. IMPRIMA SOMENTE O NECESSÁRIO. MENOS PAPEL, MAIS ÁRVORES. Caso tenha recebido essa mensagem fora do expediente, não é necessária ação imediata. Destine seu tempo livre ao seu lazer e às pessoas que você ama. Em situações de urgência, haverá solicitação expressa. Somos a 10ª melhor empresa do Rio para trabalhar. Respeito ao colaborador é um valor para nós, inclusive na gestão dos e-mails corporativos. Esta mensagem é confidencial e destinada exclusivamente a seus destinatários. Seu sigilo é protegido por lei. Caso tenha sido recebida por equívoco, a divulgação, retenção, disseminação, distribuição ou cópia são proibidas. IMPRIMA SOMENTE O NECESSÁRIO. MENOS PAPEL, MAIS ÁRVORES.

F. R.

Para: Unimed Rio

14/03/2024

Na última semana recebi um comunicado da Unimed Rio informando que toda a sua carteira de clientes migrará “gradualmente” para a Unimed Ferj e que, até que isso ocorra, o atendimento seguirá ocorrendo normalmente. Conforme relatei no meu caso, praticamente “todos” os médicos e estabelecimentos de Porto Alegre não estão aceitando consultas e exames de clientes da Unimed Rio em razão “da empresa não estar cumprindo com as suas obrigações”. Inclusive tive uma consulta cancelada nesta semana junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre a qual CANCELOU o convênio com a Unimed Rio em razão do motivo acima relatado. É muita coincidência que, justamente no momento em que a Unimed Rio informa que a sua carteira de clientes está migrando integralmente para a Unimed Ferj, o atendimento que sempre foi aceito aqui simplesmente esteja sendo NEGADO por todos e pelo mesmo motivo (falta de cumprimento das obrigações por parte da Unimed Rio). Já encaminhei para vocês por e-mail, há quase 10 dias, todas as minhas necessidades médicas, bem como da minha esposa que também é beneficiária do plano. Até agora não tive nenhum retorno. Então está claro que o motivo do não atendimento por médicos e hospitais é em razão da falta de cumprimento das obrigações por parte da Unimed Rio. Até duas semanas atrás estava usando o plano normalmente. Algo tem que ter havido para que todos passassem a recusar atendimento desta operadora. Quando o comunicado diz que o “atendimento seguirá normal” até a conclusão da migração para Unimed Ferj É UMA MENTIRA. Cumpram as suas obrigações junto aos médicos e estabelecimentos a fim de reestabelecer o atendimento. Não finjam que está tudo como sempre, se está claro que algo foi alterado de duas semanas para cá. Já abri uma reclamação junto à ANS e ministério público do Rio de Janeiro. Ao menos sejam claros e honestos com os seus beneficiários e assumam que não estão cumprindo com as suas obrigações e por este motivo o atendimento esta sendo negado. Aguardo resposta ao meu e-mail com a indicação dos médicos e tratamentos que solicitei para mim e para minha esposa.

F. R.

Para: Unimed Rio

01/04/2024

Responderam pra mim através de uma reclamação que registrei na ANS. Simplesmente ignoraram os fatos que relatei. Já possuo médicos de confiança, com quem consulto há anos, especialmente a médica responsável por acompanhar meu tratamento de doença autoimune. A falta de cumprimento das obrigações da Unimed Rio ocasionou a suspensão do atendimento de clientes deste convênio por praticamente todos os médicos e hospitais aqui de Porto Alegre, não permitindo que eu realizasse consulta com a médica que me acompanha e, o pior, interrompendo o meu tratamento. O que a Unimed Rio fez? Simplesmente agendou consultas virtuais com médicos do Rio de Janeiro através de um aplicativo para dizer à ANS que estava cumprindo com a sua parte. Não foi isso que solicitei. A própria Unimed Rio encaminhou comunicado informando a migração da carteira de forma integral para a Unimed Ferj a partir de abril, porém dizendo que até lá o atendimento seguiria normal. MENTIRA. Se fosse para seguir normal deveriam estar cumprindo a suas obrigações perante os médicos e hospitais daqui e não deixando de efetuar pagamentos devidos e ocasionando a suspensão de atendimento aos beneficiários do plano. Absurdo.