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Fraude do Pix
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
s. a.
Para: BANCO SANTANDER
Como cliente do Banco Santander, me sinto extremante chateado com o tratamento recebido pela instituição, no dia 04/03/2024 comprei um produto digital, onde deixarei os prints inclusive o endereço do canal da pessoal que esta causando prejuízos, creio que em vários outros cliente, sabemos que o consumidor possui uma possível segurança quando se cai em golpe, pois bem, na da citada a cima, cai em um golpe, onde na mesma data tive ciência que se tratava de um golpe, pois o serviço oferecido nao se concluía, a plataforma de operação e cadastrada em uma rede fora do pais, porem o recebedor Recebe se através da instituição, eles estão dando Golpe através da plataforma da SHOPPEE , QUE POR SUA VEZ RECEBE ATRAVES DO SANTANDER, desta forma solicitei ao banco na mesma data de operação, fosse aberto um chamado conhecido como MED (Mecanismo Especial de Devolução) criado em 2021 com o objetivo de ampliar a proteção ao usuário. Embora não seja novo, 9 a cada 10 brasileiros não sabem que o mecanismo existe, inclusive, muitos funcionários de bancos se quer sabem abrir o chamado corretamente, levando diversos clientes a tomarem prejuízo, O que é o MED? O Mecanismo Especial de Devolução é o conjunto de regras e de procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix Todas as instituições participantes do sistema Pix são obrigadas a ter esse mecanismo e o usuário só pode fazer uma solicitação de MED por transação Pix. Importante entender que não é uma plataforma disponível para o usuário final: o consumidor apenas solicita o uso do MED junto ao seu banco. Para quais casos ele funciona? O MED é acionado pela instituição financeira, a partir da solicitação de um cliente em apuros. Segundo Brandt, ele pode ser acionado para: qualquer caso de fraude ou golpe, envolvendo violência ou não; casos de engenharia social (quando o usuário é enganado a fazer Pix por um terceiro criminoso e sofre um prejuízo); e casos em que haja um crédito indevido por falha operacional nos sistemas da instituição envolvida (envio de um Pix em duplicidade por culpa do banco, por exemplo). Como utilizar o MED? O consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime. Solicitei o MED praticamente de IMEDIATO, AO TER CERTEZA QUE SE TRAVA DE UM GOLPE, POREM AO MEU VER, O BANCO SANTANDER AO VER QUE SE TRATAVA DE UMA PLATAFORMA GRANDE COMO A SHOPPEE PREFERE CONDENAR O CLIENTE COMO IRRESPONSAVEL , COMO CONSTA A RESPOSTA DO BANCO VIA E MAIL , QUE CONSTA EM ANEXO... De posse a todo conteúdo que tenho como prova, pretendo caso nao seja resolvido, levar o caso a justiça se necessário, mas nao posso tomar prejuízo, mesmo porque o Banco Santander se quer investigou o mau uso da plataforma. Como consta no autos, fora aberto na data de ontem o chamado , solicitando o reembolso por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução), foi gerado inclusive um PROTOCOLO 233500328, em resposta ao e mail recebido pelo Banco Santander , enxergo como um desrespeito ao cliente e consumidor dos produtos Santander, e como se o Banco ignorasse minha situação, me responsabilizando por cair em um Golpe, Enfim, podemos Resolver isso da melhor forma, passiva, ou podemos dar prosseguimento ao processo Judicial, e ver a visão jurídica dos Termos aqui apresentados, agora os meliantes utilizam de falhas do sistema Bancários, utilizando plataformas de nome , como mercado livre, shopee, entre outras, pra darem golpes , usando estas plataformas como laranjas, e os bancos querem se isentar da culpa ? Uma Observaçao simples, se o Banco Santander, tivesse acatado o pedido de MED do cliente, poderia ter bloqueado a conta da Shopee, segue os dados em anexo...
Solução esperada
- Reembolso: R$ 505,00
Mensagens (3)
BANCO SANTANDER
Para: s. a.
Confidential Prezados, Não identificamos irregularidades na conta do favorecido, empresa de pagamentos Shopee. Porém, a contestação referente ao produto adquirido, deve ser feita diretamente no site da empresa em questão. Ouvidoria Santander Para entrar em contato, ligue no 0800-726 0322. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09hs às 18hs (Caso não seja o destinatário, favor desconsiderar esta mensagem). Essa mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais e/ou legalmente protegidas, inclusive por sigilo bancário, sigilo profissional ou lei de proteção de dados pessoais. O seu uso é exclusivo para seu(s) destinatário(s) ou pessoas expressamente autorizadas a recebe-la. Se voce recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente ao remetente respondendo o e-mail e, em seguida, apague a mensagem e seus anexos. É proibido o uso, a divulgação ou a disponibilização de tais informações a terceiros. O descumprimento das orientações expostas sujeitará o responsável às penalidades civis e criminais cabíveis. This e-mail and its attachments may contain confidential and/or legally protected information, including banking secrecy, professional secrecy or Personal Data Laws. It is intended solely for the use of the individual or entity to whom they are addressed. Please notify the sender immediately by email if you have received this message by mistake and delete this email and its attachments from your system. The use, disclosure or sharing of such information to third parties is prohibited. Non-compliance with the exposed turns the responsible liable to civil and criminal penalties.
s. a.
Para: BANCO SANTANDER
Bom dia, A plataforma recebedora pertence a empresa Shopee, segundo informações, os golpistas usam a plataforma pra aplicar diversos golpes , o Santander devia dar alguma segurança ao cliente, como solicitado no mesmo dia, o MED, o Santander rejeito o pedido , e se quer deu uma resposta plausível ao caso, pretendo acionar a justiça se nescessario, e ai acionarei as dias partes o Santander e a shopee
s. a.
Para: BANCO SANTANDER
Mesmo co os comprovantes em anexo, o BANCO SANTANDER , SE NEGAR ABRIR O MED ao cliente, responsabilizando o consumidor e outra empresa pela transação, o estelionatário, continua usando a plataforma e o meio de pagamento normalmente, como consta em anexo vou tentar de todas as formas rever o valor pago , sem acionar a justiça, se nao der jeito , vamos a justiça e ver o que o juiz julga o consumidor, nao tem como , o consumidor cair em uma fraude, e ninguém ser responsabilizado