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Carrefour não faz a troca imediata de refrigerador defeituoso onde a sensação térmica chega a 60ºC

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. W.

Para: Carrefour Loja Online

21/03/2024

Comprei um refrigerador Philco PRF 504ID 486L, nota fiscal 8026999 de 27/02/2024. O produto foi entregue em 28/02/2024. No dia 19/03/2024 (menos de 30 dias após a entrega), o refrigerador começou a desligar e a degelar sozinho, ficando horas sem funcionar. Somente retornava a funcionar se eu tirasse ele da tomada e ligasse ele de novo. Esse defeito está intermitente. Liguei para o Carrefour pelo telefone 3004-2222 e pedi a troca por outro igual. Foi gerado o protocolo de número 520377704 onde o Carrefour vai levar o refrigerador para análise para DEPOIS decidir se vai fazer a troca ou não. Essa condição de levar o produto primeiro não me foi informado na primeira vez que eu liguei. Esse primeiro contato foi feito às 08:04 do dia 21/03/2024 com a atendente Arlene que me informou que seria agendada uma data para a coleta. Desconfiado da palavra coleta, liguei novamente para esse número do Carrefour (3004-2222) às 09:22 desse mesmo dia (21/03/2024) e só aí a atendente Ana me informou que o produto seria levado para análise e aí seria decidido pelo Carrefour se haveria a troca ou não. Gostaria de salientar que sou Engenheiro Mecânico e entendo "um pouco" de refrigeração. O Carrefour não entende que estou no Rio de Janeiro, onde a sensação térmica chega aos 60ºC e levar esse refrigerador para testar um defeito intermitente para depois trocar, é um processo que pode levar mais de uma semana! Imploro ao Carrefour que realize essa troca de imediato, pois a burocracia interna deles não leva em consideração as condições extremas de calor que o Rio de Janeiro enfrenta. Por favor coloquem a lógica e o bom senso acima da regra.

Solução esperada

  • Troca

Mensagens (3)

J. W.

Para: Carrefour Loja Online

21/03/2024

Prezados (as): Em complemento à mensagem inicial, já há entendimento de que geladeiras são considerados produtos essenciais e devem ser trocadas imediatamente: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/produto-com-defeito-quais-o-direitos-do-consumidor/856343222 O documento desse link está no anexo. Destaco o trecho em questão: "No entanto, existe uma exceção, prevista no art. 18, § 4º, do CDC, que permite solicitar imediatamente uma das alternativas acima, sem precisar aguardar o prazo de 30 dias. Isso ocorre nos seguintes casos: quando se tratar de produto essencial ou quando a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade do produto ou diminuir o seu valor. Conforme já mencionamos, a geladeira trata-se de um produto essencial. Assim, o consumidor que adquiriu a geladeira defeituosa não precisa aceitar o conserto do produto e a substituição de peças: ele pode solicitar imediatamente a troca do produto ou até mesmo a devolução do valor pago pelo bem. O primeiro passo sempre deve ser o diálogo com o fornecedor, devendo o consumidor esclarecer que conhece os seus direitos e também informar qual é a opção que ele escolhe. Caso o fornecedor não atenda ao pedido do consumidor, a alternativa é procurar o Poder Judiciário. Em casos mais graves, principalmente envolvendo defeitos em produtos essenciais, os Tribunais têm deferido também uma indenização pelos danos morais sofridos. Desta forma, é importante que o consumidor conheça as opções previstas no Código de Defesa do Consumidor, a fim de escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades." No meu caso em se tratando de uma geladeira, reforço encarecidamente o pedido da troca imediata. Grato desde já, Jorge

Carrefour Loja Online

Para: J. W.

29/03/2024

Caros, segue carta resposta em anexo. Se permanecer com alguma dúvida, estamos à disposição. Atenciosamente, Grupo Carrefour Brasil Relacionamento com o Cliente   3004-2222 This e-mail and any attachment are confidential and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient, please telephone or email the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this e-mail and its associated attachments is strictly prohibited. Lets respect the environment together. Only print this message if necessary. This e-mail and any attachment are confidential and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient, please telephone or email the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this e-mail and its associated attachments is strictly prohibited. Lets respect the environment together. Only print this message if necessary.

J. W.

Para: Carrefour Loja Online

24/04/2024

Prezados (as) Senhores (as): Observem que a resposta de vocês mantém a coleta em primeiro lugar para DEPOIS realizar a troca. Pediria-lhes que observassem o que ocorreu , em uma linha de tempo: 1- Solicitei a troca por via telefônica 2- Fiz a reclamação no Proteste e Reclame Aqui no dia 21/03 pois não concordava com o procedimento de levar a geladeira primeiro. Imagine uma casa com 4 pessoas sem uma geladeira. Por isso coloquei o texto onde o CDC coloca a geladeira como produto essencial. 3- O Carrefour simplesmente ignorou o que eu coloquei na minha argumentação e prosseguiu com os seus procedimentos internos. Trataram uma geladeira da mesma forma que um jarro de plantas ou uma tábua de passar roupas. Não sei se a empresa leu, de fato, a minha argumentação. Caso não o tenha feito, pediria-lhes que a lessem atentamente antes de retornar uma resposta. Não poderia esperar 1 mês para proceder à troca e agora estou para viajar. Dei uma solução ao problema, do meu jeito. Mas acho um absurdo uma empresa do porte do Carrefour não se atentar às nuances do CDC, simplesmente ignorar a argumentação do cliente que expôs a exceção deste CDC e prosseguir com o seu procedimento interno ignorando que há uma lei maior regulamentando o assunto em questão. Independente da exceção do CDC que me daria cobertura para uma troca imediata, há ainda uma questão do bom senso. Não é razoável que a burocracia interna do Carrefour permita que uma família de 4 pessoas fique sem geladeira à espera de uma avaliação que leva o tempo de transporte (ida e volta) e mais o tempo dos testes. O Carrefour impõe a sua vontade pelo cansaço do cliente.