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Reembolso não efetivado pela Philco

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. S.

Para: PHILCO

28/03/2024

Boa tarde! No final do mês de janeiro realizei a compra de um aspirador de pó diretamente pelo site da Philco. Recebi o aspirador no dia 03/02/2024 (sábado), e não gostei das características do modelo que adquiri (peso do produto e ergonomia, principalmente). Valendo-me então do código de defesa do consumidor, que me dá o direito do arrependimento de uma compra realizada pela Internet em até 7 dias do recebimento, no mesmo dia 03/02/2024 entrei na área de suporte pelo site da Philco e gerei a solicitação de devolução. Na segunda-feira (05/02) recebi o código de postagem do produto nos Correios, que foi realizada no dia seguinte (06/02). E pelo rastreamento dos Correios, no dia 08/02 o produto já estava disponível para ser retirado pela Philco na agência dos Correios em Cotia/SP. Até aí tudo certo, estava até achando o processo bem rápido e prático, já que sequer foi preciso conversar com um atendente. Mas a partir daí, começou a enrolação por parte da Philco. Primeiro, o objeto foi recolhido pela Philco somente no dia 16/02 (8 dias após chegar na agência). Achei um prazo muito alto, mas relevei porque houve o Carnaval neste intervalo. Só que depois do recolhimento não houve nenhum novo posicionamento pela Philco à minha solicitação de devolução. E consultando aqui pelo próprio sistema de rastreamento de acompanhamento da devolução da Philco, o meu produto está "aguardando conferência". Bem, esta situação encontra-se desta forma há mais de 40 dias! Sinceramente, acho um prazo extremamente alto. Enquanto isto o cliente (eu) fica no prejuízo, porque não tenho o meu reembolso processado. Insatisfeito com a demora na solução do meu caso, realizei então dois contatos com o SAC da Philco, um no dia 05/03 e outro no dia 18/03, porém eles se limitam a me encaminhar respostas protocolares, tais como: "lamento pelo ocorrido", "estamos analisando", etc. Eu venho exigindo e eles não me apresentam qualquer resposta concreta com uma data para efetivação do meu reembolso. Ou seja, a Philco se apresenta com um comportamento claramente desrespeitoso ao código de defesa do consumidor! E ouvidoria para o registro de reclamação? Também não existe este número divulgado no site. Bem, com toda esta dificuldade em ter meu problema resolvido, não me sobrou alternativa do que registrar esta reclamação aqui no PROTESTE, e até mesmo para que outras pessoas interessadas em adquirir produtos da Philco tomem suas próprias conclusões sobre o comportamento desta empresa perante seus clientes. Vamos ver se a Philco se pronuncia a partir deste canal com uma solução efetiva ao meu pedido de devolução, para que eu mude a péssima percepção que estou tendo da empresa. Obrigado.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 143,96

Mensagens (8)

PHILCO

Para: A. S.

28/03/2024

Boa tarde, prezados! Acuso o recebimento. Atenciosamente, Aline Karine de Souza Teixeira Procon e Juizado Especial Britânia Eletrônicos -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V206Wnzv:ref

PHILCO

Para: A. S.

03/04/2024

Bom Dia Prezados, PHILCO ELETRONICOS S.A., informa que atendeu o Consumidor na primeira oportunidade em que tomou conhecimento de sua reclamação, não havendo, portanto, qualquer dano a este. Assim, impugna-se todas as afirmações do Consumidor na presente reclamação. A Fabricante entrou em contato com o Consumidor e seguiremos com o estorno em até 180 dias. Ante a inexistência de infração legal e ao pronto atendimento ao consumidor, a Fabricante requer o arquivamento da Reclamação como fundamentada atendida, sem que nenhuma sanção lhe seja imposta. Em caso de dúvidas, favor nos contatar [email protected] Curitiba, 03 de abril de 2024 BRIT NIA ELETRODOMÉSTICOS S.A. Atenciosamente, Mariane Ribas Procon e Juizado Especial Britânia Eletrônicos ?: (41) 3218-7929 ?: s:www.britania.com.br -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V206Wnzv:ref

A. S.

Para: PHILCO

03/04/2024

Boa tarde! Apenas para registro da parte do reclamante (consumidor). Não procede a informação da Philco Eletrônicos que "atendeu o consumidor na primeira oportunidade em que tomou conhecimento de sua reclamação..." Isto é facilmente desmentido pelas respostas dos protocolos anexados nesta reclamação, em que a empresa se limita a solicitar que o consumidor "aguarde", e mesmo naqueles em que ela apresenta um prazo de 5 dias úteis para a solução, tais prazos não foram cumpridos (vide protocolos nº 03 de 06/03/2024 e nº 04 de 19/03/2024). Ademais, se eu já tivesse sido atendido no primeiro acionamento realizado, não havia necessidade de apresentar a queixa aqui no Proteste. Isto posto, informo desde que iniciou-se o meu processo de desistência de compra junto à Philco Eletrônicos (há dois meses atrás, em 03/02/2024), somente ontem (02/04/2024) recebi um retorno mais concreto desta empresa, através de ligação realizada pela Sra. Mariane. Muito simpática e aparentemente dedicada em resolver meu problema, ela confirmou as demais informações que constam na última resposta da Philco, que meu reembolso será realizado em até 180 dias. Achei um prazo extremamente alto! Até 6 meses para que eu receba de volta um valor que de direito é meu? Porém, ainda segundo explicações da Sra. Mariane, como o reembolso será realizado através de estorno na fatura do cartão de crédito, pode ser que ocorra antes deste prazo. Em mais um voto de confiança depositado na Philco Eletrônicos, aguardarei. Mas vale uma ressalva: observei no APP do meu cartão de crédito que no dia 29/03/2024 houve o lançamento de um estorno de R$4,06 em nome da Britânia Eletrodomésticos (dona da marca Philco Eletrônicos), conforme anexo EstornoParcial.jpg. Ocorre que este não é o valor devido pela Philco Eletrônicos a mim. A minha compra teve um valor total de R$143,96 (produto + frete). Ou seja, ainda há um débito de R$139,90 a ser regularizado comigo e que espero que seja integralmente ressarcido em alguma das minhas próximas faturas do cartão. Desta forma, aguardarei então o reembolso deste valor restante para encerrar a reclamação.

PHILCO

Para: A. S.

04/04/2024

Boa tarde, prezados! @Mariane, por gentileza verificar o retorno abaixo. Caso em tratativa SF 10528458 Atenciosamente, Aline Karine de Souza Teixeira Procon e Juizado Especial Britânia Eletrônicos -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V206nK8k:ref

PHILCO

Para: A. S.

04/04/2024

Boa Tarde Prezados, PHILCO ELETRONICOS SA., informa que atendeu o Consumidor na primeira oportunidade em que tomou conhecimento de sua reclamação, não havendo, portanto, qualquer dano a este. Assim, impugna-se todas as afirmações do Consumidor na presente reclamação. A Fabricante entrou em contato com o Consumidor que informou que recebeu um retorno hoje do portal reclame aqui no qual fez a reclamação, informando que o estorno será realizado via cartão de crédito com o prazo de estorno em até 180 dias. Ante a inexistência de infração legal e ao pronto atendimento ao consumidor, a Fabricante requer o arquivamento da Reclamação como fundamentada atendida, sem que nenhuma sanção lhe seja imposta. Em caso de dúvidas, favor nos contatar [email protected] Curitiba, 02 de abril de 2024 PHILCO ELETRONICOS SA. -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V206Wnzv:ref

PHILCO

Para: A. S.

04/04/2024

Boa Tarde Prezados, PHILCO ELETRONICOS SA., informa que atendeu o Consumidor na primeira oportunidade em que tomou conhecimento de sua reclamação, não havendo, portanto, qualquer dano a este. Assim, impugna-se todas as afirmações do Consumidor na presente reclamação. A Fabricante entrou em contato com o Consumidor que informou que recebeu um retorno hoje do portal reclame aqui no qual fez a reclamação, informando que o estorno será realizado via cartão de crédito com o prazo de estorno em até 180 dias. Ante a inexistência de infração legal e ao pronto atendimento ao consumidor, a Fabricante requer o arquivamento da Reclamação como fundamentada atendida, sem que nenhuma sanção lhe seja imposta. Em caso de dúvidas, favor nos contatar [email protected] Curitiba, 02 de abril de 2024 PHILCO ELETRONICOS SA. -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V206nK8k:ref

A. S.

Para: PHILCO

12/04/2024

Boa tarde! Atualização: Entrei em contato hoje com a administradora do meu cartão de crédito. Me informaram que a partir do momento que receberem o pedido de estorno da transação de vocês, o processamento pode demorar no máximo 5 dias, e ao final deste prazo, o lançamento do estorno aparece imediatamente em minha fatura. E mais, também confirmaram que até o momento não existe nenhuma solicitação de estorno pendente ou em processamento no meu cartão de crédito. Pergunto-me então: teria mesmo a Philco comandado a solicitação de estorno junto à operadora? Parece que não. Diante destas novas constatações, abri um pedido de contestação da compra realizada junto à minha administradora do cartão de crédito. Assim "eu agilizo" o processo para a Philco/Britania, e encerramos definitivamente a questão, certo? Afinal, a partir do momento que a Philco/Britania receber o pedido de contestação da minha operadora, basta vocês acatarem. Simples assim, não?

PHILCO

Para: A. S.

13/04/2024

Prezados, Caso em tratativa via seles 10528458 Qualquer dúvida, estou à disposição. Rhafael Amorim Procon e Juizado Especial Britânia Eletrônicos -------------- Mensagem original -------------- ref:!00D2E01FY8P.!500V207IaZ1:ref