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Embreagem New Tucson

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

f. D.

Para: Hyundai Motor Brasil

09/04/2024

A Hyundai não quer reparar problema na embreagem do meu carro New Tucson. O carro está com 53.000 km e está em garantia até dezembro de 2025. Alegam desgaste natural. Uma verdadeira falácia. Esse é um problema crônico. Vício oculto. Custo para reparo, informado pela Concessionária Saga aqui de Goiânia-Go, é de R$ 15.427,93. Um absurdo. Revoltante. Gostaria da ajuda da ProTeste para que meus diretos fossem respeitados e que a Hyundai assuma suas responsabilidades. Esse é 5º veículo que tenho dessa marca e como essa negativa de reparar o problema, nunca mais piso em concessionária da Hyundai.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (1)

Hyundai Motor Brasil

Para: f. D.

16/04/2024

Curitiba, 16 de abril de 2024. Ref.: Reclamação n° CPTBR01999873-24 Ao Sr. Fabrício Domingos. HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMÓVEIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 10.394.422/0001-42, com sede na Avenida Hyundai, 777, Bairro Água Santa, Piracicaba - SP, por seu procurador legal, ao final assinado, vem, respeitosamente, RESPONDER Vossa Senhoria, pelo que faz nos seguintes termos. Síntese dos fatos. O Requerente proprietário do veículo Hyundai Tucson, relata que seu veículo está com problemas na embreagem. Alega que, em contato com a concessionária, foi informado que, por se tratar de um item de desgaste natural, o reparo não seria pela garantia. Diante de tais fatos, formalizou, perante a plataforma Reclame, a presente Reclamação, requerendo o reparo do veículo. 2. Da Distinção entre as montadoras HMH e CAOA - Da Ilegitimidade Passiva da Reclamada. Inicialmente, cumpre esclarecer, que a Montadora, ora Reclamada, não tem qualquer legitimidade para responder aos termos da presente reclamação. Isso se diz sobretudo por que a HMB não fabrica, nem importa o veículo objeto dessa reclamação (Tucson). Com efeito, a HMB, é subsidiária da Hyundai Motor Company, empresa sul coreana. A HMB se instalou no Brasil, somente em 2012 para produção e comercialização local do veículo HB20, sendo que, no final de 2016 também passou a produzir o veículo Creta[1]. Ou seja, a Hyundai Motor Brasil é a responsável pela fabricação e comercialização única e exclusivamente dos veículos HB20 e Creta, os quais são montados no Brasil. De outro lado, o grupo CAOA tem como fundador o Sr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade (cujas iniciais formam a sigla CAOA) e é fabricante, importador, distribuidor e revendedor dos demais veículos da marca Hyundai, como Tucson, i30, IX35, Azzera e Elantra. Em outras palavras, em momento algum o veículo Tucson é inserido no mercado nacional ou revendido pela Hyundai Motor Brasil e muito menos é suportado pela assistencia técnica desta Montadora, o qual foi importado e comercializado de forma exclusiva e independente pela Montadora CAOA. Isso implica dizer que toda a assistencia técnica prestada ao veículo é realizada também pelas concessionárias autorizadas da própria CAOA, e não por concessionárias da Hyundai. Por esta razão, esta fornecedora nem sequer conseguiria prestar qualquer informação ao consumidor, porquanto não tem acesso às Ordens de Serviço e demais documentos atinentes ao caso, tampouco é a efetiva responsável pelo conserto. O que se ve, em verdade, é que a Montadora CAOA é quem é responsável pela importação, venda e assistencia do veículo Tucson, conforme acima demonstrado. Flagrante, portanto, que a HMB e a CAOA não pertencem ao mesmo conglomerado econômico e tampouco desempenham suas atividades de maneira conjunta, motivo pelo qual deve ser aplico previsto no inciso I, do §3°, do art. 12, do CDC, e por estar diante da quebra da cadeia de fornecimento. Sendo o caso, poderia o Reclamante se insurgido contra o vendedor originário do veículo, o qual está plenamente identificado na nota fiscal de compra do veículo. Diante disso, a Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis La. não pode ser responsabilizada por defeito ou pelos serviços realizados em um veículo que NÃO produz, tampouco é importado por ela. De qualquer modo, maiores informações deverão ser obtidas na concessionária autorizada pela CAOA, posto ser esta a efetiva responsável pelo conserto. No mais, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas nos canais de atendimento da Hyundai Motor Brasil - através do site s:www.hyundai.com.br/sobre-a-hyundai/corporativo/contato e SAC - 0800-770-3355 Atenciosamente, PRISCILA KEI SATO OAB/PR 42.074 Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments. Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments. [1] s:www.hyundai.com.br/ahyundai.'gclid=Cj0KCQjwo6D4BRDgARIsAA6uN19Gbpsp8bRFsLCIm-qOH-FIiMKjzovDQ3hltw_lildyD0WvXWE8f3caAvtIEALw_wcBHistoria