Voltar

Recebi meu produto com itens faltando e o ML rejeitou minha devolução

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

T. C.

Para: Mercado Livre

17/04/2024

No dia 7 de abril de 2024, adquiri o produto "Jogo De Macho E Tarraxa Lugatools Com 20 Peças Estojo" do vendedor "VITORIA PRESENTES", através do Mercado Livre (ML). O produto foi entregue no endereço comercial informado no dia 9 de abril e chegou em minhas mãos no dia seguinte, 10 de abril. Juntamente com esse produto, havia outros três, todos em uma única embalagem do ML. Abri a embalagem e iniciei a conferência dos itens. Ao analisar o "Jogo De Macho E Tarraxa Lugatools Com 20 Peças Estojo" percebi que a ambalagem individual estava levemente danificada e a tampa do estojo estava mal encaixada. Ao abrir a embalagem do referido produto, percebi que havia itens faltando no estojo (anexo 1). Imediatamente, enviei uma mensagem para o vendedor, a qual permaneceu sem resposta (anexo 2). Aguardei 24 horas e nada, o que me deixou sem opções de negociação, então, iniciei o procedimento de devolução. Reforço que o próprio ML tem uma opção de devolução intitulada "o pacote chegou incompleto", e foi através dela que fiz todos os procedimentos da devolução (uso do QRCode específico, envio na embalagem original,etc). No dia 17 de abril o ML me informou que a devolução não foi aceita pois o produto não cumpria com a política de devolução. Segundo a equipe do ML, o vendedor alegou que havia marcas de uso no produto, indicadas através de fotografias (anexo 3). Duas das marcas indicadas são imperceptíveis e estariam, supostamente, no estojo que acomoda as peças metálicas do produto. Dessa forma, qualquer marca que tenham identificado, pode ter sido consequência do contato do próprio conteúdo com o produto e não são relativas a uso. Acrescento que o produto refere-se as peças metálicas, e não ao estojo, cuja única função é acomodar os itens. Foi indicada também uma terceira marca de uso, relativa à oxidação de um dos cossinetes do jogo (anexo 4). Ora, isso seria um absurdo, pois oxidação é um processo químico que necessita de tempo para se desenvolver. Seria impossível qualquer peça do jogo ter sofrido oxidação durante as 24 horas em que permaneceu sob minha posse. Além disso, oxidação não indica necessariamente uma marca de uso, podendo ocorrer durante o armazenamento se houver condições adequadas para impedir o processo, ou seja, poderia ter ocorrido no estoque do próprio vendedor ou no centro de distribuição do ML. Mais tarde, ainda no dia 17/04, recebi uma nova mensagem do ML indicando que, além das supostas marcas de uso indicadas pelo vendedor, como eu devolvi o produto com itens faltando, de toda forma eles não podem aprovar meu reembolso (anexo 5). Que absurdo! Se eu iniciei o processo de devolução justamente por haver recebido o produto incompleto, como esperar que eu o envie de outra forma? E se o próprio ML tem uma opção com este problema específico na área do comprador, de que adianta se depois eles alegarão que o reembolso não pode ocorrer devido a itens faltando? Não faz nenhum sentido. Sou consumidor e cliente do ML há vários anos e nunca tive um problema dessa natureza. Me parece absurdo que eu fique no prejuízo, com um item que não me terá serventia devido aos itens faltantes, e que o vendedor lucre com essa atitude enganosa. Esperava que o ML, como a plataforma respeitada no mercado que é, com todas as garantias que nos oferece, mediasse a situação de forma mais justa e inteligente. Preciso de uma solução!

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 119,90

Mensagens (1)

Mercado Livre

Para: T. C.

17/04/2024

Recebemos a sua reclamação e endereçamos ao nosso time de atendimento para que possam dar andamento por meio dos nossos canais oficiais. Pedimos que aguarde nossa resposta que será fornecida no seu email cadastrado. Atenciosamente, Equipe Mercado LivreMercado Pago