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Não me hospedei

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. B.

Para: Airbnb

24/07/2024

Fiz uma reserva no dia 17/07/2024 na AIRBNB, para os dias 20 e 21/07, para três hóspedes, eu, minha esposa e filha; com Código de confirmação HMR3Y9WN9B e enviei uma mensagem para a anfitriã Liris logo após confirmada a reserva. No dia 19 e novamente no dia 20 informei a AIRBNB que a anfitriã não respondia minha mensagem. No dia 20, após viajar 250 km e chegar no imóvel no final da manhã, descobri que a anfitriã Liris desconhecia minha reserva e já tinha alugado para outros ocupantes. Reclamei com a AIRBNB e o agente João me apresentou outra opção. Aceitei a reserva com o Código de confirmação HMRW2NCS2T, porém como tinha um evento já marcado anteriormente para às 12 horas - motivo inclusive da minha viagem, só pude ir ao imóvel por volta das 1830h, Ao chegar no mesmo constatamos que o imóvel era subdividido em várias kitnets, sendo a nossa era a de número 2. Ao adentrar verificamos que nos fundos, numa área de lavanderia, tinha uma porta de acesso sem chaves e do lado esquerdo dessa área um muro que, por não ser muito alto, possibilitava acesso do ocupante da Kitnet ao lado – a de número 3. Ao informar a situação a anfitriã Viviane, ela informou que a locatária anterior tinha perdido a chave e ela ainda não tinha feito outra chave. Neste caso, como íamos sair para jantar e que minha filha de 12 anos iria ficar no imóvel, não senti a segurança necessária. Assim, a Viviane aceitou a situação e pediu para deixarmos as chaves na mesa do imóvel. Mas como precisávamos sair com o carro, e o portão era automático, não haveria tempo de deixar as chaves e o controle do portão, antes que o mesmo fechasse; assim, um rapaz jovem de porte alto e compleição bem forte, que estava justamente ocupando a Kitnet 3 nos ajudou a fechar o portão. Esse último fato, do ocupante da Kitnet número 3, sem querer realizar julgamentos precipitados, só reforçou a ideia que que não poderíamos, em nenhuma hipótese, deixar nossa filha sozinha na Kitnet número 2. Como não ocupamos, sem nenhuma dúvida, o imóvel em pauta, e consta na Política de Reembolso e Remarcação de Reserva no site da AIRBNB, com data de entrada em vigor em 25 de janeiro de 2024: “A acomodação não estava habitável no momento do check-in por qualquer um dos seguintes motivos, entre outros: - Presença de riscos à segurança ou à saúde.” Com relação ao pedido de cancelamento e reembolso, conforme descrito na mesma Política mencionada acima, consta também: “Para pedir ajuda para remarcar uma reserva ou solicitar um reembolso, o hóspede que fez a reserva precisa entrar em contato conosco ou com o Anfitrião até 72 horas após a descoberta do Problema de Reserva. As solicitações devem conter evidências relevantes, como fotos, vídeos ou confirmação das condições por parte do Anfitrião, que usaremos para determinar se ocorreu um Problema de Reserva.” Assim, considerando que além do risco de segurança já citado, que não usufruímos do imóvel, que avisei no momento, ou seja às 1830 do dia 20, a anfitriã Viviane da situação, que ela confirmou que não tinha chave, que reportei e solicitei o reembolso no dia 22, portanto antes das 72 horas preconizadas pelo regulamento e com relação a “maiores evidências relevantes como fotos” é muito simples: É só a AIRBNB solicitar as fotos a própria anfitriã do imóvel Viviane, e apenas da área da lavanderia, mas que apareça a porta sem chave, o muro da esquerda que separa da área do Kitnet número três, e claro que apresentando a altura do citado muro, conforme já sugeri para o Centro de Resoluções que nem se manifestou sobre. Para finalizar, o descontrole da situação por parte da AIRBNB foi tão elevado que no momento da impossibilidade de concretizar a primeira reserva da anfitriã Liris, o agente João da AIRBNB que me atendeu ainda na manhã do dia 20, fez um link com a nova reserva da Viviane para os dias 21 e 22, conforme o print da tela da reserva que ainda consta no site – anexo 1, portanto eu nem poderia ocupar o imóvel da Viviane no dia 20. Por tudo relatado não vejo o que ainda se discutir se tenho ou não direito ao reembolso por um serviço que nem utilizei e que cumpri todas as regras para solicitar o reembolso.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 243,76

Mensagens (6)

Airbnb

Para: R. B.

24/07/2024

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Ajuda requerida 31 julho 2024

R. B.

Para: PROTESTE

31/07/2024
Essa resposta é privada

Airbnb

Para: R. B.

31/07/2024

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PROTESTE

Para: R. B.

31/07/2024
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PROTESTE

Para: R. B.

31/07/2024
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PROTESTE

Para: R. B.

15/08/2024
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