Voltar

Vício oculto em Notebook ASUS AS M515D + péssimo SAC Autorizada

ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. M.

Para: ASUS

27/07/2024

Art. 18 e 26 Cdc: • 07/01/2022 (Nf): compra do Notebook ASUS, modelo AS M515D 3500U/0002DA/8G/BR - Valor: R$ 2.899,00. • 11 MESES DEPOIS: Notebook apresenta problema descrito pela usuária no site oficial como “não liga, nenhum LED (sic).”. • 10/12/2022: envio do Notebook sem ônus para SMS INFOCOMM SERV. E GERENCIAMENTO em SP, acompanhando caixa, manual e fonte originais, a fim de obter soluções dentro da garantia segundo a NF “GARANTIA 12 MESES - N.SERIE OU IMEI M8N0B6039148359”. Laudo da equipe de Análise Técnica: “Exclusão da garantia: Oxidado – Confirmado contato com líquidos conforme comprovado pelas imagens anexas. Aparelho não liga oxidação placa principal e fan com oxidação (sic).”. - Valor total: R$ 1.643,50. Gasto até agora: R$ 1.643,50. • 28/12/2023: envio do Notebook via DHL com ônus de R$ 155,00 para Notecell Care, em SP (doravante “Autorizada”), após apresentar o mesmo problema quase depois do mesmo período de 11 meses. - VT: R$ 155,00. Gasto até agora: R$ 1.798,5. • 03/01/2024: mensagem de diagnóstico da Autorizada via WhatsApp: “[...] Identificou-se um excesso de líquido na placa principal [...] notou-se indícios de curto-circuito no teclado devido ao contato com líquido, e a placa auxiliar exibiu marcas de oxidação, impedindo a conexão adequada das funções USB, assim como sua ventoinha. Necessário a troca de sua placa principal, placa auxiliar, modulo de teclado, e ventoinha do produto para prosseguir com os testes de seus outros componentes (sic).”. - VT: R$ 1.720,00. Gasto até agora: R$ 3.518,5. • 30/01/2024: o Notebook volta por DHL com ônus de R$ 220,00, sem a caixa original, trocada por uma genérica em que o aparelho não estava mais firmemente acondicionado, causando receio à usuária, e sem manual nem a Nf. - VT: R$ 220,00. Gasto até agora: R$ 3.738,5. • 17/02/2024: o Notebook começa a apresentar problema descrito pela usuária em nota a próprio punho como “trava no Windows e também antes. Já tentei realizar recuperação e deu erro “Clock watchdog timeout” (tela azul) (sic).”. • 14/02/2024: opta-se por passar o anticorrosivo “Corrosion X”, produto à base de óleo mineral e propelente, recomendado para usos em eletrônicos de embarcações, a fim de evitar novos danos nos componentes do Notebook. Tarefa executada por Técnico de T.I. de confiança. • 20/02/2024: reenvio do Notebook sem ônus à Autorizada. • 07/03/2024: a Autorizada relata via WhatsApp que na análise do aparelho “foi encontrado oléo na placa, você passou oléo em todos os componentes (sic).”, no que a usuária responde que se tratava do produto “Corrosion X” para evitar corrosão por maresia. Seguindo a conversa, a Autorizada alega ter sido o produto a danificar o Notebook e confirmaria se a garantia iria cobrir o serviço; a usuária, por sua vez, cita ser um produto recomendado pela NASA, impossibilitando a culpabilidade dos danos, enviando inclusive um link de YouTube com a demonstração de uso em aparelhos de grande porte para submersão. Seguindo a conversa, a Autorizada responde “Mas não é recomendado por quem fabrica as peças do notebook :(“ e “Vamos aguardar o retorno da Asus agora , porque infelizmente danificou os componentes (sic)”, e a usuária, por fim pergunta qual a solução que a ASUS recomenda pra evitar corrosão por maresia para não ficar enviando o Notebook anualmente pra conserto, obtendo como resposta “A recomendação seria guarda na bag em lugar menas chances oxidação, infelizmente a asus não indica nenhum produto (sic).”. • 11/03/2024: a Autorizada relata via WhatsApp que "[...] havia líquido presente na placa principal, SSD e cabo do display LCD. [...] Será necessário trocar o SSD do dispositivo e realizar uma limpeza completa da placa-mãe para evitar danos a outros módulos. Devido à presença de líquido na placa, a manutenção do dispositivo não pode ser coberta pela garantia da assistência, sendo necessário fazer um orçamento das peças danificadas (sic).”. • 12/03/2024: a usuária pede o valor do orçamento à Autorizada, via WhatsApp, nos horários 9h03 e 10h04, obtendo a resposta somente às 11h, com opções de SSD M.2 de capacidades e valores diferentes. Junto com o pedido de link de pagamento do valor total, a usuária exige os itens que haviam sido enviados da primeira vez. • 28/03/2024: a usuária entra em contato com a Autorizada, via WhatsApp, pedindo notícias, a qual responde que o Notebook estava em processo de reparo e teria chances de ficar pronto no mesmo dia (28/03/2024). • 02/04/2024: a usuária tenta contato com a Autorizada, via WhatsApp, nos horários 11h20, 13h10 e 16h13, sem sucesso para questionar a falta de atualização do status do serviço. • 03/04/2024: a usuária tenta contato com a Autorizada, via WhatsApp, nos horários 09h58 e 12h23, e obtém resposta apenas às 14h31 com a atualização: “Após a troca do SSD, foi identificado que o produto continua travando na tela de inicialização devido à presença prévia de líquido na placa principal. Essa exposição líquida pode ter causado danos à placa principal, interferindo no funcionamento adequado do dispositivo. Portanto, é necessário prosseguir com a substituição da placa principal para resolver esse problema (sic).”. • 13/04/2024: a Autorizada envia orçamento final, via WhatsApp, a usuária exige o envio das peças remanescentes, dando a entender a aceitação da troca. • 15/04/2024: a Autorizada, via WhatsApp, pede a aprovação da troca, pois não havia ficado claro, e afirma que as peças podem ser enviadas, no que a usuária lembra de incluir os itens que tinha exigido anteriormente. • 19/04/2024: a Autoriza envia o link de pagamento, via WhatsApp. - VT: R$ 2.040,00. Gasto até agora: R$ 5.778,5. • 21/04/2024: o Notebook chega em caixa genérica, a usuária faz vídeo conferindo a falta de TODOS os itens exigidos. Autorizada: “Acabei de consultar e a caixa ficou aqui?? [...]" • 23/04/2024: chegam os itens exigidos. • Realiza-se teste do SSD (27/04/2024) e placa-mãe (31/05/2024) por técnico de T.I de confiança, ambas peças sem apresentar erros.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 5778,50
  • Danos morais/materiais

Mensagens (7)

M. M.

Para: ASUS

07/08/2024

Art. 18 e 26 Cdc: • 07/01/2022 (Nf): compra do Notebook ASUS, modelo AS M515D 3500U/0002DA/8G/BR - Valor: R$ 2.899,00. • 11 MESES DEPOIS: Notebook apresenta problema descrito pela usuária no site oficial como “não liga, nenhum LED (sic).”. • 10/12/2022: envio do Notebook sem ônus para SMS INFOCOMM SERV. E GERENCIAMENTO em SP, acompanhando caixa, manual e fonte originais, a fim de obter soluções dentro da garantia segundo a NF “GARANTIA 12 MESES - N.SERIE OU IMEI M8N0B6039148359”. Laudo da equipe de Análise Técnica: “Exclusão da garantia: Oxidado – Confirmado contato com líquidos conforme comprovado pelas imagens anexas. Aparelho não liga oxidação placa principal e fan com oxidação (sic).”. - Valor total: R$ 1.643,50. Gasto até agora: R$ 1.643,50. • 28/12/2023: envio do Notebook via DHL com ônus de R$ 155,00 para Notecell Care, em SP (doravante “Autorizada”), após apresentar o mesmo problema quase depois do mesmo período de 11 meses. - VT: R$ 155,00. Gasto até agora: R$ 1.798,5. • 03/01/2024: mensagem de diagnóstico da Autorizada via WhatsApp: “[...] Identificou-se um excesso de líquido na placa principal [...] notou-se indícios de curto-circuito no teclado devido ao contato com líquido, e a placa auxiliar exibiu marcas de oxidação, impedindo a conexão adequada das funções USB, assim como sua ventoinha. Necessário a troca de sua placa principal, placa auxiliar, modulo de teclado, e ventoinha do produto para prosseguir com os testes de seus outros componentes (sic).”. - VT: R$ 1.720,00. Gasto até agora: R$ 3.518,5. • 30/01/2024: o Notebook volta por DHL com ônus de R$ 220,00, sem a caixa original, trocada por uma genérica em que o aparelho não estava mais firmemente acondicionado, causando receio à usuária, e sem manual nem a Nf. - VT: R$ 220,00. Gasto até agora: R$ 3.738,5. • 17/02/2024: o Notebook começa a apresentar problema descrito pela usuária em nota a próprio punho como “trava no Windows e também antes. Já tentei realizar recuperação e deu erro “Clock watchdog timeout” (tela azul) (sic).”. • 14/02/2024: opta-se por passar o anticorrosivo “Corrosion X”, produto à base de óleo mineral e propelente, recomendado para usos em eletrônicos de embarcações, a fim de evitar novos danos nos componentes do Notebook. Tarefa executada por Técnico de T.I. de confiança. • 20/02/2024: reenvio do Notebook sem ônus à Autorizada. • 07/03/2024: a Autorizada relata via WhatsApp que na análise do aparelho “foi encontrado oléo na placa, você passou oléo em todos os componentes (sic).”, no que a usuária responde que se tratava do produto “Corrosion X” para evitar corrosão por maresia. Seguindo a conversa, a Autorizada alega ter sido o produto a danificar o Notebook e confirmaria se a garantia iria cobrir o serviço; a usuária, por sua vez, cita ser um produto recomendado pela NASA, impossibilitando a culpabilidade dos danos, enviando inclusive um link de YouTube com a demonstração de uso em aparelhos de grande porte para submersão. Seguindo a conversa, a Autorizada responde “Mas não é recomendado por quem fabrica as peças do notebook :(“ e “Vamos aguardar o retorno da Asus agora , porque infelizmente danificou os componentes (sic)”, e a usuária, por fim pergunta qual a solução que a ASUS recomenda pra evitar corrosão por maresia para não ficar enviando o Notebook anualmente pra conserto, obtendo como resposta “A recomendação seria guarda na bag em lugar menas chances oxidação, infelizmente a asus não indica nenhum produto (sic).”. • 11/03/2024: a Autorizada relata via WhatsApp que "[...] havia líquido presente na placa principal, SSD e cabo do display LCD. [...] Será necessário trocar o SSD do dispositivo e realizar uma limpeza completa da placa-mãe para evitar danos a outros módulos. Devido à presença de líquido na placa, a manutenção do dispositivo não pode ser coberta pela garantia da assistência, sendo necessário fazer um orçamento das peças danificadas (sic).”. • 12/03/2024: a usuária pede o valor do orçamento à Autorizada, via WhatsApp, nos horários 9h03 e 10h04, obtendo a resposta somente às 11h, com opções de SSD M.2 de capacidades e valores diferentes. Junto com o pedido de link de pagamento do valor total, a usuária exige os itens que haviam sido enviados da primeira vez. • 28/03/2024: a usuária entra em contato com a Autorizada, via WhatsApp, pedindo notícias, a qual responde que o Notebook estava em processo de reparo e teria chances de ficar pronto no mesmo dia (28/03/2024). • 02/04/2024: a usuária tenta contato com a Autorizada, via WhatsApp, nos horários 11h20, 13h10 e 16h13, sem sucesso para questionar a falta de atualização do status do serviço. • 03/04/2024: a usuária tenta contato com a Autorizada, via WhatsApp, nos horários 09h58 e 12h23, e obtém resposta apenas às 14h31 com a atualização: “Após a troca do SSD, foi identificado que o produto continua travando na tela de inicialização devido à presença prévia de líquido na placa principal. Essa exposição líquida pode ter causado danos à placa principal, interferindo no funcionamento adequado do dispositivo. Portanto, é necessário prosseguir com a substituição da placa principal para resolver esse problema (sic).”. • 13/04/2024: a Autorizada envia orçamento final, via WhatsApp, a usuária exige o envio das peças remanescentes, dando a entender a aceitação da troca. • 15/04/2024: a Autorizada, via WhatsApp, pede a aprovação da troca, pois não havia ficado claro, e afirma que as peças podem ser enviadas, no que a usuária lembra de incluir os itens que tinha exigido anteriormente. • 19/04/2024: a Autoriza envia o link de pagamento, via WhatsApp. - VT: R$ 2.040,00. Gasto até agora: R$ 5.778,5. • 21/04/2024: o Notebook chega em caixa genérica, a usuária faz vídeo conferindo a falta de TODOS os itens exigidos. Autorizada: “Acabei de consultar e a caixa ficou aqui?? [...]" • 23/04/2024: chegam os itens exigidos. • Realiza-se teste do SSD (27/04/2024) e placa-mãe (31/05/2024) por técnico de T.I de confiança, ambas peças sem apresentar erros.

Ajuda requerida 07 agosto 2024

M. M.

Para: PROTESTE

07/08/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: M. M.

07/08/2024
Essa resposta é privada

M. M.

Para: PROTESTE

08/08/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: M. M.

08/08/2024
Essa resposta é privada

M. M.

Para: PROTESTE

12/08/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: M. M.

12/08/2024
Essa resposta é privada