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Cobrança e assinatura INDEVIDA

Domestika, Inc. 2001 Addison St. Suite 300 Berkeley, CA 9470
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

G. L.

Para: Domestika, Inc. 2001 Addison St. Suite 300 Berkeley, CA 9470

08/08/2024

Adquiri um curso avulso na plataforma Domestika e, juntamente a ele, foi automaticamente incluído o plano Domestika Plus, ou seja, ao optar pela compra de qualquer curso, esse plano já é adicionado à conta do usuário. Conforme informado pela plataforma, há um período de 30 dias para testar o plano, com a possibilidade de cancelamento caso não haja interesse em continuar. No entanto, considero essa prática como uma "venda casada", uma vez que a inclusão do plano foi realizada sem minha autorização prévia. No e-mail de confirmação da compra do curso avulso, a adição do plano Domestika Plus está claramente destacada. No meu caso, adquiri o curso para realizar em um momento oportuno, pois no momento da compra, não dispunha de tempo para fazê-lo. Assim, não percebi a inserção desse plano adicional. Somente tomei ciência da cobrança quando recebi a notificação da operadora do meu cartão de crédito e um e-mail referente à transação. De imediato, contestei a cobrança e acessei o site para verificar a situação. Contudo, não encontrei nenhuma opção para cancelar ou recusar a cobrança do plano, e o processo de ativação automática não é comunicado adequadamente por e-mail, tampouco há avisos claros sobre o período de teste, o término do prazo e a respectiva cobrança. A única notificação que recebi foi a da compra. Inicialmente, a operadora do meu cartão de crédito acolheu a contestação e me reembolsou o valor. Porém, no dia 23 de junho, a cobrança foi realizada novamente. Em 7 de agosto, entrei em contato com a Domestika por meio do canal de ajuda, e recebi um e-mail de retorno (print anexo) informando: “Em relação à sua solicitação, se você nos escrever porque recebeu uma cobrança que não reconhece, é possível que você tenha ativado anteriormente um TESTE GRATUITO DO DOMESTIKA PLUS; Este foi um período experimental de 30 dias que foi renovado automaticamente, conforme estipulado na ativação pela modalidade de plano anual ali indicada.” Fica evidente, portanto, que o plano foi ativado automaticamente, sem qualquer ação consciente de minha parte, ao contrário do que afirma o e-mail de suporte. No momento da compra do curso avulso, o comprovante já indicava a inserção do plano Domestika Plus, sem qualquer aviso prévio sobre a cobrança ao término do período de 30 dias. Ademais, o link enviado pelo setor de ajuda ilustra claramente que a cobrança é apresentada de forma pouco transparente, com informações em letras miúdas e sem contraste adequado. Em todo o processo, senti que a plataforma Domestika agiu de má-fé, configurando-se, em minha opinião, uma prática abusiva e enganosa, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor. Diante do exposto, espero receber o reembolso integral do valor cobrado indevidamente, bem como que a Domestika adote uma postura mais transparente e correta em relação aos seus clientes.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 315,39