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garantia
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
Â. T.
Para: Hyundai Motor Brasil
Bom dia: Sou Maria Ângela Trentin, enfermeira pediátrica, pela UFPR e agora acadêmica de medicina na UNISUDA, residindo por conta disso desde 2022 em Mundo Novo – MS. Além da minha paixão pelo cuidado ao ser humano, tenho também grande amor pelos animais, tenho uma chácara em SJP região metropolitana de Curitiba com aproximadamente 90 animais entre cães e gatos resgatados da negligência humana, a maioria são idosos, mutilados e doentes crônicos que ninguém quer adotar e aqui em MS tenho 38 cães nas mesmas condições. Em vista disso sempre optei por SUV, pois a ida ao veterinário são frequentes e quando viajo á Curitiba tenho que levar os mais debilitados e que necessitam de cuidados especiais para se alimentar, além de uma calopsita também resgatada. Então em fevereiro de 2022, na concessionária CAOA da agencia NOVO MUNDO em Curitiba, adquiri um CRETA ACTION com o vendedor Jean, paguei o veículo á vista no valor de 107.900,00, porém na hora de entregar o veículo fui informada que o mesmo havia entrado para recall pois eles não possuíam em estoque a peça de reposição que era uma tal “cebolinha do catalisador” fiquei extremamente decepcionada pois já havia agendado uma viagem em março, e questionei como um veículo ZERO já chega com defeito de fábrica e então eu em posse dos meu direitos optei por desfazer o negócio mas a concessionária me ofereceu um carro reserva aliás do mesmo modelo, então aceitei e depois de 20 dias o meu carro foi liberado. Eu gosto muito da marca Hyundai (pelo menos até agora). Sempre tive os cuidados necessários como sair da concessionaria com seguro, tenho inclusive seguro no MERCOSUL, carta verde bem como todas as revisões nos prazos, não tenho sinistros e nem injúria no meu veículo. Em 18 de maio de 2024 realizei a revisão de 40 mil km na concessionaria Zendai em Toledo – PR, é mais próxima de onde estou. Eu pego a BR 163 todos os dias, faço ida e volta 34 km e na sexta feira dia 09 de agosto de 2024 em meio a BR 163 sem qualquer aviso, o veículo ficou lento e não respondia mais a aceleração, encostei o veiculo, acionei o seguro e o guincho levou o creta até a agencia de Toledo, a Zendai, no sábado 10/08/2024 eu e meu esposo fomos lá na Zendai e como eu tenho pavor de veículo que pode me deixar na estrada, meu marido sugeriu que trocassemos o Creta por outro ZERO, ok, depois de algumas horas de negociação com a gerente Andressa que nos sugeriu um Creta PLATINUM SAFETY, que está no show room, com uma volta de 79.600,00 a vista, o vendedor Anderson pediu um mil reais para (não sei bem o que) e conta de luz por zap, iria fazer a NF e pagaríamos por deposito ou pix, o carro seria entregue dia 14 na quarta feira. Na segunda recebo uma ligação que o meu veiculo tinha um problema de motor, ok, tenho 5 anos de garantia pela fábrica de motor e câmbio, porém fui informada que o problema era a gasolina adulterada, segundo o atendente Jeferson. Expliquei que aqui somente há dois postos de gasolina e somente coloco em um deles, meu carro faz 14, 15 km/ na estrada, se fosse ruim, acredito que não teria essa autonomia além de quê meu marido tem um virtus e coloca somente lá e praticamente a cidade toda. Tenho muito cuidado com postos de combustível sem bandeira e quando vou á Curitiba encho o tanque tanto na ida como na volta no posto 3 Pinheiros em Candói PR. E o senhor Jeferson disse que a minha negociação não valia mais...como assim, indignada, pois nós já havíamos negociado o meu carro com eles. Pedi um laudo de que é a gasolina mas disse que não pode emitir, me senti refém literalmente de uma empresa e segue o pior: Então me mandem um orçamento por favor, e me deram as seguintes opções: 1) Fazer o motor no valor de $48.000,00 sim 48 mil reais 2) Um lojista parceiro deles* compra meu veículo do jeito que está por 55 mil reais, sendo que ele foi avaliado em 83 mil e mais 10 mil, chegando a 93 mil valor da FIPE, eu perderia somente 43 mil reais 3) Eu dar o meu Creta do jeito que está e ao invés de 79.600,00 dar 106.200,00. Segundo o seu Jeferson é a melhor opção por perder menos dinheiro..... Agora eu preciso saber com transparência e ética da montadora Hyundai o que está acontecendo com o meu veículo e com essas propostas esdrúxulas. Tenho todos os documentos do que lhes escrevo. Na certeza de uma solução, agradeço a atenção M. ANGELA TRENTIN
Solução esperada
- Danos morais/materiais
- Troca
- Reparo
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Hyundai Motor Brasil
Para: Â. T.
Curitiba, 28 de agosto de 2024. À Sra. Maria ngela Tretin. Ref.: Notificação extrajudicial HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMÓVEIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 10.394.422/0001-42, com sede na Avenida Hyundai, 777, Bairro Água Santa, Piracicaba - SP, por seu procurador legal, ao final assinado, vem, respeitosamente, CONTRANOTIFICAR Vossa Senhoria, pelo que faz nos seguintes termos. SaNTESE DOS FATOS. Alega a Notificante ser proprietária de um veículo HYUNDAI/Creta Action. Segundo relato, o veículo teria perdido a potencia e não respondia mais a aceleração, motivo pelo qual encaminhou à Concessionária CAOA. Narra que estava negociando outro veículo Creta (0km) para trocar o antigo, quando recebeu a informação de que seu automóvel apresentava avaria no motor, causada pelo uso de combustível adulterado e, consequentemente, a proposta foi desconsiderada. Afirma ter muito cuidado com os postos de combustível sem bandeira. Por fim, relata que pediu um laudo comprovando o uso de combustível adulterado, porém não o recebeu. Diante de tais fatos, formalizou a presente Notificação Extrajudicial por meio do PROTESTE, requerendo explicações e a troca ou o reparo do veículo. ESCLARECIMENTOS A consumidora notificou extrajudicialmente a Montadora HMB, requerendo explicações e a entrega do veículo reparado ou a troca negociada com a gerente da Concessionária, sob a alegação de que sempre cuidou com postos de combustível sem bandeira, e que não recebeu um laudo comprovando que a irregularidade se deu pelo uso de combustível adulterado. Conforme alegou a Notificante, seu veículo apresentou perda de potencia e não respondia à aceleração. Nesse sentido, cumpre esclarecer que, após a realização do diagnóstico na concessionária, foi verificada uma avaria no motor. Conforme restará demonstrado a seguir, restou evidente que os sintomas relatados eram provenientes de contaminação por agente externo, mais precisamente pela utilização de combustível de má-qualidade. Segundo informações prestadas pela Concessionária Zendai - Toledo, o veículo foi encaminhado com relato de barulho anormal no motor e, para concluir a negociação mencionada pela Notificante, foi necessária uma perícia cautelar, uma vez que o veículo seria utilizado como parte do pagamento. A Notificante foi informada das condições do automóvel e do orçamento do reparo, , porém, este não foi autorizado. Conforme imagens envias pela Concessionária, é possível perceber resíduos de carbonização saindo dos componentes do motor, além de que, segundo a OS N° 34329, foi diagnosticado um dano severo no catalisador, o que danificou partes internas do motor. OS n° 34329Resíduos dos componentes do motor do veículo Vale esclarecer, ainda, que eventual conformidade do combustível existente no tanque no momento da análise não é fator determinante para o diagnóstico, uma vez que é o histórico do uso de combustível de baixa qualidade que causa danos ao veículo, conforme vestígios na imagem apontada acima. Dessa forma, é evidente que os problemas verificados no veículo não são oriundos de defeito de fábrica, mas tão somente por conta do uso de combustível de baixa qualidade, o que, consequentemente não é coberto pela garantia de fábrica, conforme Manual de Garantia. E sendo verificada a não incidencia da garantia, foi apresentado o devido orçamento pela concessionária para que fossem realizados os reparos no veículo, visto o dano severo no catalizador. Nesse sentido, com relação à garantia de fábrica, é importante esclarecer que, reafirmando a alta qualidade dos seus produtos e reiterando seu compromisso em superar as expectativas de seus consumidores, a HMB proporciona 05 (cinco) anos de garantia de seus veículos. Entretanto, para que seja viável assegurar a garantia ao consumidor, exige-se o cumprimento do plano de manutenção periódica na rede de concessionárias Hyundai Motor Brasil e às demais condições previstas no Manual de Garantia. Todo adquirente, ao retirar seu veículo Hyundai, recebe o Manual de Garantia do veículo, onde constam todas as informações sobre a cobertura da garantia do automóvel. No referido Manual, existe um tópico específico que trata de causas de exclusão da garantia. Nesse caso, assim estão previstos os itens e serviços não cobertos pela garantia: (Manual de Garantia, p. 15) Veja-se, portanto, que não estão cobertos pela garantia do veículo a realização de reparos e ajustes quando se tratar de problemas decorrentes da utilização de combustível de má qualidade ou fora da especificação, isso porque o presente caso não se trata de qualquer vício de fabricação, sendo que a causa do problema é alheia ao controle da Notificada. Cumpre esclarecer que, assim que constatada a falha de funcionamento oriunda da utilização de combustível de má qualidade, foram solicitadas as peças necessárias para conserto, sendo o veículo entregue devidamente reparado e entregue em perfeitas condições de uso em 06/10/2023. Ademais, quanto ao pedido de veículo reserva durante a imobilização do veículo, importante ressaltar que, conforme disposto no Manual de Assistencia 24h da HMB, a Montadora apenas disponibiliza serviço de veículo reserva dentro do período de vigencia de 12 meses após a compra e desde que o veículo sofra pane e seja removido pela assistencia 24h, o que não ocorreu no presente caso. Esclarece-se, portanto, que no presente caso o veículo foi adquirido em 2021, sendo que o período de 12 meses findou em 2022:(Manual de Assistencia 24 horas P. 04) Evidencia-se, portanto, novamente, que não há qualquer parâmetro para disponibilização de veículo reserva e muito menos previsão contratual para tanto, concluindo, portanto, pela ausencia de prática de qualquer ato ilícito por parte desta Montadora. Feitos estes esclarecimentos, percebe-se que nenhuma responsabilidade pelos transtornos experimentados pelo Notificante pode ser atribuída a esta Montadora, posto que restou evidenciado que o defeito apresentado pelo veículo não é decorrente de vício de fabricação, mas sim de agente externo e da utilização de combustível fora das especificações. No mais, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas nos canais de atendimento da Hyundai Motor Brasil - através do site s:www.hyundai.com.br/sobre-a-hyundai/corporativo/contato e SAC - 0800-770-3355 Atenciosamente, PRISCILA KEI SATO OAB/PR 42.074 Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. 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