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Problema do sistema de arrefecimento não solucionado pela Hyundai/Carro parado/ Falta de assistencia

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

T. T.

Para: Hyundai Motor Brasil

14/10/2024

No dia 09/10/2024, às 08h00min , levei meu veículo, um Hyundai Creta Limited 1.0 2022/2023 para a 2º revisão na Concessionária da Hyundai em Parnamirim/RN (endereço:  BR-101, S/N - Emaús, Parnamirim - RN, 59149-070). Já na revisão, a atendente me informou que havia um vazamento do líquido de arrefecimento e que isso precisaria ser investigado, e que por tal motivo não seria possível me entregar o veículo naquele dia.Pois bem, no dia seguinte, 10/10/2024, me informaram que o local do vazamento detectado era na região do cabeçote do motor e que a concessionária havia solicitado autorização da Hyundai  para liberar a abertura do motor. Me disseram que não tinham uma previsão de prazo da resposta da Hyundai, tampouco previsão de quando iriam me entregar o veículo. Hoje, 14/10/2024, não tive qualquer resposta ou informação a respeito do caso, tampouco foi me oferecido qualquer solução para o transtorno até o presente momento.A concessionária se recusa a fornecer um prazo de solução para o problema e quem fica no prejuízo sou eu. Já faz 6 dias que estou sem o carro, e não me dão sequer uma previsão de quando vão me entregar o veículo com o problema solucionado. Vale lembrar que o veículo está na garantia.Dependo do carro para trabalhar e estou sem ele há quase uma semana, sem qualquer tipo de assistência da Concessionária e da Hyundai, que sequer tiveram a idoneidade, a decência de tentar solucionar o problema de forma ágil, de prestar a devida assistência e oferecer um veículo reserva ao cliente.A Hyundai faz a maior propaganda a respeito da suposta garantia de 5 anos do veículo, todavia quando o carro dá algum problema o transtorno pra consertar é horrível e, ÓBVIO, quem fica no prejuízo é o dono do carro. O pós-venda e a assistência ao cliente deixa muito a desejar. O cliente é quem tem que ficar correndo atrás da concessionária e cobrando todo dia a solução do caso, senão a coisa não tem andamento. Cobro solução diariamente, mas sempre recebo respostas vagas e imprecisas, nunca me dão prazo (pois não querem se comprometer, óbvio) e o cliente que se vire e lide com os transtornos decorrentes de ter que ficar sem o veículo.A pessoa paga caro no veículo, se dá ao trabalho de fazer as revisões na concessionária (requisito obrigatório para manter a garantia) e quando tem algum problema é uma dificuldade imensa pra resolver, falta comprometimento por parte da empresa, o respeito ao cliente simplesmente não existem e em 1º lugar para eles óbvio que está o lucro, o resto fica em 2º plano e olhe lá... Em pesquisa em sites de reclamação de consumidores e em grupos de proprietários de Hyundai Creta, constatei inúmeras outras reclamações de clientes relativos ao mesmo problema: Vazamento no sistema de arrefecimento do Creta. Ao que parece trata-se de problema/vício que ocorre com frequência em veículos do  modelo CRETA, ou seja não se trata de um problema que é novidade.Links de reclamações de clientes que tiveram problemas semelhantes: https://www.reclameaqui.com.br/hyundai-motor-brasil-hb20/problema-gravissimo-creta-limit-2023-2024-com-vazamento-do-liquido-de-arre_0cr_G3BmSw1a_EYA/ https://www.reclameaqui.com.br/hyundai-motor-brasil-hb20/problema-no-sistema-de-arrefecimento-do-creta_1VipCFVNfCW0c0xE/ Acerca do "PROBLEMA" da Hyundai e suas concessionárias espalhadas pelo país, link de inúmeras reclamações referentes a veículoa parados há dias, semanas e até meses sem que a empresa solucione os problemas:https://www.reclameaqui.com.br/empresa/hyundai-motor-brasil-hb20/lista-reclamacoes/?pagina=3 Gostaria muito de que houvesse mais comprometimento por parte da empresa na solução do problema, bem como mais respeito com o cliente. Não irei mais ficar aguardando solução pela concessionária, pois a demora é inaceitável.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (5)

Hyundai Motor Brasil

Para: T. T.

14/10/2024

Olá, eu estarei de férias entre os dias 3 e 17 de outubro. Por favor, em caso de necessidade contate o [email protected] Hello, I will be out of office from October 3rd to Oct 17th without access to e-mails. For urgent matters please contact Litigation team ([email protected]). Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments.

T. T.

Para: Hyundai Motor Brasil

18/10/2024

A empresa simplesmente não se dá ao trabalho de oferecer uma resposta decente à reclamação do cliente. O problema não foi solucionado, estou há 10 dias sem o carro e a Hyundai não dá o diagnóstico, tampouco executa serviço de reparo.

Hyundai Motor Brasil

Para: T. T.

18/10/2024

Estarei ausente do escritório e com acesso limitado aos e-mails entre os dias 16/10 e 19/10. Em caso urgência, favor enviar e-mail para [email protected] ou [email protected] I will be absent from the office and with limited e-mail access between 16/10 and 19/10. In case of urgency, please contact [email protected] or [email protected] Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments.

Hyundai Motor Brasil

Para: T. T.

18/10/2024

Estarei em viagem do dia 16/10 até o dia 18/10, com acesso limitado aos meus e-mails. Por favor contatar o [email protected]. I will be traveling from October 16th to October 19th, with limited access to emails. Please contact [email protected]. Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments.

Hyundai Motor Brasil

Para: T. T.

23/10/2024

Curitiba, 23 de outubro de 2024. À Sra. Thayná Analy Teodosio. Ref.: Notificação extrajudicial HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMÓVEIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 10.394.422/0001-42, com sede na Avenida Hyundai, 777, Bairro Água Santa, Piracicaba - SP, por seu procurador legal, ao final assinado, vem, respeitosamente, CONTRANOTIFICAR Vossa Senhoria, pelo que faz nos seguintes termos. Síntese dos fatos. Alega a Notificante ser proprietária de um veículo HYUNDAI Creta. Segundo relato, o automóvel teria sido encaminhado para revisão na concessionária VNZ - Parnamirim. Narra que, durante a realização do serviço, o veículo teria apresentado um vazamento do líquido de arrefecimento. Aduz que, até o momento de envio da Notificação, não teria tido retorno. Diante de tais fatos, formalizou a presente Notificação Extrajudicial, requerendo o reparo do veículo. 2. Esclarecimentos A consumidora notificou extrajudicialmente a Montadora HMB, requerendo o reparo do veículo. Diante disso, cumpre esclarecer que, o Notificante chegou na concessionária em 09/10/2024, para realização da revisão dos 20.000km. Conforme se verifica na Ordem de Serviços n° 121626, na ocasião, foi identificado vazamento do líquido de arrefecimento pelo selo traseiro do cabeçote, sendo necessária sua substituição. Diante disso, a concessionária abriu um PWA (canal de comunicação entre os engenheiros da HMB e os profissionais da concessionária, para avaliação de reparo em garantia). Atualmente, a concessionária está aguardando a conclusão da análise pela engenharia da HMB, para proceder com a substituição do cabeçote. Seja como for, assim que reparado o veículo, evidente que este terá todos os problemas inteiramente solucionados, em garantia, demonstrando, portanto, que não se trata de um vício insanável, que afete a segurança do veículo, que o torne inadequado para uso ou que o desvalorize[1], não havendo que se falar, portanto, em devolução do valor pago. Inclusive, diante dos esclarecimentos supracitados, veja-se que, em momento algum, a Notificante teve seu reparo negado, não foi destratado pela Concessionária, não teve qualquer negativa de garantia; pelo contrário, todos os testes e reparos foram e estão sendo feitos sem ônus e muito menos deixou de ser buscado a resolução do caso. Além disso, a Notificante foi assistida por veículo reserva até 18/10/2024, demonstrando, mais uma vez, que toda assistencia está sendo prestada pela HMB enquanto seu veículo é reparado. Ademais, frisa-se que o automóvel deu entrada na concessionária em 09/10/2024, demonstrando, assim, que o serviço está sendo prestado dentro do prazo legal. Conclui-se, portanto, que esta Montadora está tomando todas as medidas cabíveis diante da situação de complexidade narrada supra, para que o reparo seja realizado da forma mais célere possível. Quaisquer reclamações referentes aos serviços prestados deverão ser apresentadas em face da concessionária, haja vista ser esta a única responsável pela realização de serviços e eventuais reparos no veículo em questão. No mais, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas nos canais de atendimento da Hyundai Motor Brasil - através do site s:www.hyundai.com.br/sobre-a-hyundai/corporativo/contato e SAC - 0800-770-3355 Atenciosamente, Priscila Kei Sato OAB/PR 42.074 Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favorinforme ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning:this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments. Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favorinforme ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments. Atenção: este e-mail pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. Warning: this e-mail may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments.[1] APELAÇaO CaVEL - PROCEDIMENTO - RESPONSABILIDADE POR VaCIO DO PRODUTO - VEaCULO ZERO QUILa”METRO - ALEGAÇaO DE DEFEITOS NÃO SANADOS NO PRAZO DE 30 DIAS - RESTITUIÇaO DA QUANTIA PAGA - DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. 1. Não se apresenta adequado ou razoável a restituição do valor pago se o veículo, depois de pertinentes reparos, se encontra em condições normais de utilização. Não se pode admitir que o direito potestativo previsto no § 1° do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor sirva de pilar para o abuso de direito. 2. O defeito apresentado em veículo novo, via de regra, implica mero dissabor pessoal, sem repercussão no mundo exterior. Pedido de indenização por dano moral improcedente. (TJMG - Apelação Cível 1.0271.14.002530-2/001, Relator(a): Des.(a) José Flávio de Almeida, 12ª C MARA CaVEL, julgamento em 06/02/2019, publicação da súmula em 13/02/2019)