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Falha crônica em veiculo da citroen não considerada pela fabrica

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. P.

Para: CITROEN

23/12/2024

Prezados, Eu, Alan Pitzer Ribeiro, proprietário de um Citroën C4 adquirido em 2019 na concessionária Lille, Citroën Petrópolis, venho, por meio deste, formalizar a minha insatisfação e solicitar uma revisão da decisão de negativa de garantia para algumas falhas recentemente identificadas no meu veículo. Ao longo desses anos, todas as revisões do meu carro foram realizadas na concessionária, conforme orientações e procedimentos recomendados, sempre de acordo com o prazo e quilometragem estabelecidos. Em diversas situações, fui informado que algumas peças necessitavam de substituição, o que foi prontamente resolvido por mim, com o pagamento das despesas pertinentes (notas fiscais anexas). Na última revisão, aos 80 mil km, foram detectados dois problemas importantes: desgaste prematuro no eixo de transmissão e uma falha no sistema de ar condicionado (propulsor do ar climatizado). Este último, inclusive, é amplamente documentado como um problema recorrente deste modelo, conforme relatos de outros proprietários em fóruns e canais de reclamações. Os profissionais da concessionária indicaram que ambos os problemas são falhas provenientes de defeito de fabricação e, portanto, deveriam ser cobertos pela garantia. No entanto, a fabricante tem se recusado a atender à solicitação, alegando que as revisões não foram feitas rigorosamente no prazo, apesar de várias delas terem sido feitas dentro do limite de um ano e com alguns serviços antecipados, conforme acordado com a concessionária. Destaco que, apesar da recusa da cobertura de garantia, aceitei realizar a substituição dos componentes necessários e arcar com os custos totais do serviço, com exceção da mão de obra, que foi isenta pela concessionária devido à não concessão da garantia pela fábrica, além de me considerar um cliente assíduo. Isso ocorreu porque não seria possível continuar com o veículo nas condições em que se encontrava. No entanto, dada a recorrência dos problemas, especialmente a falha crônica no ar condicionado, considero que a fabricante e a concessionária devem reavaliar a situação com a devida atenção, considerando que a falha nos itens mencionados é claramente um defeito de fábrica. Adicionalmente, gostaria de registrar que todo o processo tem me causado grande desconforto, não apenas pela recusa da garantia, mas também pela necessidade de deslocamento frequente até a concessionária, que fica em outra cidade. No último atendimento, o carro permaneceu por quase uma semana na oficina e, ao retornar, o problema não foi completamente solucionado, exigindo nova ida à concessionária para corrigir o erro. Estou considerando trocar de marca e modelo, visto que este é o meu terceiro carro adquirido com vocês e, após este longo histórico de situações adversas, sinto-me profundamente insatisfeito com o atendimento prestado e com a falta de comprometimento em resolver as falhas de fabricação identificadas. Solicito uma nova análise deste caso e a reconsideração da cobertura de garantia para os reparos necessários, com base nas falhas apontadas e estorno de valores pagos. Agradeço desde já a atenção e aguardo um posicionamento de forma urgente. Atenciosamente, Alan Ribeiro.

Solução esperada

  • Reparo