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Enjoei suspende conta sem justificativa nem direito de contestação

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. C.

Para: Enjoei

25/02/2025

Desde segunda-feira, dia 06/01/2025, tive minha conta suspensa do site, sem justificativas nem avisos informando da suspensão. Negocio no site há 10 anos, desde 2015 e sempre tenho diversos problemas na plataforma, tanto em compras como em vendas, que ocorrem de forma não transparente e, acredito eu, de forma que infringe o CDC e código penal. Das vendas, meus últimos problemas foram com a venda de uma bota de couro da marca Prada, em que o vendedor fez mau uso e danificou todo o solado, além de rasgar parte do couro. Abri um chamado contestando a devolução do item, enviei fotos mostrando o estrago e como a bota foi enviada, além de contestar a avaliação feita na minha loja com conteúdo calunioso por parte do comprador (inclusive fiz um boletim de ocorrência contra o mesmo). A outra venda, feita dia 05/12/2024, foi de uma caneta Apple Pencil para ipads, em que a compradora recebeu meu produto mas enviou um com número de série diferente e sem funcionar. Abri mais uma contestação, enviei fotos e vídeos, assim como o número de série do produto e novamente tive problemas. O site em momento nenhum da venda solicita ou informa ao vendedor que há a necessidade de gravar vídeos e tirar fotos antes do envio, mas no momento em que você contesta uma devolução, eles pedem fotos e vídeos de antes do envio. Outro problema é o prazo de resposta que dão ao vendedor, respondem em 14 dias mas te cobram respostas em 48h corridas ou cancelam o chamado. Não há nenhum suporte a não ser por email, sempre com respostas automatizadas sem a menor interação humana, sendo que todas as interações são padronizadas. Acontece pela segunda vez tive minha conta bloqueada sem motivos nem justificativas, com a mesma resposta automática e arbitrária por parte da plataforma. Segue a mesma resposta que informam a todos os clientes: Oi Fulano, após uma análise detalhada das atividades em sua conta, decidimos remover e suspender seu acesso e seus dados de nossa plataforma. Isso significa que você não pode mais acessar sua conta e não pode mais criar uma conta, pois identificamos atividades em seu cadastro que ferem nossas políticas internas. Conforme os nossos termos de uso, "sem prejuízo de outras medidas, nós podemos, a qualquer tempo e a nosso exclusivo critério, suspender ou cancelar, temporária ou definitivamente, o seu cadastro ou seus anúncios". para mais informações, acesse nossos termos de uso. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Enjoei." Sempre que minhas vendas superam 55 mil reais eles bloqueiam as contas e retém os valores, sendo que só de compras nos últimos anos devo ter gastado uns 450 mil no site(boa parte deste valor em taxas cobradas em duplicidade ao comprador e ao vendedor). Atualmente tenho cerca de 4 mil em vendas presos no site, mais 300 reais em devoluções de produtos e mais 600 reais da Apple Pencil que está em disputa, sem falar nos mais de 400 anúncios que eu tinha e que foram excluídos, todo o tempo investido para fotografar, gerar as descrições, conferir medidas. Há outros milhares de relatos nos sites como reclame aqui, consumidor.gov, proteste já, no youtube, no X, no TikTok e no Instagram (mesmo quando eles censuram e apagam os comentários). São sempre os mesmos problemas, o Enjoei me roubou, pegou meu dinheiro, não me paga, não estorna. Quando citamos os CDC a empresa sempre trata com desdém alegando que tem uma política interna e que tem as normas da empresa, quando falo que as normas e diretrizes e políticas não estão acima da legislação eles te tratam de forma desfavorável nas reclamações, foi o que aconteceu com a bota e agora com a Apple pencil, alegaram vício oculto e mantiveram as ofensas e calúnias na plataforma, já com a Apple pencil, mesmo apresentando o serial da caneta que enviei, o vídeo da caneta defeituosa, todas as provas, alegaram que não encontrara nada de errado na devolução, totalizando um prejuízo de 1500 reais só em 2024. Só quero que a legislação seja cumprida, não fornecem nenhuma nota fiscal dos serviços tanto em compras como em vendas. Não fornecem informações de forma clara de quais possíveis infrações cometemos. Só quero minha conta ativa novamente tanto para comprar como para vender e meus estornos das devoluções dos produtos estragados pelos clientes, pagamos taxas altíssimas(cerca de 45% a 70% no enjoei pro) e não temos nenhum canal para tratativas com humanos.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 150000,00
  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais
  • Reparo