- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
A AMAZON ME ENVIOU UM PRODUTO COM VÍCIOS E NÃO OFERTA NA SUA PLATAFORMA A OPÇÃO DE TROCA!
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
E. C.
Para: Amazon
A AMAZON ME ENVIOU UM PRODUTO COM VÍCIOS E NÃO OFERTA NA SUA PLATAFORMA A OPÇÃO DE TROCA! A Amazon me entregou um produto com vários vícios de fábrica, ou seja, recebi uma mercadoria de terceira qualidade, pois não houve nenhum critério de seleção. No dia 05 de fevereiro efetivei a compra da “Cozinha Modulada 5 Peças Nesher Princesa Mdf” com o número do pedido (702-1870773-8325801). No dia 06 de março o produto foi entregue na minha residência. Assim que abrir as embalagens do produto encontrei em 2 caixas 7 peças da Cozinha Nesher Princesa com vícios vísiveis. Na verdade, os danos no produto não se desenvolveram no processo de entrega, pois a mercadoria veio bem embalada. É óbvio que a Amazon enviou o produto de forma proposital já com vícios graves, pois não houve nenhum processo de seleção na expedição Amazon. De fato, quando é feito uma seleção criteriosa para identificar os produtos de primeira linha o consumidor vai receber uma mercadoria em perfeitas condições. Como o produto veio bem embalado, é notável que foi anexado itens de terceira qualidade no meu pedido. No dia 09 de março fui na plataforma Amazon para solicitar a troca da Cozinha Nesher Princesa, no entanto identifiquei que não tem a opção de troca do produto, ou seja, a Amazon só dispõe em sua plataforma da opção de devolução da mercadoria. Na verdade, com a ausência da opção de troca do produto a Amazon infligiu o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Tendo em vista esses vícios inadmissíveis no meu produto, o meu cronograma de mobiliação foi totalmente afetado, impedindo a concretização da minha mudança para outra residência, pois a Amazon me entregou com vícios de fábrica um armário de cozinha que é de extrema necessidade. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor não pode ser responsabilizado pelos erros da fornecedora de produtos: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. Convém destacar que tentei explorar canais de atendimento no Amazon, mas infelizmente, a Amazon não dispõe de canais de atendimento fundamentais, tais como Chat e o 0800 para estabelecer o contato direto com o consumidor. Diante dos fatos expostos, venho requerer que a Amazon faça a troca urgente da Cozinha Nesher Princesa por outro produto com as mesmas propriedades e em perfeitas condições e uma reparação pelos transtornos que venho sendo submetido. Só estou aguardando a conclusão da montagem do armário da minha cozinha para dá segmento a minha mudança, então preciso urgentemente da mercadoria. Solicito também que a Amazon entre em contato comigo via ligação telefônica para resolvermos o mais rápido e da melhor forma a minha tratativa.
Solução esperada
- Danos morais/materiais
- Troca
Mensagens (4)
E. C.
Para: Amazon
A AMAZON ENTREGOU AO CONSUMIDOR OUTRO PRODUTO COM VÍCIOS EM SEQUÊNCIA... Venho relatar que mais uma compra minha em sequência veio com vícios, o que configura como fatos recorrentes. De fato, das duas compras que fiz na Amazon nenhuma chegou 100%, pois apresentam danos nítidos. No dia 08 de março efetivei a compra do “Depurador e Exaustor de ar Slim 80 Cm Preto 220V Suggar DPS182PT” com número de (702-5580887-8867421). No dia 12 de março a minha família recebeu a entrega do produto. De fato, logo que observei o produto notei que a embalagem dele estava diferente do que solicitei no processo de compra na Amazon, pois a mercadoria foi entregue diretamente na embalagem original do fabricante. Durante o processo de compra eu marquei a opção para revestir a caixa do fabricante em outra caixa personalizada pela Amazon, no entanto a opção que eu marquei no ato da compra não foi respeitada. Conforme o Artigo 31 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Além disso, na caixa do depurador não encontrei o manual de instruções e veio faltando a peça de encaixe para utilizar a função exaustor. Inclusive, no anúncio do produto não aparece a enumeração dos itens que serão entregues, sendo assim o anúncio ficou com informações incompletas, infligindo o Artigo 31 da Lei 8.078 do CDC. Convém destacar que além do produto está armazenado direto na caixa do fabricante, observei uma abertura na parte frontal da caixa. É possível constatar que a presença dessa abertura incomum na caixa é um indicativo que ela pode ter sido aberta, pois a integridade da caixa foi comprometida. Na verdade, se eu estivesse presente não teria aceitado a entrega desse pedido, pois só recebo entregas com caixas 100% lacradas. Infelizmente, o meu pedido não chegou até a minha residência totalmente lacrado. Observei também que a caixa não veio com nenhuma proteção para o depurador, pois quando desloquei a caixa, percebi que o produto estava balançando e fazendo um barulho, à medida que se movia a caixa. Assim que abrir a caixa constatei que os barulhos e movimentos da mercadoria, foi devido não ter nenhuma proteção na caixa para fixá-la devidamente, tais como barreiras de isopor e plástico bolha. Para agravar mais a situação, observei no deputador um amassado na lataria da parte traseira. Diante desse vício, é possível constatar que o produto sofreu um forte impacto de queda, pois a lataria do produto é resistente e não amassa facilmente. Obviamente, a partir do momento que um produto sofre grandes impactos, ele perde a garantia de eficiência e durabilidade, pois os circuitos dele são comprometidos. Assim que abrir a caixa do produto, notei mais um absurdo que foi o fato do plástico fino do fabricante que envolve a mercadoria não revestir ela totalmente. Então é óbvio que a falta de proteção no processo de embalagem do produto pode ter ocasionado os danos no processo de transporte ou então a mercadoria já foi entregue com vícios pela Amazon. Cabe a Amazon se explicar e tentar reparar esse grave erro da melhor forma possível. Lembrando que esse produto é vendido e entregue diretamente pela Amazon. Tendo em vista esses erros gravíssimos e inadmissíveis no produto vendido e entregue pela Amazon, mais uma vez meu cronograma de mudança vai ser alterado. De fato, o depurador é um dispositivo fundamental para o uso de um cooktop ou fogão a gás, sendo assim sem o acesso a esse dispositivo não é possível utilizar o cooktop ou fogão. Então eu preciso do acesso urgente desse produto. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor não pode ser responsabilizado pelos erros da fornecedora de produtos: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. Vale destacar que a plataforma Amazon não dispõe da opção para o consumidor pedi uma troca, tendo somente a opção de restituição de valores. Na verdade, com a ausência da opção de troca do produto a Amazon infligiu o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço.
E. C.
Para: Amazon
Diante dos fatos narrados, venho solicitar a troca urgente do “Depurador e Exaustor de ar Slim 80 Cm Preto 220V Suggar DPS182PT” por outro com as mesmas propriedades e em perfeitas condições, seguindo rigidamente as normas de proteção da mercadoria. Solicito também uma reparação pelos transtornos que já se estendem em dois pedidos em sequência, demonstrando uma reincidência. Venho requerer que a Amazon entre em contato comigo via ligação telefônica para resolvermos o mais rápido possível mais uma tratativa de problemas que fui submetido em compras na Amazon.
E. C.
Para: Amazon
De fato, fico surpreso com a postura indiferente e omissa do atendimento Amazon que não procurou me ligar para tratar de duas tratativas minhas que envolve questões graves. Simplesmente, o atendimento Amazon ignorou minha solicitação, pois está fugindo do contato direto com o consumidor. Na semana passada a atendente Rosa da Amazon me ligou e me pediu desculpas pela a situação grave que fui submetido no pedido (702-1870773-8325801), e afirmou que a Amazon iria tomar todas as providências necessárias para me reparar. A Atendente da Amazon me disse que iria reportar os vícios e falta de itens no meu pedido para o seu parceiro Águila. Se após as 48 horas o parceiro da Amazon não entrasse em contato comigo para solucionar a tratativa, daí ela retornaria o contato comigo. Infelizmente, isso não ocorreu, inclusive reportei outro caso de vícios no pedido (702-5580887-8867421), para a atendente Rosa da Amazon e não tive resposta até hoje. Na verdade, a atendente Rosa da Amazon, simplesmente sumiu e não deu nenhum retorno mais, pois todas as minhas mensagens não foram respondidas. Por que até o momento a minha solicitação de troca da Cozinha Nesher não foi colocada em prática? Por que a minha solicitação de troca do Depurador Suggar não foi respeitada? Preciso da troca urgente desses produtos e, simplesmente meu direito de consumidor vem sendo desrespeitado pelo atendimento da Amazon. Vale destacar que a embalagem do Depurador Suggar veio comprometida e em desconformidade com o meu pedido. Além disso, o depurador veio com a parte traseira amassada, faltando itens e, ainda veio com uma ruela de parafuso solta dentro da embalagem do produto. De fato, isso é um fato inimaginável e inadmissível. E infelizmente, o atendimento da Amazon vem ignorando esses fatos.
E. C.
Para: Amazon
A AMAZON ESTÁ COM UM PÉSSIMO SUPORTE AO CONSUMIDOR E AINDA NÃO DEU ATENÇÃO AS SOLICITAÇÕES DE TROCA DOS PRODUTOS COM GRAVES VÍCIOS... De fato, a Amazon permanece negligenciado as minhas duas tratativas com graves vícios em dois pedidos que recebi e até o momento permanecem pendentes. A Amazon vem tentando me ludibriar com informações falsas, pois a sua atendente Rosa Lisarb ficou de analisar as minhas tratativas e me retornar via ligação telefônica e até o momento não tive nenhum retorno. De fato, é muito descaso com o consumidor. A Amazon vem me submetendo a informações falsas e se negando a estabelecer um suporte. Conforme o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Determina que é crime fazer afirmações falsas ou enganosas, ou omitir informações relevantes sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano de multa. O atendimento da Amazon falou no processo de troca e devolução dos produtos, no entanto não me ligou para explicar como será efetivado todo o procedimento e também para me ouvir e verificar se vou aceitar a proposta sugerida pela Amazon. Até o momento venho aguardando o código para fazer a devolução do depurador Suggar já com o custeio com os gastos para embrulhar o produto, pois os Correios não aceitam que o produto seja postado diretamente com a caixa do fabricante. Infelizmente, mais uma vez a Amazon vem se negando a efetivar esse procedimento. E o meu depurador Suggar em perfeitas condições, ainda não foi postado pela Amazon. Com relação a Cozinha Nesher Princesa tenho considerações a fazer, conforme as propostas que a Amazon me disponibilizar. Tendo em vista o péssimo atendimento e suporte da Amazon, as minhas tratativas permanecem pendentes. Enquanto isso venho sendo submetido a danos materiais e morais. Cadê o Feedback da Amazon que não vem funcionando? Por favor Amazon respeite meu direito de consumidor e não fuja do contato direto com o consumidor. Entre em contato comigo via ligação telefônica (77) 98121-0522.