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Golpe Aplicado pelo c6 bank

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. S.

Para: C6 Bank

15/04/2025

Boa tarde. Gostaria de relatar um acontecimento extremamente desagradável, tinha um cartão da C6 Carbon no ano de 2023, com um limite total de R$ 64.800,00, esse limite foi aumentando gradualmente conforme o uso até chegar nesse valor, e eu utilizava muito esse cartão normalmente (pagava em dia, nunca teve atraso de pagamento). No dia 24 de outubro de 2023 aproximadamente 17:30, sem motivo, por que todas as outras contas estavam em dia, e um score muito alto que eu tinha também, não fui aviso, descobri usando o cartão, simplesmente sem aviso nenhum o limite de R$ 64.800,00 foi alterado para R$ 32.400,00, metade do valor, só consegui confirmar acessando o app do banco, e ainda com uma facilidade imensa para investir em CDB ("Aumente seu limite com CDB Cartão de Crédito") conforme segue anexo, ou seja para ser utilizável novamente esse cartão teria que pagar um valor maior que R$ 32.400,00, inclusive eu tinha pago a fatura para utilizar no dia seguinte (25-10-2023) parcelado, para usar na manutenção do carro. Não tive nem tempo, sem aviso, uma diminuição bem considerável e sem prazo para adaptação foi diminuído o limite. De acordo com o Banco Central, a redução do limite do cartão de crédito deve ser precedida de aviso prévio de 30 dias, segundo o art. 10, § 1º, I, da Resolução n.º 96/2021. Em outras palavras, o banco pode diminuir o seu limite, desde que informe isso com 30 dias de antecedência. A Resolução nº 96/2021 do Banco Central do Brasil estabelece que a redução do limite do cartão de crédito deve ser precedida de notificação ao consumidor. Como deve ser a notificação: • A notificação deve ser clara e ostensiva • Deve ser feita com razoável antecedência Quando o banco pode reduzir o limite do cartão? • O banco pode reduzir o limite do cartão de crédito por diversos motivos, como a baixa utilização do valor disponível ou o perfil de renda do cliente • O banco pode reduzir o limite do cartão de crédito sem observância do prazo de comunicação prévia de 30 dias se verificar a “deterioração do perfil de risco de crédito do titular da conta” Danos morais • Caso o banco não respeite o prazo de 30 dias e isso ocasione transtornos ao consumidor, haverá o direito de indenização por danos morais • A redução ou bloqueios sem comunicação prévia constitui abuso de direito e violação ao art. 6º, inciso III , do Código de Defesa do Consumidor Houve uma avaliação de crédito na abertura da conta, e liberando um crédito de R$ 4.000,00, aproximadamente em 2016. Na utilização dos produtos e serviços do banco o limite foi aumentando gradualmente até chegar em R$ 64.800,00 em 2023. Então se tivesse uma reavaliação de crédito em 24/10/2023, um cliente que tinha vários produtos e serviços do banco (como Tag veicular, pagando anuidade de cartão carbono, e sem falar com estava recebendo alugueis, salário, comissões entre outros rendimentos, nesse banco, tudo em extratos e relatório do próprio banco), seria pouco provável uma diminuição de crédito. Isso tem cara de desonestidade mesmo, diminuir o crédito para forçar um pagamento de juros rotativo do cartão, sabendo que o banco recebe do seguro que a gente mesmo paga do cartão de crédito, e uma eventual não pagamento, o banco coloca com prejuízo para descontar de impostos, e pior de tudo de induzir a investir em CDB. Houve reavaliação ou fazer com que o cliente se endivide e caia nos juros abusivos de cartão de crédito? E tem um contexto muito importante, depois de diminuir o limite recebe um e-mail dizendo, não recebi o e-mail dizendo que vai diminuir o crédito, está dizendo que diminuiu e para ter novamente precisa de comprar mais produtos do banco, mais uma vezes induzir seriamente em investir em CDB, conforme em anexo: "Mas não se esqueça: caso queira, você pode aumentar seu limite na hora. É só investir no CDB Cartão de Crédito. Cada R$ 1,00 = R$ 1.00 de limite no cartão." E ainda confirma o que eu estou dizendo de oferecer fazer CDB para ter crédito em cartão, quem tem dinheiro, usaria o dinheiro para pagar as contas e não fazer CDB, para ter crédito em cartão, isso é uma forma maldosa de pegar dinheiro de clientes. O Banco deveria ter vergonha de uma dica dessa. Mas vamos colocar na prática olha a sugestão do banco c6, por exemplo um limite de R$ 1.000,00 (Lembrando que o cartão tinha um limite de R$ 64.800,00), então teria que fazer um CDB de R$ 33.400,00. Conclusão, é uma forma de captar dinheiro, para fazer empréstimos, por que fazer empréstimos e cobrar juros dá muito lucro. Não importa se você tem muitos serviços e produtos do banco e recebe os rendimentos por esse banco, o mesmo vai querer mais! Como um simples justificativa "Estamos sempre analisando o perfil de nossos clientes para poder oferecer o melhor conjunto de produtos e serviços para cada um.". Ou seja, diminuir crédito de cartão, para fazer CDB é muito adequado, mas não para o cliente e sim sem dúvida para o banco. Pagando a fatura do cartão em dia, ou até mesmo adiantado, ter diversos produtos e serviços contratados, dizer que ".. como principais objetivos a sustentabilidade do negócio, segurança do mercado financeiro e aderência ao perfil de cada consumidor.", já teria condição de manter a sustentabilidade, não corresponde, talvez seja uma outra forma de captar mais recursos, como juros, seguros e declaração de prejuízo para diminuir impostos. E vamos falar um pouco de sustentabilidade, o próprio banco informou um lucro de 2,3 bi em 2024, conforme anexo pego no própria rede social do banco. E sobre sustentabilidade, o próprio banco informou um lucro de 2,3 bi em 2024, conforme anexo pego no própria rede social do banco. Att Alexandre

Solução esperada

  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais
  • Troca
  • Pedido de Desculpas