- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Cancelamento com valor absurdo
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
L. J.
Para: NUV Energia LTDA
No início de Agosto de 2024, assinei o contrato com a NUV energia, antes do ato de assinatura, fiz uma pesquisa sobre a empresa onde encontrei algumas reclamações relativas ao cancelamento e observei uma atenção às respostas e a intenção de resolver o problema. Durante a avaliação da empresa questionei a representante sobre o processo de cancelamento, já que eu entregaria a casa em que estou morando de aluguel em Junho próximo, que me respondeu em áudio, dizendo que eu poderia cancelar o contrato sem burocracia, mediante essa resposta, assinei o contrato. Porém, até o mês de Dezembro de 2024, não havia recebido nenhuma fatura da NUV Energia, sendo que já estava recebendo da CPFL as contas com valor reduzido e fiz contato com a empresa para evitar que eu recebesse contas com valores acumulados, sendo que o atendente respondeu que, mesmo que isso ocorresse, a empresa me daria opções de pagamentos que não afetariam o meu orçamento, dito isso, passei a receber as contas de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, que até extrapolavam meu orçamento, mas que optei em pagar para não haver problemas no cancelamento previsto. Assim sendo, no dia 16 de abril último, fiz o pedido do cancelamento, mais de 60 dias antes da entrega da casa, e assim que passei a mensagem, recebi uma orientação da IA sobre como seria o cancelamento, que era sim burocrático e penoso, aonde especificavam multas e cálculos obscuros, cujo texto, no contrato era apenas uma citação da produtividade da usina fotovoltaica, e ao receber o cálculo o atendente me apresentou uma dívida de cancelamento no valor de exorbitantes R$7.214,06 dividido , me ofertando a possibilidade de efetuar um pagamento a vista, com desconto de 40%, cujo valor ainda seria alto pela propaganda de economia veiculada pela empresa de até 20%, solicitei a empresa como foi feito os cálculos e que me enviassem via e-mail, o que não foi atendido. Bem a minha média de gastos com energia elétrica em 2024 foi de pouco menos de R$516,00 nos 9 meses que antecederam a assinatura do contrato, se ampliarmos essa média para os últimos 3 meses do ano, eu pagaria cerca de R$6.180,00 no ano, mesmo se aplicarmos os índices de reajuste previstos, a empresa está me cobrando bem acima do que eu gastaria em um ano de energia se não tivesse assinado o contrato, ou seja, por este valor eu pagaria todo o ano de 2025, numa casa que vou morar por 6 meses, e que pagaria menos do que o valor cobrado a vista com o desconto de 40%, que ficaria na ordem de R$4.300,00. Hoje me sinto um consumidor lesado, e o pior sentimento é o de ter sido enganado por uma empresa que se diz idônea, mas, que não especifica em seus contratos os cálculos em caso de cancelamento, pois, se especificassem eu não teria assinado!
Solução esperada
- Revisão de valores
Mensagens (2)
L. J.
Para: NUV Energia LTDA
A empresa respondeu rapidamente a reclamação, e aceitou enviar o demonstrativo de cálculos para justificar o valor absurdo cobrado que extrapolava em muito o que eu costumo consumir em 1 ano de energia elétrica, considerando os valores já pagos neste ano. A atendente também citou a lei 14.300 (Marco legal da Micro e Minigeração Distribuída), onde tive o cuidado de ler, e percebi que 80% O demonstrativo demorou 8 dias úteis para ser enviado, de um prazo previsto de 5 dias úteis, em se considerando o feriado de 1o. de maio, considerei bom. De antemão a atendente informou que os meus cálculos foram feitos de forma equivocada, de onde reduziram o meu saldo de 9269Kwh (não sei de onde tiraram esse valor!) para 3341Kwh, que era o que constava nas contas de energia da CPFL, como eu já havia pagado a conta de maio, o valor foi reduzido para 2619Kwh (bem diferente do primeiro valor). Uma vez com o demonstrativo em mãos, e com orientação da atendente, que foi muito educada e solícita, consegui entender as despesas geradas pela energia injetada na rede pela Nuv, e constatei que já no primeiro mês de contrato, injetaram 2858Kwh, sendo meu consumo médio mensal de cerca de 550Kwh, essa injeção de energia já supriria mais de 5 meses de energia, porém, esse valor foi continuamente acrescido chegando ao total de quase 6000Kwh, ao longo de 7 meses de contrato, quase o dobro da energia necessária neste período. Um fato que ajudou chegarmos a um acordo, foi o fato de eu estar recebendo um imóvel em Campinas, e que poderia usar esse excedente de energia para a nova conta neste imóvel, mas sei que haverá dificuldades em conseguir isso, já que não há nada específico nem na Lei 14.300, nem no site da CPFL, e nem no site da ANEEL, mas vamos lá! Durante as negociações os valores caíram para R$1.798,72, depois de explicar para a empresa que o contrato previa uma economia de ao menos 10%, e a empresa respondeu com um desconto de 15% caso eu pagasse à vista, e me dei por satisfeito. Concluindo, minha orientação aos interessados em adquirir o produto, é de que o façam na sua casa própria, e caso queiram adquirir durante a locação, coloquem o término do contrato de acordo com o final da locação já se precavendo para evitar problemas de excesso de saldo. Agradeço ao ReclameAqui, a gerência do processo e a atenção da PROTESTE caso não houvesse um acordo.
L. J.
Para: NUV Energia LTDA
Infelizmente ainda estou num novo impasse com a NUV energia, como relatado na reclamação anterior, cancelei o contrato, com mais de 60 dias antes de deixar o imóvel alugado, esse cancelamento foi realizado no dia 16 de abril, e o valor apresentado eram de absurdos R$7.214,06, aonde me falaram que meu saldo injetado era de 9.269 KW/h, feita a reclamação, entraram em contato, e me apresentaram um demonstrativo que constava 3.091KW/h, cujos valores, após o pagamento da conta de maio, e o desconto dado pela NUV Energia, foi acordado o pagamento no valor de R$1.798,72 para quitar o saldo apresentado no dia 05/06 próximo. Durante toda a negociação me chamaram a atenção sobre o pedido do relatório por parte da CPFL, que demoraria de 45 a 60 dias, essa negociação ocorreu no dia 6 de abril de 2025, portanto eu entendi que deveria ter um retorno, de algum acerto futuro, depois desse relatório chegar a empresa. Porém, fui surpreendido com uma nova fatura da empresa, no dia 30/05, para vencimento no dia 06/06 no valor de R$297,38, sendo que eu cancelei o contrato no dia 16/04/2025, ou seja, eu entendo que a partir dessa data eu não deveria mais receber nenhuma fatura da empresa, exceto a da energia injetada em abril, e que foi paga em 06 de Maio de 2025. Questionei a empresa sobre a fatura e mais uma vez me foram irredutíveis no questionamento do valor, pedi um novo demonstrativo `a empresa, que na última reclamação me deram o prazo de 5 dias úteis, que chegou com atraso de 3 dias úteis, se eu pagar essa fatura, meus gastos com a NUV Energia, só neste mês será de R$2.096,10, o que daria para pagar mais de 3 meses de energia, se eu continuasse a manter somente a CPFL como minha fornecedora de energia elétrica. Minha conclusão até o momento é de que a NUV Energia, apresentou um processo complexo de cancelamento, que foge aos padrões estipulados para um bom atendimento ao público, onde a energia injetada na rede é muito superior à utilizada pelo usuário, no meu caso a energia injetada supera mais de 2000KW/h em um ano de utilização do serviço, sendo que usei por apenas 7 meses, e cujos custos são questionáveis, demonstrando uma falha grande no formato estrutural das Fazendas de Energia Fotovoltaica, dentro da Lei 14.300 de 2022, que deve ser revisada para evitar esse tipo de abuso contra o consumidor desavisado e até o enganado, que sinto ser o meu caso. Sei que posso utilizar esses créditos na nova instalação que farei com a CPFL, mas não há nada que garanta a utilização desses créditos, diante da negociação realizada em maio, fato demonstrado pela desorganização financeira de cobrança apresentada pela NUV Energia.