Voltar

Reclamação sobre recorrente ausência de guia do PIS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. N.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

16/06/2025

Prezados, Venho, por meio desta, manifestar meu descontentamento com uma situação que tem se repetido constantemente e causado grande constrangimento. Sempre que me dirijo a uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o saque do meu benefício do PIS, sou surpreendido(a) com a informação de que a guia não consta no sistema, impossibilitando o atendimento e a liberação do valor. Isso tem gerado desconforto, perda de tempo e constrangimento enquanto cliente, especialmente por ser um direito trabalhista que deveria estar disponível conforme o cronograma. Solicito, por gentileza, a verificação da minha situação e a regularização imediata, a fim de evitar novos transtornos. Desde já, agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais

Mensagens (1)

L. N.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

17/06/2025

Venho, por meio desta, formalizar minha reclamação contra a Caixa Econômica Federal em razão de uma sequência de irregularidades que vêm me afetando desde o ano de 2022, resultando em bloqueio indevido de contas, impedimento no acesso ao benefício do PIS, falta de esclarecimentos e constrangimentos frequentes em agências da instituição. Em 2022, ao comparecer a uma agência da Caixa para sacar o meu PIS, fui informada de que minha conta havia sido cancelada sem qualquer aviso prévio. Questionei os motivos, mas nunca me foi apresentada uma justificativa clara. Apenas me orientaram a tentar abrir uma nova conta após seis meses. Descobri, posteriormente, que o PIS havia sido enviado para contas que estavam bloqueadas sem o meu conhecimento — uma conta poupança e outra vinculada ao aplicativo Caixa Tem. Após inúmeras tentativas e muito desgaste, consegui receber o benefício por meio de guia. Desde então, nunca mais consegui abrir uma conta na Caixa. Toda vez que tento, recebo a alegação genérica de que houve um "probleminha" na Agência 1025 – Rua Euclídes Faria, 27 – Ramos, Rio de Janeiro. Em algumas ocasiões, fui até acusada informalmente de movimentações ilegais, o que considero extremamente ofensivo e injusto. Quando peço documentos, extratos ou qualquer comprovação do motivo do bloqueio, sou informada de que não há como fornecer tais informações, ficando sem acesso à minha própria história bancária. Agora, em 2025, tento novamente receber meu PIS. Os canais de atendimento da Caixa (inclusive o aplicativo) e o próprio Ministério do Trabalho (pelo telefone 158) informam que o pagamento está regular e disponível. No entanto, ao comparecer a diferentes agências da Caixa, recebo respostas contraditórias: uns afirmam que não há valores a receber, outros dizem que existe valor, mas não há guia de pagamento. Ninguém se responsabiliza ou oferece uma solução definitiva. A Caixa afirma que é o Ministério do Trabalho quem deve resolver, enquanto o Ministério afirma que a responsabilidade é da Caixa. Essa troca de responsabilidade, o constrangimento repetido e a ausência de respostas concretas estão afetando diretamente minha saúde emocional e financeira.