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A MODERNA MOBÍLIA VEM SE NEGANDO A EFETIVAR A TROCA DE UM MÓVEL QUE ME ENVIOU COM VÍCIOS...

MODERNA MOBÍLIA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. C.

Para: MODERNA MOBÍLIA

26/06/2025

A MODERNA MOBÍLIA VEM SE NEGANDO A EFETIVAR A TROCA DE UM MÓVEL QUE ME ENVIOU COM VÍCIOS... Venho relatar que a Moderna Mobília me entregou um móvel com vícios e vem se recusando a efetivar o processo de troca. No dia 22 de maio de 2025 efetivei a compra da “Sala de Jantar Mesa Olímpia 120CM MDF Canto Reto com 4 Cadeiras Carol Moderna”. Finalmente, no dia 18 de junho de 2025 recebi o meu pedido. Lamentavelmente, assim que fui analisar as peças do móvel identifiquei vícios visíveis. De fato, quando abri a caixa do meu pedido, observei que três pés das cadeiras vieram com vícios e dois puxadores das cadeiras também vieram com vícios. Convém destacar que antes do envio do meu pedido, deixei as recomendações para a Moderna Mobília analisar todas as peças. De fato, se houvesse uma análise do setor de qualidade da Moderna Mobília, eu não teria sido submetido a esses transtornos. Conforme as minhas recomendações: Como eu sou um cliente criterioso, detalhista e perfeccionista, vou deixar uma orientação, antes do envio dos produtos para a logística de expedição e entrega da Moderna Mobília. Então antes de seguir a etapa de envio dos produtos, faça a análise detalhada dos produtos que serão enviados, observando se tem itens arranhados, tortos ou quebrados e se estão faltando itens ou parafusos da montagem. Além disso, faça o revestimento com uma embalagem apropriada para os produtos, ou seja, uma caixa fortificada e protegida contra danos durante o processo de entrega desses produtos. Tendo em vista que a Moderna Mobília me enviou um móvel com vícios, o meu cronograma de montagem e utilização do móvel foi comprometido. Na verdade, no momento estou é tendo transtornos com um móvel desmontando, ocupando espaço na minha residência. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor não pode ser responsabilizado pelos erros dos vendedores ou fornecedores de produtos: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. De fato, desde o dia 22 de junho de 2025 venho tentando entrar em contato com o atendimento da Moderna Mobília, mas infelizmente minhas mensagens foram ignoradas. Relatei os vícios que constam no móvel e enviei várias fotos, mas até o momento não recebi nenhum retorno da Moderna Mobília. Convém destacar que fui no status do meu pedido no site Moderna Mobília para iniciar um processo de troca do meu pedido, infelizmente e inexplicavelmente a Moderna Mobília não dispõe dessa opção para o consumidor. Na verdade, a Moderna Mobília impõe ao consumidor um produto qualquer sem a opção de troca ou devolução do produto. O que é uma inflação grave contra o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Diante dos fatos inadmissíveis que ocorreram, venho requerer que a Moderna Mobília faça a troca da Sala de Jantar Mesa Olímpia que está com vícios por outra em perfeitas condições e com as mesmas propriedades. Além disso, devido aos transtornos e expectativas frustradas que a Moderna Mobília me submeteu, solicito também uma reparação justa em conformidade com todos os danos que venho sofrendo. Por favor Moderna Mobília respeite o meu direito de consumidor e entre em contato comigo via ligação telefônica para resolvermos a tratativa o mais rápido e da melhor forma possível.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Troca

Mensagens (2)

E. C.

Para: MODERNA MOBÍLIA

29/07/2025

A MODERNA MOBÍLIA VEM AGINDO DE MÁ FÉ AO SE NEGAR A EFETIVAR A TROCA DE UM MÓVEL COM VÍCIOS... Venho relatar que já tem mais de um mês que solicitei o procedimento de troca a Moderna Mobília da “Sala de Jantar Mesa Olímpia 120CM MDF Canto Reto com 4 Cadeiras Carol Moderna”. Lamentavelmente, a Moderna Mobília vem se negando a efetivar a troca de um móvel que veio com inúmeros vícios... De fato, iniciei com a solicitação de troca no dia 20 de junho de 2025 e já estamos no final do mês de julho e até o momento a Moderna Mobília vem tratando a minha solicitação com descaso. Vale destacar que efetivei a compra do móvel em 22 de maio de 2025 e até o momento não tenho disponível a mesa de jantar da minha cozinha que é de fundamental importância. A Moderna Mobília chegou ao ponto de se negar a estabelecer uma comunicação comigo. Tentei inúmeras vezes uma comunicação com a Moderna Mobília e recebo após vários dias uma mensagem robotizada e repetitiva. A Moderna Mobília vem desrespeitando e atentado o meu direito de consumidor. O atendimento da Moderna Mobília vem me tratando como se fosse um lixo descartável. Na verdade, o atendimento da Moderna Mobília vem minimizando a gravidade da minha tratativa e, simplesmente ele ignorou todos os transtornos que vem me submetendo ao longo desses meses. Tendo em vista o descaso e a indiferença da Moderna Mobília, é possível notar que a empresa em momento algum teve empatia e sensibilidade com os transtornos que vendo sofrendo, pois recebi um móvel com inúmeros vícios. De fato, a Moderna Mobília errou ao me entregar um móvel com inúmeros vícios, no entanto ela não vem procurando corrigir seus erros. Na verdade, a Moderna Mobília permanece insistindo na lógica dos erros. Convém destacar que de forma autoritária a Moderna Mobília vem tentando impor a vontade dela ao consumidor, tentando me obrigar a aceitar somente a reposição de peças. Na verdade, a Moderna Mobília vem negando e negligenciando o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor que determina as opções que o consumidor pode optar, em caso de devolução de uma compra. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Verifica-se que a Moderna Mobília ignora essas opções previstas no Artigo 18 da Lei 8.078 do CDC até no status do pedido entregue, ou seja, o consumidor ao receber um móvel com vícios fica totalmente impossibilitado de solicitar no site da Moderna Mobília a troca ou restituição do pedido. Tendo em vista a ausência desses procedimentos na logística de vendas no site, a Moderna Mobília vem tentando agir acima da lei, fazendo assim as suas próprias leis, no qual o grande prejudicado é o consumidor. Vale destacar ainda, que já se passaram os 30 dias do pedido de troca do móvel e até o momento a Moderna Mobília não fez nada para solucionar a minha tratativa. Como a Moderna Mobília não fez a substituição do móvel com vícios o consumidor tem o direito de escolher, alternativamente, uma das seguintes opções: 1. Substituição do produto: O consumidor pode exigir a troca do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso. 2. Restituição imediata da quantia paga: O consumidor pode pedir a devolução do valor pago pelo produto, com correção monetária, e ainda pode pleitear indenização por eventuais perdas e danos (materiais ou morais) que tenha sofrido em decorrência do vício e da demora na solução. 3. Abatimento proporcional do preço: O consumidor pode optar por ficar com o produto, mas com um desconto no preço, proporcional ao vício apresentado. Tendo em vista que já tem mais de um mês que recebi a Sala de Jantar Mesa Olímpia, o espaço da minha sala está totalmente obstruído com as caixas das peças da mesa e cadeiras, o que dificulta até o acesso e limpeza do ambiente. De fato, é uma realidade lamentável e desagradável que a Moderna Mobília vem me impondo. A Moderna Mobília vem negligenciando o Artigo 14 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor, pois ela não se responsabiliza pelos seus erros e vem tentando culpar o consumidor pelos seus próprios erros. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor não pode ser responsabilizado pelos erros dos vendedores ou fornecedores de produtos: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. A falta de comunicação ou a comunicação inadequada da Moderna Mobília é vista como uma violação do princípio da boa-fé objetiva e do direito básico à informação, pilares do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, as empresas têm o dever legal de manter canais de comunicação eficazes e fornecer informações claras e precisas em todas as etapas da relação de consumo.

E. C.

Para: MODERNA MOBÍLIA

29/07/2025

Tendo em vista as perdas e danos que a Moderna Mobília vem me gerando, o consumidor que sofrer prejuízos materiais ou morais devido à falta de comunicação ou informação inadequada pode buscar indenização na Justiça. O Art. 6º, VI, do CDC garante a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais. Vale ressaltar que antes de efetivar a compra na Moderna Mobília, entrei em contato com o seu atendimento e fui bem atendido, tendo respostas simultâneas. No entanto, no pós venda o atendimento da Moderna Mobília mudou completamente, deixando as minhas mensagens sem respostas e tratando a minha tratativa com total descaso. Na verdade, o comportamento do atendimento da Moderna Mobília mudou como o ditado diz da água para o vinho. Diante dos fatos absurdos de negligência expostos contra os direitos de um consumidor, venho requerer que a Moderna Mobília faça a troca da Sala de Jantar Mesa Olímpia que está com vícios por outra em perfeitas condições e com as mesmas propriedades. Além disso, devido aos transtornos, a demora na solução da minha tratativa e das expectativas frustradas que a Moderna Mobília me submeteu, solicito também uma reparação por danos materiais e morais em conformidade com todos os danos que venho sofrendo ao longo desses meses pela Moderna Mobília. Moderna Mobília respeite a Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor e entre em contato comigo via ligação telefônica para resolvermos a tratativa o mais rápido e da melhor forma possível. Moderna Mobília pare de usar as mensagens robotizadas e repetitivas e busque ações concretas para resolver a minha tratativa.