- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
A AMAZON FEZ A RESTITUIÇÃO DO CONSUMIDOR DE FORMA ERRADA!
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
E. C.
Para: Amazon
A AMAZON FEZ A RESTITUIÇÃO DO CONSUMIDOR DE FORMA ERRADA! Venho relatar que o atendimento da Amazon tentou me ludibriar com um procedimento que não foi concretizado, pois ele garantiu que eu iria receber uma restituição compatível com o valor atual do produto e do frete. No entanto, só consta no meu saldo na Amazon o valor mínimo e desatualizado do produto. No dia 16 de julho de 2025 efetivei a compra do “Porta Escova com Tampa Slim Translúcido Preto” na Amazon. Recebi o pedido no dia 25 de julho de 2025. Lamentavelmente, a Porta Escova veio com as laterais superior e inferior quebradas. Desde o dia 25 de julho venho tentando solicitar o procedimento de troca do produto com vícios na plataforma Amazon, infelizmente, já no final do procedimento de conclusão do pedido de troca aparece a mensagem afirmando que o procedimento está indisponível e pode tentar mais tarde. No dia 28 de julho de 2025 entrei em contato com a Central de atendimento da Amazon para efetivar o procedimento de troca do produto com vícios. Conforme o atendimento da Amazon, não era possível efetivar a troca, pois o produto vendido direto pela Amazon estava sem estoque. A atendente me sugeriu a restituição do valor atualizado do produto, conforme o valor vendido pelos parceiros da Amazon, incluído o valor do frete. Segundo o atendimento da Amazon, eu poderia efetivar outra compra do mesmo produto sem arcar com nenhum gasto com frete ou no valor do produto. De fato, o meu intuito era efetivar a troca do produto, mas como ele me garantiu que eu iria receber um saldo suficiente para realizar uma nova compra, aceitei o procedimento de restituição. O atendimento da Amazon me informou que tinha sido adicionado um saldo suficiente para efetivar uma nova compra. Infelizmente, o atendimento da Amazon me ludibriou com uma informação falsa, pois só foi adicionado no meu saldo na Amazon o valor mínimo de R$ 15,29, ou seja, um valor desatualizado e sem a inclusão do valor do frete. Na verdade, o atendimento da Amazon infligiu o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor ao usar de mecanismos falsos para tentar me ludibriar. Conforme o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Determina que é crime fazer afirmações falsas ou enganosas, ou omitir informações relevantes sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano de multa. Assim que fui tentar fazer o procedimento de compra do Porta Escova no Parceiro Amazon apareceu o demonstrativo de gasto no valor de R$ 37,62. Na verdade, o atendimento da Amazon me restituiu menos da metade do valor da nova compra que eu iria fazer. Convém destacar que nesse mês já recebi uma Escada Banqueta Alumínio com vícios da Amazon. Inclusive, já fiz o processo de devolução do produto e, ainda a troca não foi efetivada. Podemos notar que a Amazon está com uma postura de reincidências, pois no mesmo mês já me enviou dois itens com vícios. Diante dos fatos expostos, venho requerer que a Amazon faça a restituição atualizada do Porta Escova, conforme o valor exposto no seu parceiro, incluindo o valor do frete. Além disso, venho requerer uma reparação justa e compatível com os transtornos que venho sendo submetido pela Amazon.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 37,62
- Danos morais/materiais
Mensagens (1)
E. C.
Para: Amazon
A AMAZON FEZ PELA SEGUNDA VEZ UMA RESTITUIÇÃO ERRADA... O atendimento da Amazon faz pela segunda vez uma restituição errada, o que demonstra que nem procurou analisar os indícios. Além disso, o atendimento da Amazon se negou a entrar em contato comigo via ligação telefônica, fugindo assim da comunicação com o consumidor. De fato, o atendimento da Amazon vem infligindo o Artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor. Conforme as Perdas e Danos: O consumidor que sofrer prejuízos materiais ou morais devido à falta de comunicação ou informação inadequada pode buscar indenização na Justiça. O Art. 6º, VI, do CDC garante a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais. Conforme o print que faz o anúncio do Porta Escova, o valor do Porta Escova ficou fixado em R$ 16,99, mais R$ 20,63 do frete, totalizando R$ 37,62 para efetivar uma nova compra desse produto. Como a Amazon só tinha feito apenas a restituição de R$ 15,29 não tinha como realizar essa compra. Na verdade, o valor restituído foi menos da metade do valor atual do Porta Escova. Observa-se que nessa segunda restituição o atendimento da Amazon gerou apenas um saldo de R$ 7,20, totalizando R$ 22,49. De fato, pela segunda vez o atendimento da Amazon errou nos cálculos, pois 37,62-15,29 = 22,33. Então o atendimento da Amazon reembolsou menos da metade do necessário para efetivar uma nova compra, ou seja, era necessário fazer uma restituição no valor de R$ 22,33 para equivaler o valor do produto atualizado. Por acaso o atendimento da Amazon não entende de matemática ou fez uma nova restituição errada de propósito mesmo? O print que deixei em anexo tinha expresso todos os valores de forma clara e detalhada. Convém destacar que esse link do parceiro Amazon não está mais disponível. Então explorei outro link de um parceiro Amazon que vende o mesmo Porta Escova que recebi com vícios. Link: https://www.amazon.com.br/Porta-Escova-Tampa-Metalizado-Grafite/dp/B09WPLWSSF/ref=sr_1_20?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1NUXZT4EXCGGG&dib=eyJ2IjoiMSJ9.VLvrKswoyW8r7Ng6eWnsc1jEwKQAdyhpTGy89hoYaYj_239MkFuC7VB9MFlnBcT6epTZkLY1iDu785tfhVdYumrTCCPXtQ-wAOyEHJCEllzuSFkzpMoOO1RzDX_lysaAILjbMP7XQvpq90rF7mEo47TQt82xOzkW1nGxNPPoznQ1gM5Hy74l1bFCX2yflZi3.ncKe9dj29S8ZAO5964WV6oyMJZ_zPKsIwWVewBNtdRM&dib_tag=se&keywords=porta+escova+com+tampa+slim+translucido+preto&qid=1754204118&s=home&sprefix=porta+escova+com+tampa+slim+transl%C3%BAcido+preto%2Chome%2C208&sr=1-20&xpid=BJ4adB74h9GCF O valor do Porta Escova UZ nesse novo link está por R$ 22,50 mais um frete R$ 21,04, totalizando R$ 43,54. Então a restituição do atendimento da Amazon chegou longe do valor real do produto mais frete, o que me inviabiliza a fazer um novo pedido do produto. Diante dos fatos absurdos expostos, venho requerer que a Amazon análise os argumentos e indícios detalhadamente e faça a restituição atualizada do Porta Escova, conforme o valor exposto no seu parceiro, incluindo o valor do frete. Além disso, venho requerer uma reparação justa e compatível com os inúmeros transtornos que venho sendo submetido pela Amazon. Por favor Amazon respeite o meu direito de consumidor e entre em contato comigo via ligação telefônica para solucionarmos o mais rápido e da melhor forma possível a minha tratativa.