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Cobrança de serviço indevida

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

Y. B.

Para: BANCO ITAU

31/07/2025

Em fevereiro de 2022 cansei de pagar o valor mensal pela conta jurídica do Banco Itaú e abri uma conta num banco sem tarifas. Entrei em contato com a gerente e pedi o encerramento da conta, e o valor do pacote nesse mês foi inclusive estornado. Eu tinha o IPTU de alguns imóveis cadastrado e como fechei a conta passei a pagar por eles em outro banco. Agora, depois de 3 anos sou informado por empresas de cobrança que me ligam 30 vezes por dia, que tenho um dívida com o Itaú de mais de 3 mil reais. Entrei em contato com a gerente Grazielle pra saber do que se trata. Ela mencionou que devia ter algo a ver com o problema dos IPTU. Achei que o IPTU tinha sido pago pela conta e por isso foi criada essa dívida. Isso levantava 2 problemas, a dívida em si e o fato de que eu teria pago o IPTU 2 vezes. Entrei então na conta e peguei os extratos desde Fevereiro de 2022. E para minha surpresa a dívida não tem nada a ver com o IPTU. Por algum motivo que só o Itaú pode entender eles, até o final de 2024, continuavam lançado o débito dos IPTU, mas no mesmo momento estornavam, portanto a conta continuava zerada. Essa situação perdurou por mais de 2 anos, até que em julho de 2024 o banco lançou 4 vezes no mesmo mês o pacote (TAR PLANO ADAPT 1) no valor de 139 reais, lançou esse mesmo pacote em agosto de 2024 e novamente em Janeiro de 2025. A alegação é que depois de 2 anos eu entrei numa conta que não foi usada por 2 anos porque achei que estava fechada, solicitei o serviço de limite da conta, e depois nunca mais entrei na conta de novo. Quando pedi que provassem que esse acesso e pedido foram feitos, só repetem que foi feito pelo aplicativo. Ou seja, a dívida é composta de 5 débitos de um pacote que jamais requisitei, somando o valor de 834 reais de taxas indevidas e 2.473,78 reais de juros abusivos.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3500,00