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Citroen C3 novo apresenta problemas no motor por 3 vezes consecutivas e motor estoura com 12.500 km

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

S. S.

Para: CITROEN

04/08/2025

Citroen C3 novo apresenta problemas no motor por 3 vezes consecutivas e motor estoura com apenas 12500 quilômetros O produto em questão é um veículo C3 Citroen em garantia de fabrica até o final do ano de 2026 e com apenas 12500km, do qual se encontra a mais de 30 dias na concessionaria da Citroen Amazonas na Av. Engenheiro Caetano Alvares 3450, tel. 2208-9000. Como se trata de um carro em garantia de fábrica com baixíssima quilometragem essa situação não estaria em desacordo com o artigo 18º do CDC? No dia 09/05 deste ano o carro parou pela primeira vez dando entrada na concessionaria, onde já foi detectado problemas e defeitos na injeção de combustível do veículo; sendo entregue o carro reparado e com peças substituídas em 14/05. No dia 20/05 o carro novamente parou e teve que dessa vez ser guinchado para a mesma concessionária, o qual foi detectado novamente o mesmo problema da primeira vez, porém dessa vez com uma maior intensidade; parando de funcionar a maioria dos bicos injetores, nessa mesma o carro ficou na concessionaria até dia 26/05; fazendo reparos e substituição das peças. No dia 30/06 o motor “estourou” de vez, parando na rua, vazando todo o óleo do motor e subindo uma fumaça preta onde parecia que o carro estava pegando fogo; mais uma vez o carro foi guinchado para a concessionaria da qual dessa vez o motor foi condenado e me foi informado que o mesmo será substituído; tendo que ser feita alterações do número do motor que será substituído junto ao Detran o que irá ficar documentado para sempre que o carro teve um problema de motor. Todas as vezes o carro foi deixado na concessionaria da Citroen Amazonas na Av. Engenheiro Caetano Alvares 3450, tel. 2208-9000, sendo ainda onde o carro se encontra até hoje; ou seja já há mais de 30 dias. A concessionaria tem me dado devolutivas de que o processo está em andamento mas que a fábrica que está demorando para entregar o motor; por sua vez abrimos uma ocorrência junto a Citroen onde a mesma através do consultor Gabriel tem informado que o processo continua parado aguardando informações que solicitou à concessionária. Ou seja há um desencontro de informações entre Citroen(fábrica) X Citroen(concessionária). Com isso o carro já está há mais de 30 dias em processo de garantia e sem solução, como se trata de um carro ainda em garantia de fábrica com baixíssima quilometragem esse prazo vem em desacordo com o artigo 18 do código de defesa do Consumidor; resumidamente o artigo 18 estabelece: • Responsabilidade: Fornecedores (fabricantes, importadores, vendedores) são responsáveis por vícios de produtos ou serviços. • Vícios: Defeitos que tornam o produto inadequado para o uso ou diminuem seu valor. • Opções do Consumidor: • Substituição do produto por outro em perfeitas condições. • Restituição do valor pago, atualizado monetariamente. • Abatimento proporcional do preço. • Prazo para Sanar o Vício: 30 dias. Se não sanado nesse prazo, o consumidor pode exercer sua escolha. • Solidariedade: Todos os fornecedores envolvidos na cadeia de consumo podem ser responsabilizados solidariamente. Baseado em todo esse histórico e tendo em vista não termos nenhum retorno efetivo de prazo; bem como a desvalorização do bem tenha visto que o mesmo resultará em históricos permanentes em vistorias, de alterações e mudança do motor o que sem dúvida conota um vício do produto e depreciação do valor já não sendo mais um produto original e sem ter tido nenhum problema. Principalmente levando-se em conta ser um carro com apenas 12.500km. Venho por meio desta pedir um retorno oficial por parte da Citroen e que possa me tirar as seguintes duvidas: • É normal os produtos Citroen estourarem o motor com apenas 12.500 km? • Porque isso aconteceu? • Já haviam tido 2 eventos em curto espaço de tempo, de problemas com o motor; esse carro pode já ter sido produzido esse vício? Se sim, isso é comum de acontecer? • Como a Citroen pretende sanar isso? • Todos esses prejuízos e desconfortos, como a Citroen pretende reparar? • Está correto de acordo com o artigo 18 do código de defesa do consumidor a Citroen não ter sanado os problemas em 30 dias? • Solicito que a Citroen recupere todas as ligações feitas com consultor Gabriel do SAC e me responda estão corretas formas de tratativas do mesmo? • A Citroen entende que tudo isso está trazendo prejuízos a mim, ou não? Venho por meio desta pedir um retorno oficial da Concessionária Amazonas e que possa me tirar as seguintes dúvidas? • Está faltando vocês passarem alguma informação para Fabrica? • Não poderia ter sido evitado tudo isso já na primeira vez que o carro deu entrada na concessionária? Por favor justifique a resposta • Porque o carro não foi entregue no prazo máximo de 30 dias? • De acordo com o direito do consumidor; se baseando pelo artigo 18 do CDC; analisando todos os eventos relacionados a esse caso; está correto o tempo que a concessionária está demorando para solucionar o caso? • A concessionaria Amazonas entende que tudo isso está trazendo prejuízos a mim, ou não? Acreditando na seriedade das 2 empresas citadas acima fico no aguardo breve de retorno das dúvidas acima. Atenciosamente Wagner Santilli

Solução esperada

  • Aguardando resposta da Citroen