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NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, cuidado com a suposta promoção "lentes em dobro"

CARL ZEISS VISION

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

21/08/2025

PARTE 1 Vendedora falou de uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Porém, pra mim aproveitar esta suposta promoção "lentes em dobro", eu teria que comprar duas armações. Vejo isso como enganação porque o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação. Vendedora indicou as Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 699,00 com 1 ano de garantia, na suposta promoção "lentes em dobro". Escolhi duas armações somente para aproveitar a suposta promoção "lentes em dobro". Vendedora [Editado pelo Reclame Aqui], explica como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa. Ela escolheu as lentes ZEISS Silver julgando o que seria o melhor para ela porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. Acredito que essa tática de explicar como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa é proposital afim de criar confusão para o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, igual ocorreu na minha compra. Sai da Diniz explodindo de dor de cabeça e com sensação que fui enganado. Após chegar em casa, fui pesquisar as armações do pedido, descobri que os preços estavam inflados. Na Diniz, a primeira Armação foi vendida de 729,00, com um suposto desconto saiu por 688,10 sendo que em outros lugares, o mesmo modelo esta por 569,90. A segunda armação, saiu de 479,00, com um suposto desconto saiu por 452,00 sendo que encontrei em outros lugares, o mesmo modelo por 330,00. Para completar minha total insatisfação com a Diniz e não ficar dúvidas como fui enganado nesta loja, fui na ótica concorrente, sem eu falar que já tinha comprado na Diniz, descobri que a mesma lente do pedido da Diniz, Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 esta por 329,00. É isso mesmo, por R$329,00 sem essa enganação de "lentes em dobro". No concorrente, eu posso comprar apenas um par de lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 329,00. Isso mostra que "lentes em dobro" é pura enganação que tem como objetivo fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. No concorrente, a outra versão da Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Platinum Uv 1.50 que possui 2 anos de garantia esta por 384,00. Não tem cabimento a vendedora escolher a ZEISS Silver sendo que a ZEISS Platinum tem garantia maior e com diferença de preço pequena. Isso mostra que a vendedora escolheu as lentes julgando o que seria o melhor para ela / ou para o caixa da loja porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. NÃO EXISTE "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Diniz cobrou pelos dois pares de lentes. Na OS, mostra o valor unitário de cada par 349,50. Essa suposta promoção "lentes em dobro" é apenas para fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça, seria uma promoção verdadeira somente se a loja entregasse o segundo par sem a obrigatoriedade de comprar a segunda armação. Se eu ganhei um par de lentes, eu decido onde vou comprar a armação. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. O regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra, atendimento viola gravemente o CDC e o decreto N 5.903, DECRETO N 5.903 II - clareza, a informação que pode ser entendida de imediato e com facilidade pelo consumidor, sem abreviaturas que dificultem a sua compreensão, e sem a necessidade de qualquer interpretação ou cálculo; III - precisão, a informação que seja exata, definida e que esteja física ou visualmente ligada ao produto a que se refere, sem nenhum embaraço físico ou visual interposto; IV - ostensividade, a informação que seja de fácil percepção, dispensando qualquer esforço na sua assimilação; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falso, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 3. Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Acionei Diniz Franchising Administracao LTDA no Procon. Segue sem solução. Zeiss Brasil mandou a seguinte mensagem no meu WhatsApp "Gostaríamos de esclarecer que a promoção lentes em dobro se refere exclusivamente ao par de lentes e não esta vinculado a compra de armações" / "Nós produzimos as lentes e as entregamos aos lojistas com a indicação do preço a ser ofertado. No entanto, não temos controle sobre a política de preços e promoções que cada ótica decide aplicar". Atendimento do agente Yuri da equipe de experiência com o consumidor Zeiss foi mal educado e antiprofissional, o agente iniciou a conversa, abandonou a conversa e fechou o atendimento na minha cara.

Solução esperada

  • SOLUÇÃO

Mensagens (8)

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

21/08/2025

PARTE 2 Zeiss Brasil (fornecedor) lança uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça porém, no ponto de venda, o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação e não dão a opção do consumidor escolher receber o segundo par de lentes e decidir aonde vai comprar a armação. Zeiss Brasil (fornecedor) deve honrar a oferta veiculada, seja ela sobre preço, condições, brindes ou qualquer outro benefício prometido na promoção. Zeiss Brasil (fornecedor) não tem apenas o dever de lançar a promoção, mas também de garantir que ela seja cumprida fielmente. Cabe ao fornecedor fiscalizar se o ponto de venda esta cumprindo o regulamento como divulgação e entrega do segundo par de lentes sem a necessidade de adquirir um segundo par de armação. Depois a Zeiss Brasil enviou uma segunda resposta "Identificamos que foi realizado atendimento no dia de ontem, 20/08; onde através da nota fiscal que voce nos encaminhou, foi constatado que houve cobrança apenas de 1 par (duas lentes). Reforçamos, também, que nao é obrigatória a compra da armação na mesma loja que comprará as lentes." Resposta da Zeiss não procede. Eu não apresentei a nota fiscal. Eu não tenho a nota fiscal porque a nota fiscal é entregue somente no dia da retirada. Estou indignado com a maneira como a Zeiss Brasil me atendeu. Empresa encerrou o atendimento e não esta mais a disposição para me atender. Na reclamação registrada no Procon e plataformas do consumidor, o problema não é apenas se foi ou não cobrado pelos dois pares de lentes. Tem outras questões como Regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. No concorrente, tem a possibilidade de comprar apenas 1 par de lentes Zeiss Silver por 329,00. Atendimento totalmente desprezível do fornecedor. Me aguardem, as reclamações estão apenas começando.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

22/08/2025

PARTE 1 NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL - VENDA CASADA, cuidado com a suposta promoção "lentes em dobro" Vendedora falou de uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Porém, para mim aproveitar esta suposta promoção "lentes em dobro", eu teria que comprar duas armações caracterizando VENDA CASADA. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. Vejo isso como enganação porque o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação. Vendedora indicou as Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 699,00 com um suposto desconto saiu por 659,00 com 1 ano de garantia, na suposta promoção "lentes em dobro". Escolhi duas armações somente para aproveitar a suposta promoção "lentes em dobro" caracterizando venda casada. Vendedora péssima, explica como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa. Ela escolheu as lentes ZEISS Silver julgando o que seria o melhor para ela porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. Acredito que essa tática de explicar como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa é proposital afim de criar confusão para o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, igual ocorreu na minha compra. Sai da Diniz explodindo de dor de cabeça e com sensação que fui enganado. Após chegar em casa, fui pesquisar as armações do pedido, descobri que os preços estavam inflados. Na Diniz, a primeira Armação foi vendida de 729,00, com um suposto desconto saiu por 688,10 sendo que em outros lugares, o mesmo modelo esta por 569,90. A segunda armação, saiu de 479,00, com um suposto desconto saiu por 452,00 sendo que encontrei em outros lugares, o mesmo modelo por 330,00. Para completar minha total insatisfação com a Diniz e não ficar dúvidas como fui enganado nesta loja, fui na ótica concorrente, sem eu falar que já tinha comprado na Diniz, descobri que a mesma lente do pedido da Diniz, Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 esta por 329,00. É isso mesmo, Zeiss Silver por 329,00 sem essa enganação de "lentes em dobro". Se eu comprasse dois pares de lentes sairia por 659,00 o mesmo preço cobrado na Diniz. No concorrente, eu posso comprar apenas um par de lentes ZEISS Silver por 329,00. Isso mostra que "lentes em dobro" é pura enganação que tem como objetivo fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. No concorrente, a outra versão da Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Platinum Uv 1.50 que possui 2 anos de garantia esta por 384,00. Não tem cabimento a vendedora escolher a ZEISS Silver sendo que a ZEISS Platinum tem garantia maior e com diferença de preço pequena. Isso mostra que a vendedora escolheu as lentes julgando o que seria o melhor para ela / ou para o caixa da loja porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. NÃO EXISTE "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Foi emitido duas OS, em cada OS mostra o valor unitário de cada par 349,50. Essa suposta promoção "lentes em dobro" é apenas para fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça, seria uma promoção verdadeira somente se a loja entregasse o segundo par sem a obrigatoriedade de comprar a segunda armação. Se eu ganhei um par de lentes, eu decido onde vou comprar a armação. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação caracterizando VENDA CASADA. O regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra, atendimento viola gravemente o CDC e o decreto N 5.903, DECRETO N 5.903 II - clareza, a informação que pode ser entendida de imediato e com facilidade pelo consumidor, sem abreviaturas que dificultem a sua compreensão, e sem a necessidade de qualquer interpretação ou cálculo; III - precisão, a informação que seja exata, definida e que esteja física ou visualmente ligada ao produto a que se refere, sem nenhum embaraço físico ou visual interposto; IV - ostensividade, a informação que seja de fácil percepção, dispensando qualquer esforço na sua assimilação; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falso, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 3. Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

22/08/2025

PARTE 2 Zeiss Brasil mandou a seguinte mensagem no meu WhatsApp "Gostaríamos de esclarecer que a promoção lentes em dobro se refere exclusivamente ao par de lentes e não esta vinculado a compra de armações" / "Nós produzimos as lentes e as entregamos aos lojistas com a indicação do preço a ser ofertado. No entanto, não temos controle sobre a política de preços e promoções que cada ótica decide aplicar". Atendimento do agente Yuri da equipe de experiência com o consumidor Zeiss foi mal educado e antiprofissional, o agente iniciou a conversa, abandonou a conversa e fechou o atendimento na minha cara. Zeiss Brasil (fornecedor) lança uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça porém, no ponto de venda, o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação e não dão a opção do consumidor escolher receber o segundo par de lentes e decidir aonde vai comprar a armação caracterizando VENDA CASADA. Zeiss Brasil (fornecedor) deve honrar a oferta veiculada, seja ela sobre preço, condições, brindes ou qualquer outro benefício prometido na promoção. Zeiss Brasil (fornecedor) não tem apenas o dever de lançar a promoção, mas também de garantir que ela seja cumprida fielmente. Cabe ao fornecedor fiscalizar se o ponto de venda esta ou não praticando venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Zeiss Brasil enviou uma segunda resposta "Identificamos que foi realizado atendimento no dia de ontem, 20/08; onde através da nota fiscal que voce nos encaminhou, foi constatado que houve cobrança apenas de 1 par (duas lentes). Reforçamos, também, que nao é obrigatória a compra da armação na mesma loja que comprará as lentes." Resposta da Zeiss não procede. Eu não apresentei a nota fiscal. Eu não tenho a nota fiscal porque a nota fiscal é entregue somente no dia da retirada. Estou indignado com a frieza e apatia do fornecedor ao tratar de uma reclamação sobre venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Fornecedor encerrou o atendimento e não mostra mais disposição para me atender. Na reclamação ficou claro que o problema não é apenas se foi ou não cobrado pelos dois pares de lentes. Tem outras questões como Regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" que não foi apresentado e nem explicado no momento da compra. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. No concorrente, tem a possibilidade de comprar apenas 1 par de lentes Zeiss Silver por 329,00. Diante do atendimento desprezível, frio e apatico do fornecedor, reforça que a vendedora escolheu a marca Zeiss julgando o que seria o melhor para ela e não o melhor para mim. Acionei Diniz Franchising Administracao LTDA no Procon. Segue sem solução.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

25/08/2025

PARTE 1 NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL - VENDA CASADA, cuidado com a suposta promoção "lentes em dobro" Vendedora falou de uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Porém, para mim aproveitar esta suposta promoção "lentes em dobro", eu teria que comprar duas armações caracterizando VENDA CASADA. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. Vejo isso como enganação porque o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação. Vendedora indicou as Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 699,00 com um suposto desconto saiu por 659,00 com 1 ano de garantia, na suposta promoção "lentes em dobro". Escolhi duas armações somente para aproveitar a suposta promoção "lentes em dobro" caracterizando venda casada. Vendedora péssima, explica como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa. Ela escolheu as lentes ZEISS Silver julgando o que seria o melhor para ela porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. Acredito que essa tática de explicar como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa é proposital afim de criar confusão para o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, igual ocorreu na minha compra. Sai da Diniz explodindo de dor de cabeça e com sensação que fui enganado. Após chegar em casa, fui pesquisar as armações do pedido, descobri que os preços estavam inflados. Na Diniz, a primeira Armação foi vendida de 729,00, com um suposto desconto saiu por 688,10 sendo que em outros lugares, o mesmo modelo esta por 569,90. A segunda armação, saiu de 479,00, com um suposto desconto saiu por 452,00 sendo que encontrei em outros lugares, o mesmo modelo por 330,00. Para completar minha total insatisfação com a Diniz e não ficar dúvidas como fui enganado nesta loja, fui na ótica concorrente, sem eu falar que já tinha comprado na Diniz, descobri que a mesma lente do pedido da Diniz, Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 esta por 329,00. É isso mesmo, Zeiss Silver por 329,00 sem essa enganação de "lentes em dobro". Se eu comprasse dois pares de lentes sairia por 659,00 o mesmo preço cobrado na Diniz. No concorrente, eu posso comprar apenas um par de lentes ZEISS Silver por 329,00. Isso mostra que "lentes em dobro" é pura enganação que tem como objetivo fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. No concorrente, a outra versão da Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Platinum Uv 1.50 que possui 2 anos de garantia esta por 384,00. Não tem cabimento a vendedora escolher a ZEISS Silver sendo que a ZEISS Platinum tem garantia maior e com diferença de preço pequena. Isso mostra que a vendedora escolheu as lentes julgando o que seria o melhor para ela / ou para o caixa da loja porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. NÃO EXISTE "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Foi emitido duas OS, em cada OS mostra o valor unitário de cada par 349,50. Essa suposta promoção "lentes em dobro" é apenas para fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça, seria uma promoção verdadeira somente se a loja entregasse o segundo par sem a obrigatoriedade de comprar a segunda armação. Se eu ganhei um par de lentes, eu decido onde vou comprar a armação. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação caracterizando VENDA CASADA. O regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra, atendimento viola gravemente o CDC e o decreto N 5.903, DECRETO N 5.903 II - clareza, a informação que pode ser entendida de imediato e com facilidade pelo consumidor, sem abreviaturas que dificultem a sua compreensão, e sem a necessidade de qualquer interpretação ou cálculo; III - precisão, a informação que seja exata, definida e que esteja física ou visualmente ligada ao produto a que se refere, sem nenhum embaraço físico ou visual interposto; IV - ostensividade, a informação que seja de fácil percepção, dispensando qualquer esforço na sua assimilação; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falso, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 3. Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

25/08/2025

PARTE 2 Zeiss Brasil mandou a seguinte mensagem no meu WhatsApp "Gostaríamos de esclarecer que a promoção lentes em dobro se refere exclusivamente ao par de lentes e não esta vinculado a compra de armações" / "Nós produzimos as lentes e as entregamos aos lojistas com a indicação do preço a ser ofertado. No entanto, não temos controle sobre a política de preços e promoções que cada ótica decide aplicar". Atendimento do agente Yuri da equipe de experiência com o consumidor Zeiss foi mal educado e antiprofissional, o agente iniciou a conversa, abandonou a conversa e fechou o atendimento na minha cara. Zeiss Brasil (fornecedor) lança uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça porém, no ponto de venda, o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação e não dão a opção do consumidor escolher receber o segundo par de lentes e decidir aonde vai comprar a armação caracterizando VENDA CASADA. Zeiss Brasil (fornecedor) deve honrar a oferta veiculada, seja ela sobre preço, condições, brindes ou qualquer outro benefício prometido na promoção. Zeiss Brasil (fornecedor) não tem apenas o dever de lançar a promoção, mas também de garantir que ela seja cumprida fielmente. Cabe ao fornecedor fiscalizar se o ponto de venda esta ou não praticando venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Zeiss Brasil enviou uma segunda resposta "Identificamos que foi realizado atendimento no dia de ontem, 20/08; onde através da nota fiscal que voce nos encaminhou, foi constatado que houve cobrança apenas de 1 par (duas lentes). Reforçamos, também, que nao é obrigatória a compra da armação na mesma loja que comprará as lentes." Resposta da Zeiss não procede. Eu não apresentei a nota fiscal. Eu não tenho a nota fiscal porque a nota fiscal é entregue somente no dia da retirada. Estou indignado com a frieza e apatia do fornecedor ao tratar de uma reclamação sobre venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Fornecedor encerrou o atendimento e não mostra mais disposição para me atender. Na reclamação ficou claro que o problema não é apenas se foi ou não cobrado pelos dois pares de lentes. Tem outras questões como Regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" que não foi apresentado e nem explicado no momento da compra. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. No concorrente, tem a possibilidade de comprar apenas 1 par de lentes Zeiss Silver por 329,00. Diante do atendimento desprezível, frio e apatico do fornecedor, reforça que a vendedora escolheu a marca Zeiss julgando o que seria o melhor para ela e não o melhor para mim.

r. d.

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26/08/2025

PARTE 1 NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL - VENDA CASADA "lentes em dobro" Vendedora falou de uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Porém, para mim aproveitar esta suposta promoção "lentes em dobro", eu teria que comprar duas armações caracterizando VENDA CASADA. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. Vejo isso como enganação porque o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação. Vendedora indicou as Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 699,00 com um suposto desconto saiu por 659,00 com 1 ano de garantia, na suposta promoção "lentes em dobro". Escolhi duas armações somente para aproveitar a suposta promoção "lentes em dobro" caracterizando venda casada. Vendedora péssima, explica como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa. Ela escolheu as lentes ZEISS Silver julgando o que seria o melhor para ela porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. Acredito que essa tática de explicar como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa é proposital afim de criar confusão para o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, igual ocorreu na minha compra. Sai da Diniz explodindo de dor de cabeça e com sensação que fui enganado. Após chegar em casa, fui pesquisar as armações do pedido, descobri que os preços estavam inflados. Na Diniz, a primeira Armação foi vendida de 729,00, com um suposto desconto saiu por 688,10 sendo que em outros lugares, o mesmo modelo esta por 569,90. A segunda armação, saiu de 479,00, com um suposto desconto saiu por 452,00 sendo que encontrei em outros lugares, o mesmo modelo por 330,00. Para completar minha total insatisfação com a Diniz e não ficar dúvidas como fui enganado nesta loja, fui na ótica concorrente, sem eu falar que já tinha comprado na Diniz, descobri que a mesma lente do pedido da Diniz, Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 esta por 329,00. É isso mesmo, Zeiss Silver por 329,00 sem essa enganação de "lentes em dobro". Se eu comprasse dois pares de lentes sairia por 659,00 o mesmo preço cobrado na Diniz. No concorrente, eu posso comprar apenas um par de lentes ZEISS Silver por 329,00. Isso mostra que "lentes em dobro" é pura enganação que tem como objetivo fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. No concorrente, a outra versão da Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Platinum Uv 1.50 que possui 2 anos de garantia esta por 384,00. Não tem cabimento a vendedora escolher a ZEISS Silver sendo que a ZEISS Platinum tem garantia maior e com diferença de preço pequena. Isso mostra que a vendedora escolheu as lentes julgando o que seria o melhor para ela / ou para o caixa da loja porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. NÃO EXISTE "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Foi emitido duas OS, em cada OS mostra o valor unitário de cada par 349,50. Essa suposta promoção "lentes em dobro" é apenas para fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça, seria uma promoção verdadeira somente se a loja entregasse o segundo par sem a obrigatoriedade de comprar a segunda armação. Se eu ganhei um par de lentes, eu decido onde vou comprar a armação. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação caracterizando VENDA CASADA. O regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra, atendimento viola gravemente o CDC e o decreto N 5.903, DECRETO N 5.903 II - clareza, a informação que pode ser entendida de imediato e com facilidade pelo consumidor, sem abreviaturas que dificultem a sua compreensão, e sem a necessidade de qualquer interpretação ou cálculo; III - precisão, a informação que seja exata, definida e que esteja física ou visualmente ligada ao produto a que se refere, sem nenhum embaraço físico ou visual interposto; IV - ostensividade, a informação que seja de fácil percepção, dispensando qualquer esforço na sua assimilação; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falso, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 3. Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

26/08/2025

PARTE 2 Zeiss Brasil mandou a seguinte mensagem no meu WhatsApp "Gostaríamos de esclarecer que a promoção lentes em dobro se refere exclusivamente ao par de lentes e não esta vinculado a compra de armações" / "Nós produzimos as lentes e as entregamos aos lojistas com a indicação do preço a ser ofertado. No entanto, não temos controle sobre a política de preços e promoções que cada ótica decide aplicar". Atendimento do agente Yuri da equipe de experiência com o consumidor Zeiss foi mal educado e antiprofissional, o agente iniciou a conversa, abandonou a conversa e fechou o atendimento na minha cara. Zeiss Brasil (fornecedor) lança uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça porém, no ponto de venda, o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação e não dão a opção do consumidor escolher receber o segundo par de lentes e decidir aonde vai comprar a armação caracterizando VENDA CASADA. Zeiss Brasil (fornecedor) deve honrar a oferta veiculada, seja ela sobre preço, condições, brindes ou qualquer outro benefício prometido na promoção. Zeiss Brasil (fornecedor) não tem apenas o dever de lançar a promoção, mas também de garantir que ela seja cumprida fielmente. Cabe ao fornecedor fiscalizar se o ponto de venda esta ou não praticando venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Zeiss Brasil enviou uma segunda resposta "Identificamos que foi realizado atendimento no dia de ontem, 20/08; onde através da nota fiscal que voce nos encaminhou, foi constatado que houve cobrança apenas de 1 par (duas lentes). Reforçamos, também, que nao é obrigatória a compra da armação na mesma loja que comprará as lentes." Resposta da Zeiss não procede. Eu não apresentei a nota fiscal. Eu não tenho a nota fiscal porque a nota fiscal é entregue somente no dia da retirada. Estou indignado com a frieza e apatia do fornecedor ao tratar de uma reclamação sobre venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Fornecedor encerrou o atendimento e não mostra mais disposição para me atender. Na reclamação ficou claro que o problema não é apenas se foi ou não cobrado pelos dois pares de lentes. Tem outras questões como Regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" que não foi apresentado e nem explicado no momento da compra. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. No concorrente, tem a possibilidade de comprar apenas 1 par de lentes Zeiss Silver por 329,00. Diante do atendimento desprezível, frio e apatico do fornecedor, reforça que a vendedora escolheu a marca Zeiss julgando o que seria o melhor para ela e não o melhor para mim.

r. d.

Para: CARL ZEISS VISION

27/08/2025

Vendedora falou de uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Porém, para mim aproveitar esta suposta promoção "lentes em dobro", eu teria que comprar duas armações caracterizando VENDA CASADA. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação. Vejo isso como enganação porque o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação. Vendedora indicou as Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 por 699,00 com um suposto desconto saiu por 659,00 com 1 ano de garantia, na suposta promoção "lentes em dobro". Escolhi duas armações somente para aproveitar a suposta promoção "lentes em dobro" caracterizando venda casada. Vendedora péssima, explica como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa. Ela escolheu as lentes ZEISS Silver julgando o que seria o melhor para ela porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. Acredito que essa tática de explicar como se tivesse falando para um profissional da área sem se preocupar se realmente o consumidor esta entendendo alguma coisa é proposital afim de criar confusão para o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, igual ocorreu na minha compra. Sai da Diniz explodindo de dor de cabeça e com sensação que fui enganado. Após chegar em casa, fui pesquisar as armações do pedido, descobri que os preços estavam inflados. Na Diniz, a primeira Armação foi vendida de 729,00, com um suposto desconto saiu por 688,10 sendo que em outros lugares, o mesmo modelo esta por 569,90. A segunda armação, saiu de 479,00, com um suposto desconto saiu por 452,00 sendo que encontrei em outros lugares, o mesmo modelo por 330,00. Para completar minha total insatisfação com a Diniz e não ficar dúvidas como fui enganado nesta loja, fui na ótica concorrente, sem eu falar que já tinha comprado na Diniz, descobri que a mesma lente do pedido da Diniz, Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Silver Uv 1.50 esta por 329,00. É isso mesmo, Zeiss Silver por 329,00 sem essa enganação de "lentes em dobro". Se eu comprasse dois pares de lentes sairia por 659,00 o mesmo preço cobrado na Diniz. No concorrente, eu posso comprar apenas um par de lentes ZEISS Silver por 329,00. Isso mostra que "lentes em dobro" é pura enganação que tem como objetivo fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. No concorrente, a outra versão da Lentes ZEISS ClearView BlueGuard DuraVision Platinum Uv 1.50 que possui 2 anos de garantia esta por 384,00. Não tem cabimento a vendedora escolher a ZEISS Silver sendo que a ZEISS Platinum tem garantia maior e com diferença de preço pequena. Isso mostra que a vendedora escolheu as lentes julgando o que seria o melhor para ela / ou para o caixa da loja porém, o que é melhor para ela não é o melhor pra mim. NÃO EXISTE "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça. Foi emitido duas OS, em cada OS mostra o valor unitário de cada par 349,50. Essa suposta promoção "lentes em dobro" é apenas para fazer o consumidor adquirir produtos em dobro sem necessidade, com preços inflados. "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça, seria uma promoção verdadeira somente se a loja entregasse o segundo par sem a obrigatoriedade de comprar a segunda armação. Se eu ganhei um par de lentes, eu decido onde vou comprar a armação. Não foi dado a opção de escolher em receber o segundo par de lentes sem comprar a segunda armação caracterizando VENDA CASADA. O regulamento da suposta promoção "lentes em dobro" não foi apresentado e nem explicado no momento da compra, atendimento viola gravemente o CDC e o decreto N 5.903. Zeiss Brasil mandou a seguinte mensagem no meu WhatsApp "Gostaríamos de esclarecer que a promoção lentes em dobro se refere exclusivamente ao par de lentes e não esta vinculado a compra de armações" / "Nós produzimos as lentes e as entregamos aos lojistas com a indicação do preço a ser ofertado. No entanto, não temos controle sobre a política de preços e promoções que cada ótica decide aplicar". Atendimento do agente Yuri da equipe de experiência com o consumidor Zeiss foi mal educado e antiprofissional, o agente iniciou a conversa, abandonou a conversa e fechou o atendimento na minha cara. Zeiss Brasil (fornecedor) lança uma suposta promoção "lentes em dobro" compre um par de lentes ZEISS e ganhe o segundo par de graça porém, no ponto de venda, o segundo par de lentes esta atrelado a venda de uma segunda armação e não dão a opção do consumidor escolher receber o segundo par de lentes e decidir aonde vai comprar a armação caracterizando VENDA CASADA. Zeiss Brasil (fornecedor) deve honrar a oferta veiculada, seja ela sobre preço, condições, brindes ou qualquer outro benefício prometido na promoção. Zeiss Brasil (fornecedor) não tem apenas o dever de lançar a promoção, mas também de garantir que ela seja cumprida fielmente. Cabe ao fornecedor fiscalizar se o ponto de venda esta ou não praticando venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Zeiss Brasil enviou uma segunda resposta "Identificamos que foi realizado atendimento no dia de ontem, 20/08; onde através da nota fiscal que voce nos encaminhou, foi constatado que houve cobrança apenas de 1 par (duas lentes). Reforçamos, também, que nao é obrigatória a compra da armação na mesma loja que comprará as lentes." Resposta da Zeiss não procede. Eu não apresentei a nota fiscal. Eu não tenho a nota fiscal porque a nota fiscal é entregue somente no dia da retirada. Estou indignado com a frieza e apatia do fornecedor ao tratar de uma reclamação sobre venda casada em cima da suposta promoção "lentes em dobro". Fornecedor encerrou o atendimento e não mostra mais disposição para me atender. Na reclamação ficou claro que o problema não é apenas se foi ou não cobrado pelos dois pare